Nas estradas

Caminhoneiros participam de ação voltada à saúde na BR-135

Iniciativa do Sest/Senat ofereceu serviços gratuitos a motoristas que trafegavam na BR-135; ação prosseguirá até dia 12, em alusão à Semana Mundial da Saúde

Evandro Júnior / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Caminhoneiros se surpreenderam ao passarem no posto da PRF na BR-135, em São Luís, com ação voltada a saúde
Caminhoneiros se surpreenderam ao passarem no posto da PRF na BR-135, em São Luís, com ação voltada a saúde (caminhoneiros)

O domingo foi dia de cuidar da saúde para os caminhoneiros que trafegavam pela BR-135. Em alusão à Semana Mundial da Saúde, o Sest/Senat promoveu ação voltada para motoristas de caminhão, que foram beneficiados com atendimento gratuito em diversas áreas, como saúde bucal, cuidados com a coluna e nutrição, além de dicas para melhorar a qualidade de vida. A ação aconteceu no posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

A iniciativa prosseguirá até o dia 12 de abril, com as equipes em mais de 70 pontos de concentração de caminhoneiros, como postos de combustíveis, terminais de cargas e centros de distribuição próximos a rodovias de todo o Brasil. O tema da ação foi “Quando eu pego a estrada, quem acelera é o Brasil”. Assim que se aproximavam do posto da PRF, os caminhoneiros eram convidados a desder e participar. Assim fez o paulista Ricardo Santos Puente, que é caminhoneiro há 15 anos.

“Eu estava descarregando em São Luís e agora estou seguindo em direção a outros municípios do Maranhão, antes de deixar o estado. Achei a ação muito pertinente e não é a primeira vez que sou convidado a participar. Pude aferir a minha pressão, receber orientações e medir a glicemia. Graças a Deus, está tudo certo”, disse o caminheiro, que ainda recebeu lanche saudável.

Segundo Sandro Henrique Belo, diretor de unidade do Sest/Senat, o objetivo é atender a, pelo menos, 500 caminhoneiros até o término da ação. “Nós estamos oferecendo ainda atendimento nas áreas de Psicologia e Fisioterapia. Esta semana, nós traremos para cá, também, o nosso programa ‘Despoluir’, para aferirmos a quantidade de poluentes que os veículos estão omitindo”, informou.

O programa “Despoluir” verifica se as emissões de poluentes estão de acordo com as normas ambientais e orienta os motoristas sobre a necessidade da manutenção preventiva. Também estão previstas ações socioeducativas do Programa CNT Sest Senat de Prevenção de Acidentes, com as vans que estão percorrendo o país levando orientações sobre saúde e trânsito seguro aos trabalhadores do transporte.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.