Julgamento

Acusados pela morte de duas crianças vão a júri em Santa Inês

Crimes ocorrerem em outubro do ano passado; os tiros tinham como alvo um ex-presidiário que escapou, mas a defesa pode recorrer da decisão judicial

Ismael Araújo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25

SANTA INÊS - O Poder Judiciário determinou que Leandro Santos Rodrigues, de 23 anos, e Danilo Cutrim Lima, de 28 anos, vão a júri popular, mas a defesa pode recorrer da decisão judicial. Eles são acusados de terem promovido um tiroteio na praça Cantor Evaldo Cardoso, em Santa Inês, que resultou na morte de Gabriel Rodrigues Barros, de 8 anos, e Jhoniel Rodrigues Ribeiro, de 7 anos, e atingiu, também, um adolescente, de 17 anos.

A ação criminosa ocorreu na noite do dia 22 de outubro do ano passado. De acordo com a polícia, o alvo seria o ex-presidiário Raimundo Wallyson Sousa Félix, o Gordinho, de 19 anos.

A decisão judicial foi assinada pela juíza da 4ª Vara Criminal de Santa Inês, Denise Pedrosa. A data do julgamento ainda ontem não estava marcada, devido o prazo dado aos advogados de defesa que pretendem recorrer do impedimento do júri popular. Caso não tenha esse recurso, os acusados podem sentar no banco dos réus ainda este ano.

Ação criminosa

A polícia informou que essa ação criminosa foi motivada devido Gordinho, no dia 17 de outubro do ano passado, ter assaltado a residência da avó de Leandro Santos, em Santa Inês. Na noite do dia 22, Leandro Santos e Danilo Cutrim foram até a praça Evaldo Cardoso. No local, Danilo Cutrim fez vários disparos com o objetivo atingir Gordinho, que conseguiu escapar.

No momento houve muita correria e tumulto. As duas crianças atingidas no abdômen, e o adolescente ferido foram levados de motocicletas para o Hospital Tomaz Martins. Jhonnyel Ribeiro chegou sem vida. A outra criança ainda foi submetida a tratamento cirúrgico, mas não resistiu. Há terceira vítima foi medicada e logo depois teve alta médica.

Julgamento

Em São Luís, Rafael de Araújo Alves, de 33 anos, vai ser julgado na próxima terça-feira, 9. O julgamento vai ocorrer no fórum do Calhau e será presidido pelo juiz do 2º Tribunal do Júri, Gilberto de Moura Lima. O promotor de Justiça Rodolfo Reis participará da sessão.

Rafael Alves é acusado de ter atropelado e matado Raimunda Joana Penha, de 55 anos; Ronilson Bruno Penha Pinheiro, de 25 anos, e Cristianeide Araújo Almeida, de 37 anos, no dia 9 de novembro de 2012, nas proximidades do Ceprama. Também ficaram feridos Weidesson Silva Oliveira, Lidiane da Silva Oliveira e Raimunda de Fátima Santos Moreira.

As vítimas estavam na parada de ônibus quando foram atropeladas por um veículo conduzido por Rafael Alves, que foi preso em flagrante e autuado por homicídio doloso e lesão corporal grave. Na delegacia, ele declarou que havia atropelado as vítimas devido ter tentado desviar de um buraco que havia no meio da via.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.