Pauta

Duplicação da BR-135 e exploração do CLA de Alcântara são prioridades de bancada

Coordenador da bancada maranhense no Congresso Nacional, deputado Juscelino, afirmou que parlamentares vão concentrar ações conjuntas por obras e acordo do Brasil com os EUA

Ronaldo Rocha

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
(CLA Alcântara)

O coordenador da bancada maranhense no Congresso Nacional, deputado Juscelino Filho (DEM), afirmou com exclusividade a O Estado que a continuidade e conclusão da obra de duplicação da BR-135 e o acordo entre o Governo Federal e os Estados Unidos da América (EUA) para a exploração do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) são as duas principais prioridades da bancada no primeiro semestre.

De acordo com o parlamentar, os deputados federais e senadores maranhenses devem se reunir nos próximos meses para discutir uma estratégia de atuação conjunta em favor desses e de outros temas considerados de importante demanda.

Ele afirmou o colegiado deve buscar junto ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, respostas sobre a obra de duplicação da BR-135 que está paralisada. O ministro vistoriou o empreendimento no início do mês de março, ao lado dos deputados, e assegurou empenho para a conclusão dos serviços. Na ocasião, ele disse que iria cobrar do Dnit e do consórcio responsável, a conclusão da obra.

"Já estivemos em algumas oportunidades com o ministro e acompanhamos a vistoria na obra de duplicação da BR-135. O próximo passo é continuar mantendo diálogo com o ministro e acompanhar a atuação da empresa que deve ser obrigada a refazer o trecho e concluir os serviços. Estamos empenhados em dar uma resposta efetiva à população maranhense em relação a essa obra que se arrasta por anos e anos", disse.

Juscelino também colocou como prioridade da bancada para o primeiro semestre e para o ano de 2019, o acordo entre o Brasil e o Governo dos Estados Unidos para o uso e exploração do CLA de Alcântara.

"Sobre esse acordo eu tenho uma convicção clara: não vai prosperar se não passar pela bancada. Ë necessário que os parlamentares participem ativamente das discussões dos termos desse acordo. Ë um projeto de uma dimensão gigantesca, que vai mexer com a economia dos dois países e com a vida de milhares de pessoas, portanto, precisa ser submetido ao Legislativo, que é soberano", completou.

O Governo Federal e os EUA sinalizaram para o Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST) no início do mês de março. O documento tem cláusulas que protegem tanto a tecnologia usada pelos norte-americanos quanto pelos brasileiros. Pelo acordo, os EUA poderão lançar satélites e foguetes do local, mas o território de Alcântara continuará sendo espaço da jurisdição brasileira.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.