Irregularidade

Crea-MA vai apurar nomeação irregular de veterinário na Sinfra

Medida atende a solicitações de lideranças do setor, que entendem a nomeação como exercício irregular da profissão de engenheiro

Gilberto Léda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Dirigentes do Sindicato dos Engenheiros e do Clube de Engenharia entregam solicitações de esclarecimento ao presidente do Crea-MA, Berilo Macedo, que encaminhará documentos ao governador
Dirigentes do Sindicato dos Engenheiros e do Clube de Engenharia entregam solicitações de esclarecimento ao presidente do Crea-MA, Berilo Macedo, que encaminhará documentos ao governador (Crea-MA)

O presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Maranhão (Crea-MA), Berilo Macedo, anunciou na sexta-feira, 5, por meio das redes sociais do órgão, que vai realizar diligências no Governo do Maranhão para apurar indícios de exercício ilegal da profissão de engenheiro no cargo de secretário-adjunto de Manutenção de Obras Rodoviárias da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra).

Durante a semana, O Estado revelou que o governador Flávio Dino nomeou para o cargo o médico veterinário Rafael Verner Heringer.

“A medida atende às solicitações do presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Maranhão (Senge-MA), Antônio de Pádua, do vice-presidente do Senge, Murilo Reis e do diretor administrativo do Clube de Engenharia do Maranhão (CEM), Wesley Assis, que reuniram-se hoje com o presidente do Crea-MA e solicitaram ao Conselho que fiscalize estes indício”, destacou o perfil do Crea-MA no Instagram.

Resolução - A nomeação do médico veterinário para o posto é irregular, segundo interpretação de uma resolução do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confe).

O documento, de 13 de agosto de 1999, também divulgado por O Estado, relaciona cargos e funções dos serviços da administração pública direta e indireta, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, cujo exercício é privativo de profissionais da Engenharia, da Arquitetura ou da Agronomia.

De acordo com ele, são privativos dos profissionais registrados nos Conselhos Regionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia – CREAs “os cargos e funções, comissionados ou não, dos órgãos da administração direta ou indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, para cujo exercício se exijam conhecimentos técnicos específicos de Engenharia, de Arquitetura ou de Agronomia”.

Ainda segundo a resolução, caberá aos Creas fiscalizar se essas exigências estão sendo cumpridas.

Rafael Heringer é natural de Imperatriz – mesma cidade do seu novo chefe, o secretário Clayton Noleto (PCdoB) -, e foi candidato a deputado federal pelo PTC em 2014, quando obteve 3.070 votos, mas não disputou eleições em 2018. Ele estava lotado na Caema, onde era diretor regional na sua cidade nata

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.