Estado Econômico

Serviços da Semaz de Paço estão suspensos

Problema persiste há quase dois meses e está prejudicando empresários
06/04/2019

Empresários da construção civil que têm negócios na região de Paço do Lumiar estão reclamando de prejuízos causados pela não emissão de guias do Imposto sobre Transmissão Inter Vivos de Bens Imóveis (ITBI) e do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).
Segundo os empresários, inúmeros contratos estão parados há quase dois meses nos bancos devido a não emissão das guias do ITBI, principalmente.
A própria comunidade de um modo geral também está sendo prejudicada, pois não estão sendo emitidos pelo sistema da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz) nota fiscal eletrônica, declaração de ISS, certidões, boletos e parcelamentos.
A Prefeitura de Paço do Lumiar diz que a indisponibilidade dos serviços é temporária. Mas já perdura desde fevereiro.
Quando houve a suspensão dos serviços, o Município informou em nota de esclarecimento, em 26 de fevereiro, que “o sistema utilizado para a prestação dos serviços da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz) está passando por mudanças e atualização. Por isto, a emissão de nota fiscal eletrônica, declaração de ISS, certidões, boletos e parcelamentos estão indisponíveis temporariamente. O problema afeta tanto os serviços online, via portal da Prefeitura, quanto o atendimento presencial. A previsão é de que os serviços sejam restabelecidos nesta sexta-feira, 1º de março”. Isso não aconteceu.
Em nova nota, datada de 2 de abril, a prefeitura reafirma que o sistema está passando por mudanças e atualização e que por isso a emissão das guias continua suspensa. Finaliza, agradecendo a compreensão e pedindo desculpas pelos transtornos, mas dessa vez sem dar prazo para resolução.
Mas os empresários não querem mais pedido de desculpas e sim uma solução para o problema.

Para continuar aproveitando o conteúdo de O Estado faça seu login ou assine.

Já sou assinante

entrar

Ainda não sou assinante

assine agora

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© 2019 - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte