Doações

Hemomar registra baixa no número de doadores de sangue

Centro de Hematologia ressalta que, pelo menos, 5% da população maranhense deveria doar sangue para manter o estoque em número adequado

Emmanuel Menezes / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Diariamente, a Hemomar recebe 130 doações por dia, em todo o Maranhão, mas há necessidade de mais
Diariamente, a Hemomar recebe 130 doações por dia, em todo o Maranhão, mas há necessidade de mais (Hemomar)

SÃO LUÍS - As doações de sangue no Centro de Hematologia do Maranhão (Hemomar) têm registrado números preocupantes. Segundo Maria do Socorro Ferreira, coordenadora do setor de captação de doadores da Hemomar, o ano de 2019 teve, em todos os meses, números abaixo do esperado. “A coleta é uma necessidade que a cada dia vem crescendo, e em contrapartida o número de doadores vem caindo. Nós estamos com um estoque crítico, mesmo após a campanha de Carnaval”, diz a coordenadora.

Por dia, o centro recebe 130 doações, mas para deixar o banco de sangue abastecido é preciso muito mais. “Tivemos uma baixa no número de doadores nos meses de fevereiro e março. A última campanha que realizamos bateu sua meta e supriu o estoque pra atender os pedidos do período de Carnaval. Mas durante o resto do mês de março o número de doadores diminuiu ainda mais”, explica Maria Ferreira. A coordenadora reforçou o pedido e disse que uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas.

Segundo dados divulgados em 2018, no Maranhão, apenas 1,8% da população doa sangue. Para ajudar a quem precisa, seria necessário que 5% da população maranhense fosse doadora. “A população precisa entender que é de sua responsabilidade manter esse estoque em condições adequadas para atender a quem precisa, principalmente as situações de maior urgência”, frisa. Tudo começa na recepção do Centro, onde pessoas entre 16 e 69 anos que querem doar sangue são cadastradas.

Empresas e comunidades interessadas em fazer a coleta externa precisam solicitar o agendamento com antecedência na Coordenação de Coleta Externa, por meio do telefone (98) 3216-1124. Outra modalidade é o atendimento de grupos no hemocentro. O agendamento em grupo pode ser feito pelo telefone 3216-1134.

Além do Hemomar, em São Luís, existem Núcleos de Hemoterapia localizados nas cidades de Imperatriz, Balsas, Santa Inês, Caxias, Pedreiras, Pinheiro e Codó. Na capital, os interessados contam com o Hemomar, localizado na Rua Cinco de Janeiro, s/n, bairro da Jordoa. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h às 12h.

SAIBA MAIS

PARA DOAR SANGUE

Estar em boas condições de saúde;
Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam de autorização;
Pesar no mínimo 50 kg;
Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);
Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);
Não ter ingerido bebida alcoólica 12 horas antes da doação;
Apresentar documento oficial com foto;
Não ter colocado piercing ou tatuagem (somente poderá doar sangue após 12 meses);
Não ter feito endoscopia, no período mínimo de seis meses;
Entre uma doação e outra é necessário respeitar o intervalo para reposição de ferro pelo organismo, mulheres devem aguardar 120 dias, nos homens o período compreende 90 dias.

ATO SOLIDÁRIO

No próximo dia 6 de abril, das 8h às 15h, o Projeto Irmãos de Sangue realizará na Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, localizada no Cohatrac, em São Luís, uma chamada especial para novos doadores.
O evento traz como lema “Doação de sangue é um ato voluntário de solidariedade, que salva vidas”. Os moradores e fiéis da região devem seguir os requisitos exigidos pela Hemomar caso estejam interessados em fazer a doação de sangue no local.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.