Literatura

Literatura e psicanálise em obra inédita de William Amorim

Do psicanalista, escritor e professor, o livro “O Amor em uma aprendizagem ou o livro dos prazeres” será lançado amanhã (4), às 19h, na Livraria e Espaço Cultural Amei

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
William Amorim
William Amorim (William Amorim )

SÃO LUÍS - “O que é o amor e como exprimir o inexprimível são algumas das questões que o escritor William Amorim aborda no livro“O Amor em Uma Aprendizagem ou o livro dos prazeres: uma abordagem psicanalítica”, a ser lançado amanhã (4), às 19h, na Livraria e Espaço Cultural Amei (São Luís Shopping). O autor parte da confluência entre literatura e psicanálise e interroga Freud e Lacan, confronta críticos literários e invoca o pensamento grego, culminando com uma análise da obra de Clarice Lispector. A entrada é franca.

O livro, com 151 páginas e dividido em capítulos, trata do que o amor e a literatura têm de mais instigante, que é a busca de um significante perdido, um pressentimento de incompletude. “É um livro no qual eu tento fazer algo com as minhas três grandes paixões: Psicanálise, Literatura e Clarice Lispector. Espero conseguir, de algum modo, transmitir minimamente essas paixões para os leitores”, resume o escritor.

“O Amor em uma aprendizagem ou livro dos prazeres” foi lançado nacionalmente em março deste ano, em Santa Catarina. “Não conheço um tema mais demasiado humano do que o amor. O amor é privilégio do ser de fala apenas. Os animais não amam porque não fazem metáfora, não podem passar da função de amante a amado, nessa substituição necessária que produz a significação do amor. Não bastasse isso, o amor é o tema, por excelência, da literatura desde sempre. Inspirou poetas, filósofos e, claro, psicanalistas. Afinal, no princípio da psicanalise está o amor”, diz.

William Amorim, que é também psicanalista, diretor do Corpo Freudiano da Escola de Psicanalise, escritor, mestre em Psicanálise e Literatura pela UFPE, professor e chefe da Divisão de Qualidade de Vida do IFMA, campus Monte Castelo, conta que sempre se interessei por esse tema. “Lembro-me de que, na adolescência, ao ler o romance ‘Romeu e Julieta’, de Shakesperare, fiquei muito intrigado com uma frase de Mercúrio a Romeu: ‘Se o amor é cego, não pode acertar o alvo’. Poderia dizer que levei dois anos para pesquisar e escrever o livro. Contudo, é mais justo admitir que, conscientemente, minha investigação iniciou-se com Shakespeare e ganhou contorno e sentido com minha análise pessoal. O livro é apenas o efeito disso, desse percurso”, revela.

O psicanalista tem vários artigos publicados em revistas e livros. No campo da literatura, é coautor de “Internautas: os chips reinventando nosso dia a dia” (Ed. Melhoramentos / SP) e acaba de publicar, em parceria com a poeta Roseana Murray, o livro de poemas “Gatos” (Ed. Penalux), a ser lançado no Rio Grande do Sul, no fim de abril. William Amorim tem ainda dois outros livros em que trata da psicanálise e como palestrante nas áreas de literatura e de psicanálise, viaja o Brasil com o projeto “Ateliê Poético-Psicanalítico”, desenvolvido Roseana Murray.

Serviço

O quê

Lançamento do livro “O Amor em Uma Aprendizagem ou o livro dos prazeres: uma abordagem psicanalítica”, de William Amorim

Quando

Amanhã, às 19h

Onde

Livraria e Espaço Cultural AMEI (São Luís Shopping)

Preço do livro: R$ 45,00

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.