ROTA ALTERADA

Itinerário de ônibus é alterado e afeta a área do João de Deus

Linha São Cristóvão/Aeroporto (901) teve itinerário alterado em dezembro de 2018; usuários reclamam; DPE-MA articula retorno do itinerário com SMTT

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Av. Tales Neto, no João de Deus, por onde a linha 901 não transita mais
Av. Tales Neto, no João de Deus, por onde a linha 901 não transita mais (avenida Tales Neto, no João de Deus)

SÃO LUÍS – A linha de ônibus São Cristóvão/Aeroporto teve seu itinerário alterado pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), de acordo com usuários do bairro João de Deus e adjacências, que antes utilizavam da linha 901 para locomoção até o Centro da cidade, antes de viajar por outras regiões de São Luís. Segundo o Movimento Popular de Lutas Urbanas do João de Deus (MPLU), que ingressou com um pedido de apoio junto à Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE-MA) para solucionar o atual problema de mobilidade urbana, a secretaria responsável pelo transporte municipal foi notificada sobre o problema, inclusive pela própria defensoria, mas ainda não restabeleceu a circulação da linha.

Desde dezembro do ano passado, os moradores do bairro João Deus e adjacências, por meio do MPLU, vêm tentando solucionar grave problema de mobilidade que tem imposto limitações em seus cotidianos. Acontece que, desde o final de 2018, a SMTT resolveu extinguir o antigo itinerário do ônibus São Cristóvão/Aeroporto (901), que fazia o translado de milhares de usuários da região do bairro São Cristóvão, João de Deus e Vila Conceição, por exemplo, até o Centro da capital. Atualmente, com a alteração de rota da linha 901, usuários têm de se deslocar para as avenidas Santos Dumont ou Guajajaras para realizar a viagem desejada. Segundo a MPLU, a justificativa para o feito foi de que “o itinerário não dava renda” à empresa que administrava a linha.

“O bairro João de Deus tem muito morador idoso e crianças, estudantes, que dependiam, exclusivamente, dessa linha de ônibus. Agora, os usuários vão para Avenida Santos Dumont ou para a Avenida Guajajaras [para poderem se locomover]. Desde janeiro, tentamos, com a SMTT, sanar o problema, mas nada foi resolvido”, contou o presidente da MPLU. “O movimento popular está na luta para tentar sanar o problema, porque a comunidade está pedindo, cobrando. A prefeitura continua tapando o sol com a peneira, pois eles visam mais o lucro que a própria comunidade”, pois “a SMTT informou que não dava renda à empresa ‘que administrava a linha]”. Na Avenida Tales Neto, no João de Deus, por exemplo, a linha 901 não passa mais.

Transtornos

A alteração do itinerário tem causado diversos transtornos aos usuários, sobretudo estudantes de uma escola próxima ao Aeroporto que estão chegando atrasados na aula, além de riscos pelo caminho, uma vez que, com a mudança, o ônibus que a maioria dos alunos utilizam para chegar à escola não os deixa perto como quando a linha 901 demandava de rota mais acessível, como contou a dona de casa Terezinha Diniz, de 59 anos, moradora do bairro João de Deus.

Segundo ela, os netos têm chegado frequentemente atrasados na escola por causa da mudança, a qual ela considera como prejudicial. “Eu tenho um neto que estuda na escola na base do aeroporto, e que agora tem que ir pra Avenida Guajajaras para pegar o ônibus, saltar antes do retorno do tirirical, e ir andando para a escola, correndo risco porque o trânsito ali [no local] é intenso. Sem falar que muita gente precisa realizar compromissos no São Cristóvão, e a linha faz falta nessas horas”, contou.

Ainda segundo a dona de casa, a alteração da linha precisa ser revista, pois, além de muitos usuários afetados, a extinção do itinerário pela rota que beneficiava milhares tem imposto trajetos que consomem mais tempo e custos. “Hoje, a gente fica esperando pela linha João de Deus, para descer pra Guajajara ou Santos Dumont para, só então, realizar a viagem desejada”, o que lhe acarreta mais gastos com tarifas. “A gente espera que a linha retorne, porque foi uma iniciativa muito ruim de quem quer que tenha tomado. Não só eu, mas muitas pessoas foram afetadas”.

Ações

Em vista do problema, que tem afetado milhares de moradores e usuários da linha São Cristóvão/Aeroporto (901), o MPLU procurou a DPE-MA no intuito de obter apoio judicial para lutar pelo retorno do itinerário, logo no início deste ano. Por sua vez, a DPE-MA acionou a SMTT, por meio de ofício nº 028/2019, encaminhado à sede da secretaria, no Ipase, no dia 29 de janeiro de 2019.

No disposto, a DPE-MA disse ser “órgão legitimado constitucionalmente para representar a população vulnerável, seja na tutela de interesses difusos, coletivos, individuais homogêneos ou heterogêneos”, e que “entre suas funções institucionais está a promoção de mais ampla defesa dos direitos fundamentais dos necessitados, abrangendo seus direitos sociais, econômicos, culturais e consumeristas sendo admissíveis todas as espécies de ações capazes de propiciar sua adequada e efetiva tutela”.

Posicionamento

O Estado manteve contato com a SMTT e, por meio de nota, a secretaria informou estar ciente da situação e que já está tomando as providências necessárias para resolver a situação. Contudo, não estabeleceu prazos. Já a DPE-MA, também contatada em vista de ofício encaminhado e não atendido pela secretaria municipal, informou que o defensor-geral do Estado, Alberto Pessoa Bastos, se reuniu, na terça-feira (2), com o titular da SMTT, Canindé Barros, para tratar sobre o assunto.

Durante a reunião, o titular da pasta garantiu o retorno do itinerário da linha de ônibus, garantindo novamente que as crianças da comunidade possam chegar de forma mais segura à escola da região. A formalização das tratativas será feita por meio de ofício, encaminhado à Defensoria, até esta sexta-feira (5). No documento, constará a data da retomada do itinerário.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.