Esperando respostas

Professores fazem ato por reajuste salarial do Piso Nacional

Docentes cobram respostas à pauta de reivindicações enviada à Seduc, incluindo reajuste do salário do magistério em 4,17%; manifestação foi na Praça Joãozinho Trinta

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Docentes da rede estadual e municipal em manifestação na manhã de ontem na Praça Joãozinho Trinta
Docentes da rede estadual e municipal em manifestação na manhã de ontem na Praça Joãozinho Trinta (Biné Morais)

SÃO LUÍS - Professores de todos os segmentos da rede estadual e municipal de educação realizaram na manhã de ontem,3, uma paralisação de alerta exigindo respostas concretas da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) a respeito do cumprimento do reajuste salarial do Piso Nacional do Magistério (Lei 11.738/08), de 4,17% para o ano 2019. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma), desde janeiro desde ano a categoria busca uma rodada de negociações definitivas com a secretaria, mas, até o momento, nenhuma resposta foi dada.

Os educadores se concentraram na Praça Joãozinho Trinta, na avenida Beira-Mar, Centro de São Luís. As aulas para alunos da rede pública foram suspensas por conta da manifestação. A pauta de reivindicação, que consta de 28 itens, foi elaborada a partir de assembleias regionais da categoria e protocolada junto ao Governo do Estado no início de fevereiro.

Na primeira reunião com a Seduc foi fixado um prazo para resposta às reivindicações até 31 de março. Por falta de resposta, o presidente da Sinproesemma, Raimundo Oliveira, ressaltou a necessidade de uma ação mais enérgica do sindicato. “Temos consciência da nossa responsabilidade como o maior sindicato do Maranhão e a categoria quer respostas. Já está mais do que na hora do início da mobilização para lutar pelos direitos”, afirmou.

Direitos

Em nota, o sindicato da classe afirma que os direitos dos trabalhadores estão sendo duramente atacados. Dessa forma, é necessário resistir e seguir o cumprimento da Lei 9.860, do Estatuto do Educador, lei aprovada em 2013, que perpassa pela valorização dos trabalhadores em educação, progressões automáticas, ampliações e unificação, gratificações, além de condições de trabalho satisfatórias.

“O Sinproesemma não vai abrir mão de lutar pela garantia dos direitos da categoria dos educadores e com a força de todos está iniciando o processo de mobilização, alertando a sociedade e o Governo do Estado que somente coma valorização da categoria e respeito a educação se constrói um país e um estado melhor para todos”, diz a nota.

Campanha Salarial

A campanha Salarial 2019 foi lançada em janeiro, após confirmação do índice de reajuste pelo MEC de 4,17% e está elencada em 28 itens que foram elaborados a partir de assembleias regionais com a categoria. A pauta de reivindicação foi protocolada ainda no mês de fevereiro no Governo do Estado, e a partir a categoria tem buscado várias formas de diálogo, através de envio de ofícios e tentativa de audiência com o governador e presidente da Assembleia Legislativa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.