Opinião

Violência endêmica em São Luís

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25

A violência tem assustado São Luís e não é exagero afirmar que é um fenômeno endêmico na capital e municípios limítrofes. A sensação de insegurança e medo impera nas ruas e desmente a propaganda oficial, que tenta passar a impressão de que a bandidagem está sob controle. Assassinatos, assaltos, tráfico de drogas e tantos outros atos violentos compõem um cenário a cada dia mais assustador. E o que é pior: não há qualquer perspectiva de mudança, tamanha a audácia dos criminosos, associada à falta de ações efetivas de repressão.

O cidadão que vive de acordo com a lei está permanentemente na mira da violência. Seja na rua, seja em casa, há sempre o risco de um ataque, a qualquer hora do dia ou da noite. Quem chega ou sai de casa, seja de onde vem, seja para onde vai, deve redobrar a atenção, pois, muitas vezes, há assaltantes à espreita, prontos para dar o bote, em caso de descuido. Em alguns bairros, esse é o momento mais crítico do dia para as famílias e muitas se cercam de todos os cuidados possíveis para evitar o pior. Ainda assim, esse tipo de ocorrência multiplica-se de forma aterrorizante.

Ninguém está a salvo da onda de violência que assola a região metropolitana de São Luís, posicionada, atualmente, como uma das áreas mais inseguras do país, segundo levantamentos oficiais. A barbárie é tamanha que nem mesmo policiais estão livres de ser vítimas de criminosos, que se mostram ousados ao extremo e a cada dias mais especializados. Já houve profissionais de segurança pública que tiveram suas armas roubadas ou furtadas. Outros tiveram fim trágico em confrontos com bandidos ou tombaram traiçoeiramente.

Atualmente, São Luís registra sucessivos casos de invasões a residências por quadrilhas de assaltantes, que mantêm moradores reféns, sob a mira de armas de fogo, enquanto roubam tudo o que podem. Só de pensar em viver uma experiência traumática, pais e mães de família entram em pânico. Por falta de uma estratégia policial capaz de coibir essas ocorrências e devido ao fator surpresa, sempre favorável ao crime, bandidos cada vez mais recorrem a esse modus operandi.

Dia após dia, as estatísticas apontam para a escalada e a diversificação da violência. Sobressaltados, os cidadãos se cercam de cuidados em meio à rotina atribulada de trabalho, estudos e outras obrigações. Se já convivem, diariamente, com problemas de infraestrutura, saúde pública precária e educação de baixa qualidade, dentre outras mazelas, as pessoas têm a violência como mais um fardo a carregar, um mal que ameaça, de forma cada vez mais real, o seu bem mais precioso: a vida.

Enquanto o sangue de inocentes é derramado por assassinos e muitos cidadãos veem seu patrimônio se perder nas mãos de ladrões, as políticas de segurança pública de mostram muito aquém do que a sociedade precisa. Muito presentes nesse ambiente nefasto, o tráfico de drogas e a corrupção policial estão a cada dia mais associados, para desespero de quem clama por paz.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.