Geral | Feito inédito

Conheça a responsável pela primeira imagem real de um buraco negro

Katie Bouman, 29 anos, foi a responsável por liderar a equipe de desenvolvimento de um programa de computador que permitiu registar a imagem de um halo de gás e poeira
O Estado MA11/04/2019 às 11h01
Cientista Katie Boumans, 29 anos. Foto: Reprodução / Facebook.

MUNDO - A jovem cientista Katie Bouman, 29 anos, foi a responsável por liderar a equipe de desenvolvimento de um programa de computador que permitiu registar a imagem de um halo de gás e poeira (buraco negro), a mais de 500 milhões de triliões de distância.

A descoberta de Katie Boumans e sua equipe, considerada por muitos cientistas impossível, ajudou a comprovar uma teoria elaborada por Albert Einstein há mais de 100 anos. O projeto começou há três anos quando a cientista deu início ao trabalho no algoritmo, isso ainda quando era estudande de mestrado do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos EUA.

Para realizar esse feito mundial, Katie contou com a ajuda do Laboratório de Ciência Computacional e Inteligência artificial do MIT, o Centro de Astrofísica do Centro Harvard-Smithsonian, e, ainda, do Observatório Astronómico do Instituto de Tecnologia de Massachusetts.

Mesmo com visível alegria, Katie Boumans disse que não acreditava no feito inédito. "Assisti em descrença ao processo de reconstrução da primeira imagem de um buraco negro", escreveu a cientista em uma postagem no Facebook.

Buraco negro. Foto: Divulgação.

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© 2019 - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte