Bando criminoso

Presos os envolvidos no assassinato de italiano na cidade em Paço do Lumiar

O latrocínio, que ocorreu no dia 8 do mês passado no povoado Alto do Laranjal, teve participação de pelo menos oito pessoas, entre elas duas mulheres; eles confessaram o crime e foram autuados

Ismael Araújo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Oito envolvidos na morte de Carmélio Márcio Calabrêse foram apresentados ontem
Oito envolvidos na morte de Carmélio Márcio Calabrêse foram apresentados ontem (Quadrilha)

SÃO LUÍS - Uma organização criminosa especializada de roubo e assassinatos foi desarticulada ontem pela Superintendência Estadual de Homicídio e Proteção a Pessoas (SHPP) na Região Metropolitana de São Luís. A última ação desse bando, segundo a polícia, teve como vítima o italiano Carmélo Márcio Calabrêse, de 65 anos, cujo corpo foi encontrado com marcas de faca e pauladas boiando no rio de Tibiri, no dia 8 do mês passado. Os criminosos roubaram, também, pertences da residência do estrangeiro, no Alto do Laranjal, em Paço do Lumiar. Entre os objetos roubados, um veículo Siena vermelho, de placas não identificadas.

Os presos foram Artur Silva Rocha, o Xita; Anderson Soares Paulino, o Lourinho; Milena Conceição Santana, Cleidilene Silva Fonseca, a Chinezinha; Airton da Cruz Silva, o Escaringa; Lucas Sá Menezes, o Luquinha; Manoel de Jesus da Silva e Lucas Matheus Alves da Conceição. “A polícia identificou e prendeu por decisão judicial os envolvidos direta ou indiretamente nesse latrocínio. Inclusive, eles confessaram o crime”, afirmou o delegado Jeffrey Furtado, da SHPP.

O delegado informou, ainda, que a ordem de prisão é temporária expedida pela Central de Inquérito da capital. As prisões ocorreram na Região Metropolitana de São Luís e os criminosos foram encaminhados primeiramente para a sede da SHPP, na Avenida Beira-Mar, onde prestaram esclarecimentos e em seguida foram levados para o Complexo Penitenciário de Pedrinhas. “Os detidos fazem parte de uma facção criminosa e vão responder por latrocínio e também por organização criminosa”, declarou o delegado.

Ação criminosa

O delegado informou que esse caso está sendo investigado desde o dia 10 de março deste ano após a polícia ter sido informada por um casal de amigos da vítima. “Várias pessoas foram ouvidas e exames periciais levaram a identificar os acusados”, afirmou Jeffrey Furtado.

Milena Conceição, por exemplo, frequentava a residência do estrangeiro e era responsável ainda em levar garotas de programa para o local. Na noite do dia 7 de março, Milena Conceição, Cleidilene Silva, Artur Rocha e Anderson Soares estavam na Vila Esperança quando resolveram assaltar a casa do italiano.

Os criminosos foram até o Alto do Laranjal de ônibus. Milena Conceição e Cleidilene Silva primeiramente tiveram acesso à casa da vítima com a desculpa de fazer um programa. Em seguida, os outros dois suspeitos tiveram acesso ao local. Artur Rocha, que tem um caso amoroso com Cleidilene Silva, teria ficado com ciúme da companheira ao vê-la mantendo relação sexual com o italiano.

Ele e Anderson Soares desferiram vários golpes de faca e pauladas no estrangeiro, que morreu ainda no local. Logo depois eles enrolaram o corpo da vítima em um lençol e colocaram no porta-malas do veículo Siena vermelho. Os criminosos jogaram o corpo do estrangeiro em uma área de mangue próximo ao rio Tibiri, em seguida abandonaram o Siena, na Reserva do Batatã.

No dia seguinte, o corpo da vítima foi encontrado boiando no rio por pescadores e removido para o Instituto Médico Legal (IML), no Bancaga, mas, de acordo com o delegado, reconhecido somente no dia 11 de março por um casal de estrangeiro.

Veículo

O delegado informou que os criminosos no dia 8 de março esconderem o Siena em um terreno pertencente a Lucas Sá. Airton da Cruz, Manoel de Jesus e Lucas Matheus tinham primeiramente o objetivo de desmontar o carro para vender as peças a um ponto comercial da Ilha.

Segundo Jeffrey Furtado, os criminosos ficaram com receio de serem presos e acabaram abandonando o veículo em via pública da Vila Aliança, na área da Vila Esperança. Inclusive, os policiais encontraram marcas de sangue no porta-malas. A residência do estrangeiro também foi periciada, no dia 8 do mês passado, e constataram marcas de sangue. Objetos de valor e dinheiro foram levados pelos bandidos.

Outras ocorrências

Mais dois criminosos foram presos ontem na Ilha. Um deles identificado como Raimundo Garcez Pereira, o Dino, foi preso em um posto do INSS, na Cohab, quando tentava regular um benefício acusado de homicídio. O crime ocorreu no povoado Puritirana, zona rural de Morros, no ano de 2015 e teve como vítima, um homem identificado como Damasceno.

O outro criminoso preso também em cumprimento de uma ordem judicial foi Lucas Silva Moreira que de acordo com a polícia, era acusado de roubo qualificado e de ser integrante de uma facção que atua no Bequimão e áreas adjacentes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.