Música

Acordes míticos e mundanos

Álbum “Mal dos Trópicos”, de Thiago Pethit, traz vídeo que explora a linguagem dos drones e faz referência ao barroco

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Trecho do clipe "Orfeu"
Trecho do clipe "Orfeu" (Orfeu)

São Luís - O centro de São Paulo é o cenário escolhido por Thiago Pethit para recriar o mito grego romântico cantado em Orfeu, quarta faixa do álbum “Mal dos Trópicos”, lançado no último dia 15. Quase como uma ilustração da letra, o clipe, dirigido por Camila Cornelsen, encontra eixos mundanos e míticos no centro da capital paulista. Além disso, sobreposto às imagens, estão esboços da letra da música, poemas, e desenhos feitos por Pethit.

Guiado por um drone, o espectador encontra-se no lugar de voyeur enquanto explora janelas de apartamento e lajes de prédios, nos quais quadros barrocos e românticos acontecem. “Queríamos transportar esse jogo sugerido pela letra da música, de uma São Paulo superpopulosa, cheia de apartamentos e de um cotidiano maçante. Porém, onde vez ou outra, acontece poesia. O drone é quase um espectador voyeur da cidade e invade a privacidade e as janelas e varandas. Pelo olhar dele assistimos o que poderiam ser o estraçalhamento de Orfeu, o suicídio de Ophelia de Shakespeare, entre outras imagens”, conta Pethit.

Já a diretora do clipe, Camila Cornelsen, que também assina a direção dos áudio vídeos, do disco, e foi diretora de fotografia no clipe de “Moon”, do segundo álbum do artista, “Estrela Decadente” (2012), conta que foi durante a gravação dos áudio vídeos que Pethit comentou que teve a inspiração para o clipe ao ver um material produzido por ela feito com imagens captadas por drones.

“A partir disso, começamos a desenvolver uma ideia alinhando a imagem hi-tech dos drones com a estética das pinturas. Acabou que filmamos tudo em uma diária e meia, convidei o Renato Passareli, um operador de drone amigo meu, para criarmos esses planos que entram e saem dos apartamentos e complementei com imagens que eu mesma havia produzido sobrevoando São Paulo”, afirma Camila.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.