Livro

O rio e a cidade em imagens

Fotógrafo Albani Ramos vai lançar amanhã em Imperatriz o livro “O imperador da Imperatriz” com imagens da cidade e do rio Tocantis

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Uma das imagens de Albani Ramos captada no rio Tocantins
Uma das imagens de Albani Ramos captada no rio Tocantins

São Luís - Mais que um registro fotográfico, o livro “O imperador da Imperatriz” apresenta ao leitor uma cidade e um rio em simbiose. Imperatriz se desenvolveu às margens do rio Tocantins e é esta história que o fotógrafo Albani Ramos apresenta em sua nova publicação, cujo lançamento será amanhã, às 19h, no Imperial Shopping, em Imperatriz. Na ocasião, também será aberta uma mostra fotográfica com 20 imagens e exibido um vídeo sobre o projeto do livro. A obra ainda não tem data de lançamento em São Luís.

O livro é resultado de sete anos de pesquisa e traz a fauna e aflora da região registradas em cerca de 150 imagens e também texto assinado por Rafilza Aranha. “O projeto começou com um incentivo do amigo Sergio Macedo, que é do município, e em agosto de 2013 tive o primeiro contato com o rio. Depois disso foram seis anos até amadurecer e finalizar o trabalho. Agora apresentaremos para a cidade”, ressalta Albani Ramos, destacando que a maioria das imagens são dos últimos dois anos.

O livro traz ainda uma catalogação de animais do rio como aves e peixes. Um dos destaques é o boto – cinza e rosa – que Albani Ramos captou com suas lentes após quatro dias de espera e trabalho. “O problema é que há uma relação conflituosa entre os homens e o boto porque eles dizem que o animal afasta os peixes e danifica as redes. Assim eles são espantados com foguetes, paus. Precisa haver um melhor equilíbrio nesta relação e eu falo sobre isto no livro”, pontua o fotógrafo que também alerta para o desequilíbrio ecológico que ameaça não somente os botos, mas toda a flora e fauna do Tocantins, alguns em risco de extinção.

Imagem de Albani Ramos sobre a cidade de Imperatriz
Imagem de Albani Ramos sobre a cidade de Imperatriz

Cidade

A segunda cidade mais populosa do Maranhão, Imperatriz tem cerca de 250 mil habitantes e atrai pessoas das regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste do país. Toda esta movimentação não passou despercebida por Albani Ramos que nos últimos anos, visitou, ao menos duas vezes por ano, aquela cidade.

Assim, suas câmeras captaram banhistas das prais que se formam no rio e que atraem muita gente, que aproveita o local para tomar cerveja gelada e saborear o peixe frito; o Mercado Vicente Fitz, com centenas de bancas, o mercadinho virou cartão-postal e ponto de encontro em um espaço que reúne carne, peixe, frutas, castanhas, couro, pedras preciosas, ouro. A agitação das grandes avenidas que cortam a cidade, além de personagens, todos identificados na publicação.

O livro tem patrocínio da Equatorial Cemar por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e apoio da empresa Potiguar e Prefeitura de Imperatriz.

Serviço

O quê

Lançamento do ivro “O imperador da Imperatriz”

Quando

Amanhã, às 19h

Onde

Imperial Shopping

Preço

R$ 40,00 (apenas na noite de lançamento)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.