COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
DE VOLTA à Ilha, depois de um acidente que sofreu no aeroporto de Guarulhos em São Paulo, Rose Brunet Medeiros, mesmo ainda usando cadeira de rodas, está começando a sair de casa para encontros com amigos queridos nos lugares da moda. Domingo, no restaurante Cabana do Sol, ela e o marido Eli Medeiros dividiram mesa com Rosimar e José Carlos Salgueiro, que em outubro deste ano comemoram 50 anos de casados
DE VOLTA à Ilha, depois de um acidente que sofreu no aeroporto de Guarulhos em São Paulo, Rose Brunet Medeiros, mesmo ainda usando cadeira de rodas, está começando a sair de casa para encontros com amigos queridos nos lugares da moda. Domingo, no restaurante Cabana do Sol, ela e o marido Eli Medeiros dividiram mesa com Rosimar e José Carlos Salgueiro, que em outubro deste ano comemoram 50 anos de casados
QUEM fez uma participação mais do que especial, sábado passado, na peça Pão com Ovo, em cartaz no Teatro João Caetano, no Rio de Janeiro, foi a cantora maranhense Alcione, na foto com os atores conterrâneos César Boaes, Adeilson Santos e Charles Júnior, que estão fazendo o maior sucesso na Cidade Maravilhosa. Na noite anterior, foi a vez de outra maranhense, a digital influencer Thaynara OG. Além dessas duas estrelas, os atores estão recebendo no palco o famoso ator Beto Carramanhos. O espetáculo ficará em cartaz no Rio durante todo o mês de abril
QUEM fez uma participação mais do que especial, sábado passado, na peça Pão com Ovo, em cartaz no Teatro João Caetano, no Rio de Janeiro, foi a cantora maranhense Alcione, na foto com os atores conterrâneos César Boaes, Adeilson Santos e Charles Júnior, que estão fazendo o maior sucesso na Cidade Maravilhosa. Na noite anterior, foi a vez de outra maranhense, a digital influencer Thaynara OG. Além dessas duas estrelas, os atores estão recebendo no palco o famoso ator Beto Carramanhos. O espetáculo ficará em cartaz no Rio durante todo o mês de abril

Centro Histórico
O Centro Histórico de São Luís tem centenas de casarões plenamente georeferenciados. Se sabe quem é o dono, se está habitado ou não, as condições, se boas ou de risco, e quais estão tombados pelo Iphan.
Do ponto de vista oficial, algo absolutamente novo.
Os dados se encaixam como luva no projeto que o prefeito Edivaldo Holanda Jr toca, com o propósito de dar outra cara ao Centro Histórico da capital.
Um exemplo para ser copiado: em Salvador, está em vigência uma lei que dá à Prefeitura o direito de ficar com o imóvel caso o dono não queira cuidar, como acontece aqui em São Luís.

Marcha
Já chega a quase 100 o número de prefeitos maranhenses inscritos na XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, programada para os dias 8 a 11 de abril, no Centro Internacional de Convenções do Distrito Federal.
Há quem afirme que o número já é quase três vezes maior que a média das participações maranhenses nas marchas anteriores. E a tendência de crescimento permite a projeção de participação de mais de 150 prefeitos.
Realizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), a marcha dos prefeitos integra o calendário de ações municipalistas nacionais. Como bandeira mais alta a ser levantada pelos prefeitos, está a correção dos valores dos programas federais, que estão no mesmo patamar há 12 anos, com evidente perda
para a inflação do período.

Falta percepção
A tão repetida e preterida palavra reforma deixa claro que os responsáveis pela legislação no País insistem em não entender: ela oferece a oportunidade da retirada de obstáculos do áspero caminho para o desenvolvimento do país.
Será que é tão difícil a compreensão?
A cada nova legislatura, cria-se a expectativa de que os congressistas mostrarão que se preocupam com o futuro do País e não apenas com interesses eleitoreiros, a começar pela preservação do dinheiro das emendas parlamentares.

Cenário
A decisão do ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), que suspende a execução da pena de prisão para condenados em segunda instância, beneficiando Caso o Supremo Tribunal Federal mantenha na pauta do próximo dia 10 de abril o reexame da soltura de presos condenados em segunda instância, até que todos os recursos posteriores sejam examinados, o cenário será de caos na segurança de todo o país.
A soltura do ex-presidente Lula, preso e condenado em segunda instância, aguardando julgamento de outros processos, representaria a liberação de outros 170 mil presos em execução provisória de pena.

Dados do CNJ
Dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com base em dados do Banco Nacional de Monitoramento de Presos, mostram que há 706 mil presos no Brasil, entre os quais 169 mil (23,9%) na condição de execução provisória
da pena, na mesma situação de Lula, com início do cumprimento de pena após condenação em segunda instância.

Livro sobre o amor
O escritor e psicanalista William Amorim vem esta semana a São Luís para o lançamento do seu terceiro livro, no qual faz uma bela e inteligente abordagem sobre o amor. Com o título O amor em uma aprendizagem ou o livro dos prazeres, a obra já teve lançamento nacional em Santa Catarina, pela editora Penalux. Nesta Capital, o
coquetel de lançamento será quinta-feira, dia 4, às 19h, na livraria e espaço cultural AMEI, no São Luís Shopping.

TRIVIAL VARIADO
O Senado não tem mais o que fazer: hoje realizará audiência pública sobre denúncias de uso de doping nos treinamentos e competições de fisiculturismo. Fica distante, como quase sempre, dos verdadeiros problemas do país. Um deles: a pressão da Previdência sobre o déficit público.

Os que chegam do Rio de Janeiro têm mais um motivo para dizer que “a cidade está um lixo”. No Centro e nos bairros, pilhas de resíduos se acumulam. A dívida com a empresa, que faz o transporte de 7 mil e 200 toneladas por dia, vai a 73 milhões de reais, sem previsão de pagamento.

A 1º de abril de 1994, a Câmara dos Deputados pediu à Polícia do Rio de Janeiro cópia dos documentos que apontavam ligações de parlamentares com o jogo do bicho. Em homenagem à data, nunca chegaram. Passados 25 anos, está mais do que claro: trata-se de uma instituição enquadrada na categoria ninguém sabe, ninguém vê.
Os fotógrafos Ribamar Pinheiro e Diego Lima, tem encontro marcado hoje em São Paulo com os fotógrafos, Cacá Rodrigues, Débora Ghelman e Isabelle Hattink, para mais um congresso internacional da fotografia.

Comentário de uma fã dos irmãos Sandy e Júnior, depois de garantir a reserva de um lugar no show do reencontro da dupla: “Estou muito emocionada, porque eles fizeram parte de toda a minha infância e adolescência. Foram a trilha sonora da minha vida”.

DE RELANCE

Depois do futuro
“Mais do que em qualquer outra época na História, a humanidade encontra-se diante de uma encruzilhada. Um lado conduz ao desespero e a um profundo desamparo. O outro, à extinção total. Rezemos para que tenhamos a sabedoria de escolher corretamente”. A frase é de Woody Allen e tem tudo a ver com a época em que estamos vivendo, mas foi escrita há exatos 40 anos, em um texto publicado no jornal The New York Times sob o título “Meu discurso para formandos”.

Uma história rasa
Se o presidente Jair Bolsonaro não tivesse determinado a comemoração nos quarteis, os 55 anos do golpe de 64 teriam passado em branco. A imprensa já não se ocupa de efemérides e, provavelmente, teria ignorado o aniversário, por não ser data redonda, e só voltaria a falar do que significaram os 21 anos de ditadura em 2024, quando o golpe virar sessentão. Nas escolas, não se falaria daquele 31 de março, até porque a História do Brasil é contada com a profundidade de um pires.

A turma do contra
Muitas movimentações contra a Revolução de Março de 1964 ganharam espaço na mídia nos últimos dias. Uma soma de desconhecimento da história, com boa dose de má fé, justifica esta leitura romântica do que foi a intervenção militar em 31 de março de 1964, atendendo um clamor popular. Caso as Forças Armadas não tivessem atendido ao clamor da sociedade, teríamos a ditadura que os movimentos “democratas defendiam”: a ditadura do proletariado.

O que vem depois?
Passado o 31 de março e o debate sobre golpe e ditadura, com cada lado só podendo defender seu ponto de vista porque o Brasil retornou à democracia, convém ajustar o foco para o futuro: abril é o mês de tratar da reforma da Previdência, que, de uma forma ou de outra, afetará a vida de todos os brasileiros.

Vacina contra a gripe
Clínicas da rede privada de São Luís já começaram a oferecer as doses da vacina quadrivalente contra a gripe, que imuniza contra quatro tipos de vírus Influenza (incluindo o H1N1). Neste ano, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe começará no dia 15 de abril e vai até o dia 31 de maio. E será, inicialmente, direcionada a gestantes e crianças na faixa etária dos seis meses aos seis anos de idade. Na sequência, os demais grupos - como as pessoas acima dos 60 anos, doentes crônicos e professores - poderão procurar a dose nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Vacina contra a gripe 2
A vacina contra a gripe protege contra três tipos de vírus Influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B. Em relação à vacina do ano passado, foi atualizada com subtipos diferentes nas cepas H3N2 e B, por isso a importância de repetir a dose nesta temporada. A vacina é produzida com vírus mortos, sem risco de causar infecção. A recomendação é de que seja administrada no período da campanha.

Ligação sólida e antiga
A propósito da visita do presidente Jair Bolsonaro a Jerusalém, não custa lembrar que a ligação do Brasil com Israel é sólida e antiga. O brasileiro Osvaldo Aranha presidiu, em 1947, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) que decidiu pela criação da nova nação no Oriente Médio.
Da mesma forma, nosso país mantém uma importante e efetiva relação com o mundo árabe, parceiro comercial e cuja influência ajudou a construir a identidade brasileira,
no idioma, na gastronomia, na música e no desenvolvimento em áreas que vão do comércio à medicina.

“Laços e lenços” no Aldenora Bello
Uma centena de lenços foi doada a pacientes em tratamento contra o câncer no Hospital Aldenora Bello, no último sábado. A ação social, intitulada “Laços e Lenços”, foi organizada pela Caixa de Assistência dos Advogados do Maranhão, em parceria com a Comissão da Mulher e da Advogada, da Ordem dos Advogados do Brasil no Maranhão, finalizando com chave de ouro as atividades realizadas em homenagem ao Mês da Mulher.

Para escrever na pedra:
“Se você não consegue encontrar a paz dentro de si mesmo, você nunca a encontrará em nenhum outro lugar”. Marvin Gaye (1939-1984), cantor, produtor e compositor norte-americano, cuja morte completa 35 anos

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.