Ministério da Justiça

Deputado oficializa pedido de apuração de ação da SSP contra desembargadores

Edilázio Júnior (PSD) protocolou nesta quinta-feira, 4, ofício no Ministério da Justiça solicitando ao ministro Sergio Moro investigação sobre denúncia feita pelo delegado Thiago Bardal

Gilberto Léda/Da Editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Ofício de Edilázio Júnior sugere "arapongagem" no caso de investigação da SSP contra quatro desembargadores
Ofício de Edilázio Júnior sugere "arapongagem" no caso de investigação da SSP contra quatro desembargadores (Edilázio Júnior)

O deputado federal Edilázio Júnior (PSD) protocolou nesta quinta-feira, 4, ofício direcionado ao ministro da Justiça, Sergio Moro, com pedido de apuração da denúncia feita pelo ex-superintendente de Investigações Criminais, delegado Thiago Bardal, de suposta espionagem da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) contra desembargadores do Tribunal de Justiça do Maranhão

O caso foi revelado na semana passada e ganhou repercussão após a divulgação de um vídeo com parte do depoimento de Bardal à Justiça ter sido publicado na imprensa.

Novos trechos devem vir à tona ainda nesta semana.

"A declaração feita pelo Sr. Tiago Mattos Bardal [...], em ambiente judicial, importa em, grave violação ao estado Democrático de Direito por afrontar, violentamente, o princípio da separação dos poderes", destaca o parlamentar no pedido.

Depoimento

No depoimento à Justiça, Bardal afirmou que por determinação do secretário de Estado Segurança Pública, Jefferson Portela, quatro desembargadores seriam alvo de investigação: Guerreiro Júnior, Fróz Sobrinho, Nelma Sarney e Tyrone Silva.

Portela negou a acusação em entrevista à Rádio Mirante AM, e disse jamais ter determinado qualquer tipo de espionagem a magistrados do Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.