Música

Rock maranhense em Recife

Banda Jack Devil será a única representante maranhense no festival Abril Pro Rock, que acontecerá de 12 a 20 deste mês, na capital pernambucana

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
A banda Jackdevil se apresenta em Recife
A banda Jackdevil se apresenta em Recife (Banda Jack Devil )

São Luís - A edição de número 27 do Abril Pro Rock, de 12 a 20 deste mês, em Recife (PE), terá uma presença maranhense marcante. Trata-se da banda de thrash metal Jackdevil, que está com passagens marcadas para um dos principais festivais do gênero realizados no Brasil. O grupo se apresentará no primeiro dia, ao lado de bandas como Malefactor e Amorphis.

Formada por André Nadler (vocal e guitarra), Ric Mukura (guitarra), Renato Speedwolf (contrabaixo) e Filipe Stress (bateria), a banda Jackdevil é originária do bairro Cohatrac e já se apresentou na Europa. Segundo o guitarrista André Nadler, será a primeira apresentação dos artistas na capital pernambucana e eles estão ansiosos.

“Recife é uma das poucas capitais que ainda não visitamos ao longo da nossa carreira. É, sem dúvida, um festival que todo músico brasileiro do nosso segmento almeja tocar e ser a primeira banda maranhense a participar é um privilégio. O nosso repertório será completamente autoral, dando destaque para as músicas que possuem clipe. O setlist vai conter faixas dos nossos quatro álbuns e também tocaremos ‘Metal Madness’, single lançado no final do ano passado”, disse André Nadler.

O Abril Pro Rock, é referência nacional ao mostrar bandas e artistas renomados na cena independente, tanto nacional quanto internacional, revelando novos nomes e apoiando os grupos locais. Este ano, o festival acontece no Baile Perfumado, Zona Oeste do Recife, abrindo espaço para diversas promessas do rock nacional.

Os maranhenses estão finalizando um novo álbum, ainda sem título. O projeto está em pós-produção, com lançamento previsto para o segundo semestre deste ano. “Nós já lançamos o single ‘Metal Madness’, disponível pelo Spotify, e o álbum novo tem previsão de lançamento para o segundo semestre deste ano”, anunciou o vocalista André Nadler.

A banda contabiliza nove anos de carreira. Os primeiros passos foram dados em 2012, com o álbum independente “Under The Satan Command”, que projetou os maranhenses a nível nacional, ganhando inclusive reconhecimento da crítica especializada e levando o prêmio “Revelação Nacional” no Whiplash. Nos anos seguintes, os maranhenses lançaram o EP “Fasther Than Evil” (2013) e o álbum “Unholy Sacrifice” (2014), que inclusive, é inspirado no mestre do terror, o autor Stephen King. Em 2015, o álbum “Evil Strikes Again” levou a banda ao reconhecimento internacional, resultando na primeira turnê fora do país, em países da América Latina e dois anos depois, a turnê europeia, passando por países como França, Bélgica, Holanda, Alemanha e Polônia.

Segundo Nadler, os músics sempre tiveram apoio de pessoas do bairro de onde vieram, porém quando se fala sobre o Maranhão por completo, a falta de informação faz com que os próprios maranhenses amantes do rock, desconheçam a existência de bandas como a deles.

“Jackdevil foi fundado no Cohatrac, um dos bairros com uma cena artística maravilhosa, e sempre tivemos o apoio das pessoas da nossa comunidade. No entanto, quando abrimos as portas e falamos do Maranhão como um todo, acho que esbarramos com a desunião da cena musical dentro de alguns segmentos, com a falta de vontade de parte do público em apoiar o que surge por aqui e a falta de informação de pessoas que que consomem música e não sabem que há bandas de São Luís que já fizeram turnês fora do Brasil e com discos vendidos em todo o mundo. Isso dificulta um pouco o desenvolvimento do trabalho”, finalizou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.