BURAQUEIRA

Buracos comprometem segurança de condutores na avenida dos Africanos

Situação da via, com buraqueira persistente na altura do Sacavém, é preocupante para quem presencia os prejuízos que motoristas têm por não perceber os buracos, cobertos pela lama por causa do período chuvoso

IGOR LINHARES / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
Buracos comprometem via
Buracos comprometem via (Africanos buraco)

SÃO LUÍS – Vários buracos têm surgido nos últimos meses na Avenida dos Africanos, uma das principais vias de São Luís, além de outras vias da cidade. As crateras surgem em diversos pontos e pegam desavisados os motoristas que trafegam em alta velocidade pela via, na altura do bairro Sacavém, geralmente acima dos 60km/h. O resultado são amortecedores e demais peças quebrados, para desespero dos motoristas, além do risco cada vez mais iminente de acidentes, que podem acarretar em danos além de materiais.

Em um trecho, a quantidade de buracos, de todos os tamanhos, é incontável. Neste período chuvoso, a situação fica ainda mais complicada, pois como os buracos ficam cobertos pela lama, o desgaste do asfalto acaba sendo uma armadilha e passando despercebido aos olhos dos condutores de veículos que circulam pelo local, ponto de grande preocupação para quem acompanha o vaivém de carros, diariamente, e teme por ocorrências graves.

Segundo o serralheiro Luciano Araújo, não é de hoje que a situação da via, no mesmo trecho, está em tal estado. “Desde o começo do ano que os buracos estão se abrindo na avenida e desde então nada foi feito. Agora, com o período chuvoso, a situação é ainda mais complicada, porque os motoristas podem acaber passando em alta velocidade pelos buracos, que ficam cobertos pela água da chuva, e aí sabe-se lá o que pode acontecer. Na verdade, coisa boa não vai ser, mas, também, só assim para o poder público fazer o que tem que fazer, porque só trabalha quando alguém morre”, destacou.

Quem corrobora com o discurso de Araújo é o também serralheiro Francisco Siqueira. De acordo com ele, muitas vezes condutores já correram o risco de acidente diante da buraqueira. “Graças a Deus nunca presenciei acidentes graves por causa desse problema, mas é visível que pode acontecer a qualquer momento, e eu acho que só assim o responsável pelo problema, não sei se Estado ou Município, realizar, pelo menos, um tapa-buracos, já que asfalto novo é mais difícil, embora fosse esse o ideal, pelo menos onde o problema é grave como é no Sacavém”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.