Cidades | Eventos

Mês da Conscientização do Autismo tem programação até dia 26, em Imperatriz

Programação começou no dia 2 (Dia Mundial do Autismo) e se encerra no dia 26
07/04/2019 às 00h00
Mês da Conscientização do Autismo tem programação até dia 26,  em ImperatrizCAPS IJ abriu programação do mês de conscientização do autismo (Divulgação / Katia Carvalho)

IMPERATRIZ - A Prefeitura de Imperatriz iniciou no dia 1º, na sede do Centro de Atenção Psicossocial Infantil-Juvenil, Caps IJ, no bairro Três Poderes, as atividades alusivas ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado no dia 2. A programação segue até o dia 26, para conscientizar sobre a importância do diagnóstico e do tratamento precoce dos sintomas.

“O evento vem para mobilizar e alertar as famílias fiquem atentas aos sinais, para que o tratamento seja realizado ainda nos primeiros anos de vida, argumentou a coordenadora da Saúde Mental, Katia Carvalho.

Para Dândara Torres de Oliveira, coordenadora do Caps IJ, o autismo é um transtorno mental onde os sintomas se apresentam nos primeiros anos da infância. "A principal dificuldade é demonstrar interação afetiva e na comunicação. Por isso, é importante a mobilização em torno reais perspectivas de tratamento e conscientização por meio da disseminação de informações sobre o autismo", enfatizou.

Dentre as características comuns do diagnóstico de autismo estão a hiperatividade ou muita passividade, choro ou risadas inadequadas, dificuldade em lidar com alterações de rotina, fala ruim ou ausência de fala, falta de consciência do perigo, dificuldade em se relacionar com crianças da mesma idade, sensibilidade a alguns sons, apego a objetos diferentes ou usa brinquedos de forma incomum.

O armador Francisco Braga da Silva, residente no Parque Alvorada II, é um bom exemplo de que o atendimento especializado cedo é muito importante para o sucesso do tratamento. Viúvo, ele deixou de trabalhar como pedreiro para cuidar exclusivamente do filho, hoje com 7 anos, e procurou o centro de atendimento logo que percebeu as dificuldades na comunicação do menino. “Para mim é uma felicidade, ver o desenvolvimento do meu filho, a partir do tratamento precoce, desde que eu trouxe ele para cá, ele sempre foi atendido bem e já lê e escreve, tanto que estuda em uma escola normal, só tenho a agradecer o atendimento’’, disse.

Natural de Portugal, de onde chegou há 45 dias, o representante comercial Paulo Abalada levou o filho de 14 anos para avaliação. “Era suspeita de déficit de atenção, mas tivemos o atendimento especializado e descobrimos que era algo inerente a idade, agradeço o acolhimento do Município”, disse.

Katia Carvalho ressaltou que o Caps IJ vem fazendo um grande trabalho voltado para os autistas com base na preocupação do secretário de saúde Alair Firmiano e do prefeito Assis Ramos quanto aos cuidados especiais as pessoas de 0 a 18 anos com transtorno o sofrimento mental.

Programação

Dia 7, às 9h - Missa em Ação de Graças em prol do mês de Conscientização do Autismo no Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, na rua São Paulo, bairro Entroncamento.
Dia 13, das 13h às 17h – Piquenique com pais e familiares de crianças e adolescentes com autismo no 50 BIS.
Dia 22 - Cinema - Cine Star no Tocantins Shopping.
Dia 26, das 8h30 às 12h - Capacitação em Saúde Mental: Autismo em discussão no Auditório da Secretaria Municipal de Saúde, Semus.

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© 2019 - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte