COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
OS ADVOGADOS Gustavo e Gabriel Amorim prestigiaram a solenidade de posse do Juiz Wilson Alves de Souza (no centro com a esposa Josefa) no cargo de Desembargador Federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), em cerimônia realizada no dia 5, em Brasília. Wilson Alves que é baiano de Riachão do Jacuípe e atuou por 29 anos como Juiz Federal, era grande amigo do saudoso Desembargador Federal e Conselheiro do CNJ Leomar Amorim, pai dos dois advogados
OS ADVOGADOS Gustavo e Gabriel Amorim prestigiaram a solenidade de posse do Juiz Wilson Alves de Souza (no centro com a esposa Josefa) no cargo de Desembargador Federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), em cerimônia realizada no dia 5, em Brasília. Wilson Alves que é baiano de Riachão do Jacuípe e atuou por 29 anos como Juiz Federal, era grande amigo do saudoso Desembargador Federal e Conselheiro do CNJ Leomar Amorim, pai dos dois advogados
PARA Syene Machado, ontem foi um dia muito especial, e de tietagem, nos estúdios da Record e Record News. Ela assistiu, ao vivo, o Programa Hora do Faro, e registrou o encontro com Rodrigo Faro. Syene diz que foi uma maravilhosa experiência e de grande importância e enriquecimento para o seu trabalho como apresentadora
PARA Syene Machado, ontem foi um dia muito especial, e de tietagem, nos estúdios da Record e Record News. Ela assistiu, ao vivo, o Programa Hora do Faro, e registrou o encontro com Rodrigo Faro. Syene diz que foi uma maravilhosa experiência e de grande importância e enriquecimento para o seu trabalho como apresentadora

Mitos em debate
Nesta quinta-feira, em Lisboa, o famoso médico António Vaz Carneiro, diretor do Centro de Estudos de Medicina Baseada na Evidência, vai lançar um livro em que afirma que não faz sentido fazer check-ups anuais.
Ele defende que as pessoas gostam de acreditar em coisas mágicas. E explica: é muito mais interessante acreditar que um copo de água de homeopatia nos vai curar um câncer ou que a trovoada é a cólera de Deus do que acreditar que a homeopatia não tem nada e que a trovoada é um fenômeno eléctrico. As pessoas adoram coisas mágicas, adoram acreditar que há uma razão escondida, não captada pela ciência, que explica todos os fenômenos.
Ou seja; querem ter uma explicação para tudo. E dá um exemplo: diz-se que as correntes de ar constipam, mas o que provoca constipações
são os vírus.

O Carteiro e o Poeta
Vinte anos depois da inesquecível primeira vez, revejo agora um dos filmes da minha vida, “O Carteiro e o Poeta”.
Baseado no livro de Antonio Skármeta, este longa-metragem conta a história da amizade entre o poeta chileno Pablo Neruda, exilado numa pequena ilha italiana, e o seu carteiro - um homem simples e quase analfabeto que pretende conquistar o coração da bela Beatrice com poesia.
Enquanto o carteiro (Massimo Troisi) aprende que para escrever poemas basta deambular pela praia, onde as metáforas lhe ocorrem naturalmente, Neruda (Philippe Noiret) descobre a grandeza dos homens, que apesar de simples dão a vida pela revolução.
O próprio filme é um longo poema, ao som das ondas grandes e pequenas, do vento que sopra e das redes tristes dos pescadores. E me levou a uma bela viagem pelo mundo do amor, sentimento capaz de guiar perfeitamente todos os outros!
Com certeza, há reencontros que nos emocionam. Neruda é sempre um caminho fácil para a emoção.

Senac e Ouvidoria
O Senac no Maranhão iniciou na última segunda-feira, a implantação de sua Ouvidoria. Por meio do setor, importante ferramenta de gestão, será possível assegurar ao cidadão usuário, o exame de suas reivindicações; buscar a melhoria da qualidade no serviço prestado pelo Senac no estado; permitir a participação do cliente interno e externo e garantir o direito à informação no que diz respeito aos serviços ofertados pela Instituição.
O setor tem como atribuições o recebimento, registro, exame e tratamento adequado a reclamações, elogios e sugestões referentes a procedimentos e ações
do Senac no Maranhão.
Sempre pronta para ouvir, e buscar estabelecer uma parceria em prol da qualidade e eficiência administrativa, a assessora Maria Leuda de Oliveira Lima, assume a Ouvidoria.

Na gangorra
O cenário de Brasília, nestes últimos dias, em três atos:
1º) “Sou um animal de combate, mas em Economia”, declara o ministro Paulo Guedes, ao rejeitar a tarefa de articulador político da reforma da Previdência.
2º) O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, diz que continua a participar ativamente da aprovação da reforma, mas sem condições de ser um articulador político do governo em relação ao tema.
3º) Parlamentares aguardam a abertura de um balcão de negócios na frente do Palácio do Planalto. Seria uma espécie de porta da esperança para desejos até agora não realizados. Como resposta, terão pesadelos.

Visita técnica
Na última quarta-feira, alunos do curso de graduação em Logística da Faculdade de Negócios Faene fizeram uma visita técnica ao Porto do Itaqui. Eles foram ao complexo portuário na companhia dos professores Ricardo André Carreira e Rônia Silva.
A iniciativa integra a programação de visitas técnicas, que acontece o ano todo, voltada para os discentes da instituição. Os alunos puderam compreender, in loco, o
funcionamento geral do porto, bem como ficaram por dentro de detalhes sobre atracação, descarregamento e movimentação de navios.
Durante a visita, o grupo recebeu explicações sobre investimentos e perspectivas de crescimento do Terminal de Grãos (Tegram), para cerca de 10 milhões de toneladas/ano, já em 2020.

Aleluia terá novidades
Considerada uma fábrica top de cachaça tipo exportação, a Mangueira, do Piauí, já confirmou presença no Bar Temático do bailinho “Aleluia, Aleluia”, dia 20, a partir das 17h, na Oak Wine. A cachaçaria também está lançando uma vodca muito elogiada. O certo é que vem uma equipe de Teresina ajudar na produção do bar, fazendo drinques irresistíveis. Enquanto isso, Teresa Martins deu continuidade ontem à entrega das belíssimas camisetas-convites, de uso obrigatório para acesso à festa.

TRIVIAL VARIADO
A passagem turbulenta e fugaz de Ricardo Vélez Rodríguez pelo Ministério da Educação só não foi mais curta que a de Cid Gomes no comando da pasta. O irmão de Ciro Gomes ficou apenas 76 dias no cargo. O filósofo apadrinhado por Olavo de Carvalho, 98.

A propósito: o Ministério da Educação precisa de um projeto para melhorar os indicadores de aprendizagem. Isso só ocorrerá se o novo ministro tiver foco e montar
uma equipe que entenda do assunto.

A cantora lírica maranhense Flávia Correia, radicada atualmente em Nova York, já mandou avisar os amigos: quinta-feira desembarca em São Luís para passar férias com
a família e os amigos.

Luisla e Augusto Bottino vão abrir seu big apartamento na Ponta do Farol, dia 12, às 20h, para comemorar o sucesso do projeto dos arquitetos Richard Lima Rodrigo Martins na edição especial da Casa Vogue 2019.

Sempre com atraso, a Comissão de Meio Ambiente do Senado vai analisar, hoje, projeto que amplia as condições de segurança e proteção para atividades de exploração mineral.
É sempre assim: formam comissões, analisam e debatem depois de tragédias, como as de Minas Gerais, que deixaram 312 mortos. O rompimento das barragens era previsto por técnicos.

Alta rotação na arrancada, como 2012 e 2016: Celso Russomano, do PRB, larga agora em 1º lugar na pesquisa entre candidatos à Prefeitura de São Paulo. Depois, o balão esvazia.

Se a reforma da Previdência fosse realmente “contra os mais pobres”, sua aprovação não seria muito difícil, pois os mais pobres não têm lobby em Brasília. A reforma é
difícil exatamente porque mexe com quem tem poder de pressão e sabe usá-lo, no Congresso.

Para descontrair nesta quarta-feira: o professor pergunta ao aluno se arroz é com S ou com Z? E o aluno responde: – Aqui na escola eu não sei, mas lá em casa é com feijão.

Preocupado com o estado de saúde de sua irmã Eucélia, o jornalista Antonio Carlos Lima, que mora em Brasília, desembarcou ontem em São Luís especialmente para visitá-la.

DE RELANCE

Nos Estados Unidos
O casal Humberto e Jacqueline Oliveira (ABA Lagoa) está circulando por várias cidades dos Estados Unidos. Já passou por Miami e Orlando e ainda irá desembarcar em Washington, Atlanta, Filadélfia e Nova York. Na Big Aplle, Humberto Oliveira, que é docente do curso de Direito da Universidade Federal do Maranhão, apresentará e debaterá um artigo científico na Academia de Ciência Política, da qual é membro. Com o tema “Intervenção armada com fins humanitários na Líbia: uma análise da legitimidade e afetividade do emprego da força em nome da proteção dos direitos humanos”, o trabalho será apresentado no próximo sábado.

Nos Estados Unidos 2
Voltado para a área do Direito Internacional e os princípios regedores da ordem internacional, o desenvolvimento do trabalho ocorreu com o caso específico da intervenção na Líbia, ocorrida em 2011, e a correspondência entre os fins a que se devem destinar as intervenções humanitárias e os resultados práticos, além da forma como elas ocorrem. O docente sintetizou a monografia da aluna Ana Beatriz Fonseca. Assim como ele, o professor Pedro Michel Serejo também defenderá um artigo na Academia de Ciência Política de Nova York: um trabalho do aluno Gabriel Carvalho, egresso da UFMA, sobre Direito Cibernético.

Sobre varejo
Representantes de instituições e empresas ligadas ao setor varejista participaram de um encontro ontem na Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão. O objetivo era debater a criação de políticas públicas de incentivo desse tipo de mercado. O deputado Adriano Sarney, presidente da Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa, e os deputados Zito Rolim e Rildo Amaral participaram do evento.

Corrente elétrica e memória
Um grupo de pesquisadores conseguiu reverter o declínio da memória relacionado com a idade através de uma estimulação das áreas temporais e pré-frontais do cérebro num ritmo específico, segundo um estudo publicado esta semana na revista Nature Neuroscience. No artigo, os cientistas referem que uma leve corrente eléctrica foi capaz de levar os participantes com mais de 60 anos a executar tarefas que envolviam o recurso à chamada memória de trabalho, com o mesmo nível de desempenho obtido por jovens entre os 20 e 29 anos. Chamam-lhe memória de trabalho ou a curto prazo e muitas vezes é comparada à bancada de trabalho ou ao primeiro rascunho da mente.

Corrente elétrica e memória 2
No fundo, é onde a informação entra e fica temporariamente armazenada para a usarmos a curto prazo. Para fazermos uma rápida conta de matemática, por exemplo, ou para nos lembrarmos de tomar um medicamento ou da lista de compras do supermercado. Trata-se de uma tarefa alojada em regiões cerebrais específicas que já foram identificadas em estudos anteriores, mais precisamente, o neocórtex, as áreas temporais e pré-frontais. São as zonas que
servem de marca em termos evolutivos, são as mais avançadas e, por isso, aquelas que nos fazem humanos e nos isolaram no reino animal.

De volta à Ilha
No próximo dia 20 de abril, São Luís receberá a turnê “Bell Marques – Só as Antigas”, com Bell Marques, Dilsinho e É o Tchan do Brasil, na área interna do Multicenter Sebrae. O evento relembrará os grandes clássicos da axé music, na voz de um dos maiores cantores do gênero. Bell contabiliza quase quarenta anos de carreira e tem uma história recheada de respeito com um público fiel que o acompanha dia e noite por onde passa, seja em Salvador, ou em outra cidade. São Luís, inclusive, tem uma grande importância na carreira do cantor, pois aqui, ainda com a banda Chiclete com Banana, ele levou multidões à Avenida Litorânea, durante as edições do Marafolia.

Balada no ônibus
Depois de inúmeros projetos ousados em 2018, a banda Mix in Brazil promete surpreender com a “Balada Bus”, inspirada nas famosas festas de Las Vegas, nos Estados Unidos. A banda vai realizar um show dentro de um ônibus em movimento neste domingo, com largada do Espigão Costeiro da Ponta d’Areia, às 16h. Na linha de frente, estará a cantora Mairla Oliveira.

Para escrever na pedra:
“Fina é a ostra, que quando é incomodada pelo grão de areia reage produzindo pérolas”. De Rosana Hermann.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.