COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
cOMANDADO pelos chefs Fábio e Ângela Sicilia, o restaurante paraense Famiglia Sicilia está funcionando agora num dos melhores shopping centers de Belém e foi o local escolhido por Michele e Mauro Mutran para recepcionar com almoço de boas-vindas os amigos Ana Elvira e José Benedito Buhatem, César Bandeira e Thatiana, com eles na foto em frente ao restaurante, no último fim de semana
cOMANDADO pelos chefs Fábio e Ângela Sicilia, o restaurante paraense Famiglia Sicilia está funcionando agora num dos melhores shopping centers de Belém e foi o local escolhido por Michele e Mauro Mutran para recepcionar com almoço de boas-vindas os amigos Ana Elvira e José Benedito Buhatem, César Bandeira e Thatiana, com eles na foto em frente ao restaurante, no último fim de semana

Políticas públicas
A Assembleia Legislativa do Maranhão será palco na próxima terça-feira do encontro local do projeto Políticas Públicas 4.0 (PP 4.0), convênio firmado entre a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que tem o apoio da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Maranhão (FCDL-MA) e Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís.
Esse projeto conta com um investimento total de R$ 3,7 milhões ao longo de dois anos, e está percorrendo todas as regiões do país.
O projeto PP 4.0 reúne entidades e associados do Sistema CNDL e representantes do Poder Público em discussões em torno de questões essenciais para o desenvolvimento do setor varejista no país.

Congresso em SP
A professora Denise Araújo, proprietária da Academia Viva Água, está em São Paulo, onde participará do Congresso Brasileiro de Natação Infantil, no Centro de Convenções Rebouças, evento organizado pelo Instituto de Natação Infantil.
Ela participará, também, do lançamento do livro “Natação Inclusiva: Reflexões da Academia Brasileira de Profissionais de Natação Infantil”, publicação na qual assina um artigo, intitulado “Estudo de Caso com Davi”, sobre Síndrome de Down.
No mesmo evento, será apresentado ainda um livreto sobre “Saberes Compartilhados”, no qual Denise Araújo colabora com o tema “Autonomia na água, dentro de parâmetros de segurança”.

Boa peleja
Também é claro que Bolsonaro, com o hábito de tropeçar nos próprios petardos que dispara nas redes sociais, abre brecha para que outros fatos se superponham à questão principal, o jogo de negociatas que marcou as relações entre Executivo e Legislativo nos últimos tempos.
Mas, convenhamos, apesar de aos trancos e barrancos, o Brasil se vê diante de um cenário novo. Lá atrás, em 1988, Roberto Cardoso Alves, o Robertão, líder na Constituinte, cunhou a frase famosa: É dando que se recebe.
Assim governou FHC, Lula, que botou uma escala monumental e Michel Temer, que chegou aos píncaros, ao escancarar os cofres para a Câmara, a fim de se livrar dos pedidos para processá-lo e, dessa forma, manter-se no poder.
Bolsonaro dispara farpas querendo mudar as regras do tal jogo na tora. O projeto da Previdência é o primeiro grande teste.

Toma lá, dá cá
Deputado federal maranhense garante que em Brasília 150 deputados são contra a reforma da Previdência proposta pelo governo, e outros 150 são a favor:
– Os outros 200 ou ele compra ou não aprovam.
Eis a questão: é claro que Bolsonaro, com estilo belicoso, não se ajuda, mas como ele vai se livrar da tradição de a Câmara deixar o Executivo refém dos próprios interesses, repetindo exaustivamente que não vai entrar no ‘jogo de antes’, se as regras que facilitam o tal jogo, o clássico toma lá, dá cá, não mudaram?

Ouvidoria no interior
O Poder Judiciário do Maranhão ouvirá a população de Montes Altos, Grajaú, Barra do Corda e Presidente Dutra (minha cidade natal), nos dias 8, 9, 10 e 11 deste mês, respectivamente.
A iniciativa integra o projeto “Ouvidoria Itinerante”, que consiste no atendimento personalizado a cada cidadão, em sala reservada, no fórum das comarcas visitadas.
Por meio de sugestões, elogios e reclamações, o público
poderá se manifestar sobre a atuação da Justiça e contribuir para o aperfeiçoamento dos serviços judiciais e cartorários prestados no município.
Os jurisdicionados serão atendidos pelo ouvidor-geral, desembargador José Luiz Almeida,
acompanhado de equipe do Telejudiciário e da Ouvidoria
do Tribunal de Justiça.

Workshop sobre metodologias
“Desenvolvimento da comunicação e tomada de decisões”, “Aprendizagem independente, crítica e autônoma” e “Motivação por ganho de resultado e alunos autoresponsáveis” são temas a serem discutidos, na próxima segunda-feira, na Faculdade de Negócios Faene, durante o workshop “Metodologias Ativas: Educação e Aprendizado”. Entre as metodologias a serem abordadas, destaque para “Gameficação”, “Elaboração de projetos” e “Sala Invertida”.

Cleones eleito no Cotrel
O desembargador Cleones Cunha foi eleito, por aclamação, no último dia 29 de março, vice-presidente do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais. A eleição aconteceu durante a realização do 75º COTREL, que reuniu todos os presidentes da Justiça Eleitoral, ‪em Poconé, município do estado de Mato Grosso. Cleones Cunha registrou ser um desafio e que está disposto e disponível a colaborar para a melhoria, sempre, da Justiça Eleitoral.

TRIVIAL VARIADO

Pelo menos no Maranhão, já começaram, discretamente, as primeiras conversas sobre alianças para as eleições municipais do próximo ano. Muitos seguem o princípio: quem dá um nó não perde a costura.

Em época de imposto de renda é bom lembrar que a Receita Federal está de olho nas redes sociais. Ostentar na internet ou em qualquer outro lugar não é aconselhável, mas até pode. O que não pode é não declarar corretamente seus bens.

Melina e Luiz Carlos Cantanhede Fernandes reunirão toda a família e vão passar o “feriadão” em Barreirinhas, desbravando as atrações turísticas de estonteante beleza do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

Quem ainda não confirmou presença com Teresa Martins no bailinho Aleluia, Aleluia, dia 20 de abril, na Oak Wine, deve fazê-lo o quanto antes para garantir seu lugar na festa, pois será um evento para pouquíssimos eleitos.

No assunto: como a casa não comporta mais de 150 pessoas, decidimos limitar o número de participantes desse que promete ser um dos mais bonitos eventos deste mês de abril em São Luís.

O Centro Histórico de São Luís vai receber na Casa do Maranhão, a nova exposição de pinturas de um dos mais aplaudidos artistas plásticos deste Estado: Péricles Rocha. Será aberta no dia 23 de abril, às 20h.

Será no Cabana Praia, na avenida Litorânea, a comemoração dos 98 anos do empresário (aposentado) Nicolau Duailibe Neto, no próximo sábado. O encontro reunirá a família e alguns amigos do aniversariante.

É assinado pela filha Gardênia Ribeiro Gonçalves o convite para a comemoração dos 100 anos de Dona Isaura, com uma grande festa no dia 1° de maio.

Figura da mais queridas e festejadas do Grupo Mirante, a jornalista Eveline Lopes Cunha (TV Mirante) será homenageada nesta sexta-feira com o título de Cidadã de São Luís, pela Câmara Municipal. A solenidade será às 10h, no Palácio Pedro Neiva de Santana.

Estão circulando os convites assinados pelos casais Marcelo Duque Bacelar e Isabela Pontes Fernandes Bacelar e Robson Alexandre Ribeiro e Maria Pia Romano Pereira Prado Ribeiro, para o casamento de seus filhos Marcella e Rodolpho, dia 25 de maio, na Fazenda Vila Rica, em Itatiba – SP.

DE RELANCE

Feminicídio desmascarou
O feminicídio aumentou? Não, agora desmascarou. O ato de matar alguém só por ser mulher, e as agressões contra o sexo feminino aumentaram nos últimos tempos ou ganharam mais visibilidade? Há quem diga que apenas ganhou visibilidade. Antes, feminicídios e agressões eram justificados como briga de marido e mulher, defesa da honra e coisas assim. Agora, as instituições estão mais ativas e também a mídia está mais atenta. Só no Maranhão foram dezenas de feminicídios no ano passado.

Diferenças de capitais
Pergunta a um motorista de Uber sobre a diferença entre trabalhar no Rio de Janeiro e em São Luís: – São Luís está um degrau abaixo do Rio. Lá, quando você entra no lugar errado, o pessoal atira para depois ver quem foi. Aqui, param, perguntam e depois decidem se atiram ou não.

Movimentos sociais
A resistência do setor de agricultura familiar ganhou um novo alento com o fortalecimento do Fórum dos Secretários do Desenvolvimento Agrário e Rural do Nordeste e Minas Gerais, encerrado no fim de semana em Recife. No encontro, os agricultores e seus representantes políticos debateram ‘A vida dos movimentos sociais’, ‘ação regional articulada’ e ‘elementos para programa de apoio à ovinocaprinocultura’. Os grupos de trabalho discutiram demandas das mulheres, assistência técnica e extensão rural, povos e comunidades tradicionais e parlamentares para agricultura familiar e reforma agrária.

Agricultura familiar
A participação da agricultura familiar na atividade agrícola no Nordeste é de mais de 80%. No entanto, o conceito ainda aplicado sobre esta atividade é o de subsistência, o modelo de produção da roça para alimentar-se e vender o excedente na feira do município.

Relação do STF com a sociedade
“O STF pode, eventualmente, produzir decisões que vão contra o sentimento da sociedade. Se um tribunal repetidamente frustra o sentimento social vive um processo de deslegitimização”. De Luís Roberto Barroso, ministro do Supremo Tribunal Federal, sobre a relação do STF com a sociedade

Café com Ufos
Comenta-se na cidade, à boca curta, que todos meses, em um sábado, estudiosos, curiosos e crentes se reúnem em um barzinho da orla marítima da Capital para aprender e compartilhar experiências sobre ufologia, ramo do conhecimento que estuda objetos voadores não identificados, que seriam a comprovação da existência de vida inteligente fora da Terra. A próxima edição está marcada para o segundo sábado de abril. No começo deste ano, o Arquivo Nacional liberou os registros de mais de 700 casos de UFOs no Brasil.

Germano Almeida em SLZ
O presidente da Academia Maranhense de Letras (AML), Benedito Buzar, dentro das comemorações dos 111 anos da confraria, está trazendo para terras maranhenses o celebrado escritor cabo-verdiano Germano Almeida, ganhador da última edição do Prêmio Camões.

Palestra sobre afogamento
O projeto “Guarda-Vidas nas Escolas”, recém-lançado pelo Batalhão de Bombeiros Marítimos, ministrará palestra a alunos de 8 a 12 anos da Creche-Escola Sementinha, mantida pelo Grupo de Esposas dos Deputados, da Assembleia Legislativa do Estado. O evento será realizado hoje, com orientações sobre os cuidados necessários para evitar afogamento durante passeios nas praias.

Para escrever na pedra:
“Somos todos escritores, só que alguns escrevem, outros não”. De José Saramago, Prêmio Nobel de Literatura.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.