Oportunidade

FAB abre inscrições para 10 vagas de oficiais que terão atuação no CLA

Os selecionados servirão em uma das três organizações militares que integram a Guarnição de Aeronáutica de Alcântara

Daniel Matos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Centro de Lançamento de Alcântara terá reforço em seu quadro de oficiais
Centro de Lançamento de Alcântara terá reforço em seu quadro de oficiais (Alcântara)

SÃO LUÍS - A Aeronáutica abriu ontem (8), inscrições on-line para o Quadro de Oficiais da Reserva de 2ª Classe Convocados (QOCon). No Maranhão, são oferecidas ao todo 10 vagas para os profissionais de nível superior formados em Administração - ADM (1), Engenharia Civil - CIV (1), Engenharia Eletrônica - ELN (1), Engenharia Mecânica - MEC (1), Fisioterapia - FIS I (1), Fonoaudiologia - FON (1), Serviço Social - SSO (1), Endodontia - ENT (1), Farmácia Bioquímica - BIO I (1) e Farmácia Hospitalar - HOS I (1).

Os selecionados serão incorporados como Aspirantes-a-Oficial da Força Aérea Brasileira (FAB) e realizarão, durante 60 dias corridos, um treinamento de adaptação à vida militar e ao oficialato. Posteriormente, servirão em uma das três organizações militares que compõem a Guarnição de Aeronáutica de Alcântara (Guarnae -AK), que consiste no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), Grupamento de Apoio de Alcântara (GAP-AK) e Esquadrão de Saúde de Alcântara (ES-AK).

Podem participar do processo seletivo cidadãos brasileiros de ambos os sexos, com menos de 45 anos de idade, com formação superior e registro no respectivo conselho profissional, quando houver, nas áreas com vagas em oferta, interessados na prestação do Serviço Militar Temporário (até oito anos), dentre outros pré-requisitos contidos nos Avisos de Convocação do Estágio de Adaptação Técnico (EAT)/ Estágio de Instrução Técnico (EIT) e do Estágio de Adaptação e Serviço (EAS)/ Estágio de Instrução e Serviço (EIS), esses dois últimos específicos para as especialidades de Endodontia , Farmácia Bioquímica e Farmácia Hospitalar.

O processo seletivo consiste de inscrição on-line no site http://www.convocacaotemporarios.fab.mil.br/, entrega de documentos com posterior avaliação curricular, concentração inicial, inspeção de saúde com avaliação psicológica, teste físico e concentração final. A inscrição é gratuita e ocorre de 8 de abril a 21 de abril de 2019.

Durante um ano, os incorporados realizarão os respectivos estágios de adaptação divididos em três fases, sendo a 1ª fase em 60 dias corridos destinados ao treinamento militar com instruções sobre regulamentos e legislações atinentes à carreira militar, armamento e prática de tiro, ordem unida (comando e emprego de tropa), bem como a realização de exercícios físicos e participação em exercício de campanha (acampamento). A 2ª fase que ocorre em aproximadamente quatro meses visa adaptar o incorporado à atividade funcional por intermédio do trabalho na respectiva área de atuação na unidade local da FAB designada. Ao término da 2ª fase, os Aspirantes-a-Oficiais são promovidos ao posto de Segundos-Tenentes. Na 3ª fase em seis meses visa-se o aprimoramento profissional dos oficiais incorporados. Durante o tempo de permanência na FAB que pode durar até oito anos mediante prorrogações de serviço anuais, conforme interesse da Administração e do próprio militar, o oficial temporário pode chegar até o posto de Primeiro-Tenente.

Mais

CALENDÁRIO DE EVENTOS

Inscrições on-line gratuita:

- De 8 de abril a 21 de abril de 2019 em http://www.convocacaotemporarios.fab.mil.br/

- Entrega de documentação para análise curricular: 24 de abril a 26 de abril, das 8h às 16h (Escritório de São Luís do Centro de Lançamento de Alcântara situado à Avenida dos Libaneses, 29 - Aeroporto Tirirical)

- Salário inicial: R$ 10.559,43

MAIS INFORMAÇÕES: http://www.fab.mil.br/cla ou (98) 3311-9844/ 9284/ 9286

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.