No cinema

Em busca de um lugar ideal

Curta-metragem maranhense filmado em Mojó aborda a jornada de uma criança que procura um lugar de sonho para viver

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Cena do filme "Guga"
Cena do filme "Guga" (Guga)

SÃO LUÍS- A história de uma criança ingênua e sonhadora, que vive no interior do Maranhão e inicia uma busca por um lugar idílico, é o pano de fundo do curta-metragem “Guga”. A produção, feita de forma totalmente independente, tem roteiro e direção de Marconi Franco.

“Guga” foi filmado este ano e teve como cenário a comunidade Mojó, em Paço do Lumiar. “É uma produção genuinamente maranhense e independente, todos trabalharam de forma voluntária”, destaca Marconi Franco, informando que o trabalho está inscrito no Festival Guarnicê de Cinema e na Mostra Sesc de Cinema.

O curta-metragem partiu do romance “A Procura do Paraíso”, de autoria de Marconi Franco. A obra, de 1990, baseia o roteiro da produção cinematográfica. “O livro não foi publicado e para o filme, resolvi mudar o título, que foi escolhido devido meu apelido desde infância, apenas uma forma carinhosa da minha mãe me chamar”, relata o diretor.

Ele ressalta que, embora a produção leve seu apelido, não se trata de um filme biográfico. “O nome foi escolhido apenas por questão de sonoridade. Não quis deixar o título original para não dar um entendimento de ser um filme voltado para o público evangélico, apesar de abordar a fé”, pontua Marconi Franco.

A história, além de fé, traz à tona ainda questões sociais como desigualdade de renda, violência doméstica, preconceito e situação de pessoas que moram nas ruas. “Tudo isso, visto por uma criança em busca de um suposto lugar ideal para viver”, adianta o cineasta.

Este lugar passa a ser almejado a partir das dificuldades vividas pela família do protagonista, que vê sua única irmã doente e os seus pais desempregados. Assim, ele procura um meio de ajudá-los. Na sua imaginação, o lugar perfeito é baseado em um folheto publicitário de turismo no qual existem pessoas felizes registradas em fotos.

“É assim que ele resolve sair em busca desse lugar que, acredita, acolherá a todos. Nessa jornada, Guga se depara com os desafios da vida e terá um desfecho que vai tocar o coração de quem assistir”, aposta o diretor.

O elenco reúne nomes como Rafael Leite, que dá vida ao personagem Guga; Jamile Ferrah, Renato Brito, Gabriella Cutrim, Ludmilla Cutrim, Elza Gonçalves, Marconi Franco, Renata Levis, Lyan Ferreira, Marcos Correia, José Sousa, Ruan Serra, Warlem Amorim e Cláudio Meireles.

A equipe técnica traz Tatiana Nogueira como produtora executiva; Thayrone Ferreira assina a direção de fotografia; Laryssa Melo, fotógrafa still; Elza Gonçalves na direção de arte, figurino e coprodução; Jon Vanilla, trilha sonora original e desenho de som; Juan Serra e Mauricio Haryson como assistentes de produção; e Jamille Ferrah na maquiagem.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.