Artigo

Símbolos próprios

José Carlos Sousa Silva / Advogado, jornalista e professor universitário Membro da Academia Maranhense de Letras

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25

A República Federativa do Brasil tem um território imenso e muito rico. A sua grandeza está amparada pela natureza muito bela. Merece cuidado permanente do seu povo e de todos os seus dirigentes.
A língua portuguesa é o idioma oficial da República Federativa do Brasil e que deve ser praticada de forma correta e para isso deve ser também bem ensinada, especialmente a todas as jovens, e a todos os jovens, a fim de que não cometam erros quando falarem e quando escreverem.
No (parágrafo) 1º do artigo 13 da Constituição brasileira está determinado que: “São símbolos da República Federativa do Brasil a bandeira, o hino, as armas e o selo nacionais.”
A bandeira, que é símbolo do Brasil, é muito linda e assim deve estar em muitos lugares no território brasileiro e inclusive em alguns territórios de outros países. Desse modo, a sua beleza alcançará o universo merecidamente.
O hino nacional brasileiro tem uma letra muito linda, bem feita, grandiosa, perfeita, unida assim a uma melodia belíssima, encantadora. Desse modo, esse hino é merecedor dos aplausos de todas as pessoas no mundo.
Por outro lado, as armas, que expressam símbolos do Brasil, têm características próprias e assim muito expressivas quanto à sua finalidade pela manutenção da soberania, do respeito ao regime democrático e do povo brasileiro.
O selo nacional brasileiro é, portanto, também símbolo da República Federativa do Brasil, o que expressa, sem dúvida, o valor da inteligência e da cultura do seu povo.
Assim, o Brasil está aí à vista de todas as pessoas. É um país digno do respeito e da admiração de todos os povos.
O povo brasileiro merece ser bem administrado a fim de que possa continuar crescendo sem nenhuma restrição.
Os seus símbolos, acima referidos, têm mensagens do amor à vida em geral e, em especial, à vida humana, que é, sem dúvida, o bem jurídico mais importante e por isso mesmo merece proteção completa através de medidas preventivas e repressivas.
A proteção ao povo brasileira é justa, necessária, e deve ser uma ação permanente de seus governantes.
A paz social é imprescindível e por seu intermédio o povo poderá viver feliz para sempre.
O Brasil é, sem dúvida, um país importante no mundo e merece ser administrado no melhor nível possível e garantidor de segurança plena.
Os brasileiros e as brasileiras merecem estar na direção correta e sempre objetivando o melhor na vida.
As administrações dos setores públicos brasileiros devem estar fundamentados na legitimidade e na legalidade objetivando a felicidade do povo.
O povo brasileiro tem o dever de saber usar a sua bandeira, as suas próprias armas, o seu selo e mais também de saber cantar e sentir o alcance do seu próprio hino.
Assim, o povo brasileiro estará sempre feliz e esperando com certeza a sua completa e felicidade permanente.
Os símbolos acima mencionados devem estar guardados sempre no coração e no cérebro de todas as pessoas que somente fazem o bem e assim permaneçam em benefício do povo brasileiro.

E-mail: jcss@elo.com.br

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.