COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
NA REUNIÃO do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais, realizada na última semana de março, em Poconé, o ex-presidente do TRE-MA, desembargador Ricardo Tadeu Bugarin Duailibe recebeu a Medalha do Mérito Eleitoral Ministro Carlos Augusto Ayres de Freitas Britto, como reconhecimento nacional do seu devotado trabalho para a Justiça Eleitoral do Brasil. À direita, Ricardo com o seu sucessor na presidência do TRE-MA, desembargador Cleones Cunha
NA REUNIÃO do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais, realizada na última semana de março, em Poconé, o ex-presidente do TRE-MA, desembargador Ricardo Tadeu Bugarin Duailibe recebeu a Medalha do Mérito Eleitoral Ministro Carlos Augusto Ayres de Freitas Britto, como reconhecimento nacional do seu devotado trabalho para a Justiça Eleitoral do Brasil. À direita, Ricardo com o seu sucessor na presidência do TRE-MA, desembargador Cleones Cunha
HÁ POUCO TEMPO, o empresário (aposentado) Nicolau Duailibe Neto festejou a chegada do seu primeiro tetraneto. Agora, com 98 anos de idade que festeja no próximo sábado, ele teve a felicidade, esta semana, de ganhar de uma só vez, três bisnetos. São os trigêmeos, filhos do neto Gilberto Duailibe Ferreira, vistos com eles na foto.
HÁ POUCO TEMPO, o empresário (aposentado) Nicolau Duailibe Neto festejou a chegada do seu primeiro tetraneto. Agora, com 98 anos de idade que festeja no próximo sábado, ele teve a felicidade, esta semana, de ganhar de uma só vez, três bisnetos. São os trigêmeos, filhos do neto Gilberto Duailibe Ferreira, vistos com eles na foto.

Eleição na UFMA
Com a constituição pelo Conselho Universitário da UFMA, na última sexta-feira, da comissão coordenadora do processo de consulta prévia para os cargos de reitor e vice-reitor, foi dada a largada para a sucessão da reitora Nair Portela, cujo mandato acaba em novembro próximo.
Rompida com o ex-reitor Natalino Salgado, que assegurou sua eleição há 4 anos, Nair encontra dificuldade para escolher um nome capaz de unir o seu grupo e fazer o seu sucessor.
Ela tem dito que não concorrerá à reeleição, embora o regimento da UFMA lhe permita esse direito.

Eleição na UFMA 2
A poucos meses da consulta, a ser realizada provavelmente em junho, os pretensos candidatos correm contra o tempo para tentar se viabilizar na disputa e garantir um lugar na lista tríplice a ser encaminhada ao MEC.
Observadores mais atentos da vida acadêmica dão como certo que é muito difícil qualquer um dos nomes especulados até o momento ameaçar o amplo favoritismo de Natalino Salgado e tirá-lo do primeiro lugar na preferência da comunidade universitária.

Previdência
Se a reforma da Previdência for aprovada, a economia para os estados chegará a 329 bilhões e 500 milhões de reais em dez anos.
Resultado de estudo do Ministério da Economia, mas é pouco.
Para convencer os congressistas, será preciso abrir os números de forma muito detalhada. Tarefa nada difícil na era dos computadores.
A projeção deve vir acompanhada de cálculos atuariais, que permitem perceber com clareza o que acontecerá em 10, 20 e 30 anos ou mais.
Com a simples estimativa, a reforma da Previdência ficará sem força de convencimento e não irá longe.

Praxe nas Academias
Geraldo Carneiro foi escolhido por Cacá Diegues para dar as boas-vindas ao cineasta, dia 12 de abril, em sua posse
na Academia Brasileira de Letras.
Eleito recentemente, Inácio de Loyola Brandão será empossado na ABL no final de junho e convidou para fazer o discurso em sua homenagem o
poeta Antonio Torres.
Em São Luís, Roberto Franklin Falcão da Costa receberá as boas-vindas de Antonio Norberto em sua posse, dia 11, às 19h, na Academia Ludovicense de Letras, onde vai ocupar a cadeira número 40.

Excesso e escassez
Professores de Economia, quando se referem ao sistema tributário brasileiro, lembram a teoria do morcego.
Explico: o morcego tira do boi a quantidade exata para poder se recompor. No dia seguinte, volta a fazer a mesma coisa. Sabe que, se sugar demais, o boi se desnutre, enfraquece e morre. Com isso, o próximo a morrer será o morcego.
A maioria dos governos não quer saber desse exemplo.

Nosso São João em São Paulo
Considerado uma das maiores festas populares do Brasil, o São João de São Luís será apresentado de quinta-feira (4) até sábado (6) no Mercado Municipal de São Paulo, sempre a partir das 11h. Quem passar pelo local poderá degustar as comidas típicas desta Capital e se encantar com as cores e ritmos das apresentações culturais que conquistam o público e atraem cada vez mais pessoas para o Maranhão durante o mês de junho - mês da efervescência dos festejos.

TRIVIAL VARIADO
Nesta sexta-feira, uma grande festa relembrará, no Espaço Gaia, na Ponta d’Areia, as mil e uma noites da antiga Boate Genesis que marcou a vida noturna de São Luís, com o melhor do repertório dos anos 1970, 1980 e 1990.

Quem está mudando de idade hoje é o cerimonialista e decorador José Augusto Pestana. Ele comemora 79 anos e garante que a grande festa está reservada para esta mesma data, em 2020, quando completa 80 anos.

Ernane Sarney está soltando foguetes para comemorar o nascimento de sua neta Maria Victória, filha de seu filho Ricardo, fruto do seu casamento com Sandra.

Para fugir de decisões: é comum em casas legislativas, de Norte a Sul do país, a suspensão de votações, sob argumento de “falta clima”. Qual deles procuram? Equatorial, tropical, temperado, desértico, semiárido, frio de montanha ou polar?

No Congresso Nacional, as frentes parlamentares são muito mais fortes do que os partidos políticos. Hoje, será criada, a todo vapor, a da Micro e Pequena Empresa. Em média, são 40 por ano.

Nos últimos 12 meses, o governo federal pagou 373 bilhões e 400 milhões de reais para rolar sua imensa dívida. Dinheiro que sai do bolso de cada contribuinte de impostos.

Nos últimos dez anos, 1 milhão de candidatos foram reprovados no exame da Ordem dos Advogados do Brasil, exigido para permitir o exercício da profissão. Faculdades, boa parte pagas, seguem funcionando como fábricas de diplomas com intervenção tímida do Ministério
da Educação.

Entra ano, sai ano e se confirma: não há escolas de qualidade para gestores do setor público no país em número suficiente que atenda às necessidades.

Começaram a circular os convites para a sessão solene de posse do advogado Bruno Duailibe Pinheiro como membro efetivo do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, dia 15 de abril, às 17h. Na mesma sessão será descerrada a foto do desembargador Ricardo Duailibe na galeria dos ex-Presidentes
daquela Corte.


DE RELANCE

Aleluia, Aleluia
Estão cada vez mais avançados os preparativos para o mais charmoso e elegante evento da Páscoa deste ano em São Luís, com a reedição de um evento tradicional: o Baile da Aleluia, no dia 20 de abril. Repaginado e com o título de “Aleluia, Aleluia”, o bailinho para pouco mais de 100 convidados, será realizado na casa de vinhos e restaurante Oak Wine, reunindo no palco atrações musicais de tirar o fôlego.

Aleluia, Aleluia 2
Vale destacar que no bailinho “Aleluia, Aleluia” os convidados usarão belíssimas camisetas no tom violeta, criadas por Jovelino Furtado e confeccionadas pela mais famosa fábrica do ramo desta cidade, a Malharia Bege, de Rosamy Belisário. E as atrações musicais serão blocos tradicionais, baterias de escola de samba, banda de música dos velhos carnavais e show de artistas locais e nacionais. Com uma programação que começa às 17 horas e pode se estender até a meia-noite.

Degustação de vinhos
O empresário Augusto Diniz será o anfitrião de hoje à noite, no Bistrô Alameda Trinta, quando reúne um expressivo grupo de amigos para uma degustação especial de vinhos com as presenças de Diego Arrebola e Gabriele Frizon, considerados os melhores sommelier´s do Brasil. Na quinta-feira, às 16h, os dois vão oferecer um workshop voltado aos profissionais de bares, hotéis e restaurantes, na Oak Wine. No mesmo dia, às 20h, no restaurante do Hotel Blue Tree, será feito o lançamento do Wine Celebration para patrocinadores e outros convidados.

Enxergando adiante
Faltando um ano e meio para as eleições municipais, os partidos preveem renovações nas câmaras municipais. Algo como os 50 por cento da Assembleia Legislativa. Por isso, começam a conceber novas formas de apresentação dos candidatos, que evitem a fuga de votos. Vencer as eleições não tem mérito em si. O valor está na concretização, durante o mandato, dos objetivos expostos nas campanhas.

Cai Índice de Confiança
Apesar das consecutivas reduções, o o Índice de Confiança do Empresário Industrial do Maranhão ainda aponta quadro de otimismo. Após decrescer 0,2 pontos de janeiro para março, o Índice apresentou mais um decréscimo. Em março, variou -2,2 pontos, acumulando uma queda de 2,4 pontos em relação a janeiro e estabelecendo-se em 59,1 pontos.

Cai Índice de Confiança 2
Segundo o estudo, elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), entre os fatores que colaboraram para o resultado, estão as condições atuais da economia brasileira que, pela avaliação dos empresários maranhenses, encontram-se piores. No entanto, mesmo com as consecutivas reduções, o índice de confiança em questão ainda aponta um quadro de otimismo no Estado.

Fake news
Um diretor da Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV), aponta um caminho para combater as chamadas fake news: “Responsabilizar as empresas de tecnologia como se fossem de mídia, porque há monetização de seus espaços com os anúncios, há um público anunciante, e elas não seguem as mesmas regras das demais emissoras”.

Oportunidades na Flórida
A maranhense Mércia de Alencar Almeida, radicada há alguns anos na Flórida (EUA), desembarca com uma grande equipe nos próximos dias em São Paulo para participar da Florida Prime Expo, voltada para a divulgação da Florida como alternativa de vida e investimento, oferecendo oportunidades imobiliárias e de negócios. Haverá exposição contínua de imóveis residenciais e comerciais e palestras sobre imigração, internacionalização de empresas, adaptação de vida nos EUA, tributação e investimentos comercias nos dias 11 e 12 deste mês, no Tivoli Mofarrej São Paulo Hotel.

Para escrever na pedra:
“Somos nossa memória, somos esse quimérico museu de formas inconstantes, esse montão de espelhos
rompidos”. De Jorge Luís Borges.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.