Denúncia

Dados de milhões de brasileiros usuários do SUS vazam na internet

Ministério da Saúde informou que está analisando denúncia e promete um comunicado ainda nesta quinta-feira (11)

O Estado MA

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Suspeita de vazamento de dados foi noticiada nesta quinta (11)
Suspeita de vazamento de dados foi noticiada nesta quinta (11) (SUS)

Informações de 2,4 milhões de pessoas usuárias do SUS (Sistema Único de Saúde) vazaram na internet nesta quinta-feira (11). O ministério informou que está analisando o caso e promete um comunicado ainda nesta quinta-feira (11) sobre o assunto.

A denúncia foi encaminhada para a Polícia Federal para investigação criminal. "Cabe ressaltar que o Departamento de Informática do SUS (DATASUS) reforçou as ações de segurança para assegurar a proteção dos dados dos usuários", disse comunicado preliminar do ministério.

Os dados que vazaram foram informações como como nome completo, nomes da mãe, endereços, números de CPF e datas de nascimento foram expostas.

A falha que permitiu o vazamento, de acordo com o UOL Tecnologia, estava na integração do sistema do SUS com outros aplicativos. Essa integração é feita por meio das chamadas APIs (Interface de Programação de Aplicativos).

O Ministério da Saúde teria sido informado no dia 29 de março sobre a falha de segurança, mas nada foi feito.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.