Opinião | Denúncia

Dados de milhões de brasileiros usuários do SUS vazam na internet

Ministério da Saúde informou que está analisando denúncia e promete um comunicado ainda nesta quinta-feira (11)
O Estado MA11/04/2019 às 16h02
Dados de milhões de brasileiros usuários do SUS vazam na internetSuspeita de vazamento de dados foi noticiada nesta quinta (11) (Reprodução)

Informações de 2,4 milhões de pessoas usuárias do SUS (Sistema Único de Saúde) vazaram na internet nesta quinta-feira (11). O ministério informou que está analisando o caso e promete um comunicado ainda nesta quinta-feira (11) sobre o assunto.

A denúncia foi encaminhada para a Polícia Federal para investigação criminal. "Cabe ressaltar que o Departamento de Informática do SUS (DATASUS) reforçou as ações de segurança para assegurar a proteção dos dados dos usuários", disse comunicado preliminar do ministério.

Os dados que vazaram foram informações como como nome completo, nomes da mãe, endereços, números de CPF e datas de nascimento foram expostas.

A falha que permitiu o vazamento, de acordo com o UOL Tecnologia, estava na integração do sistema do SUS com outros aplicativos. Essa integração é feita por meio das chamadas APIs (Interface de Programação de Aplicativos).

O Ministério da Saúde teria sido informado no dia 29 de março sobre a falha de segurança, mas nada foi feito.

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© 2019 - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte