Ação criminosa

Clima na unidade da Funac esquenta com fuga de quatro adolescentes

Quatro internos do centro socioeducativo do São Cristóvão se rebelaram, fizeram reféns e fugiram; apenas um foi recapturado pela polícia

Ismael Araújo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Centro Socioeducativo do São Cristóvão de ontem quatro pelores fugiram ontem
Centro Socioeducativo do São Cristóvão de ontem quatro pelores fugiram ontem (Funac)

SÃO LUÍS - Guarnições da Polícia Militar, inclusive do Batalhão de Operações Especiais (Bope) ainda na tarde de ontem realizavam diligências em vários pontos da Região Metropolitana de São Luís visando apreender os fugitivos do Centro Socioeducativo de Internação do São Cristóvão, órgão da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac). No início da manhã ocorreu uma rebelião nessa unidade. Os rebelados fizeram monitores reféns e quatro deles conseguiram fugir. Há informações de que 15 internos participaram do motim.

A movimentação de policiais e viaturas foi intensa durante todo o período da manhã de ontem no centro socioeducativo. A polícia informou que os internos participavam de uma atividade quando um deles, portando um chuço, rendeu dois monitores. Houve luta corporal e as vítimas tiveram ferimentos leves, foram medicados e liberadas.

Quatro adolescentes aproveitando o clima de tumulto no local conseguiram fugir, escalando o muro de quase três metros de altura e que ainda tem uma cerca de aço inoxidável em forma de espiral.

A polícia foi acionada, realizou incursões pelo bairro do São Cristóvão e encontrou um dos fugitivos dentro de uma caixa d’água. Foi pedido reforço policial, inclusive do Bope e começaram um cerco na Ilha com o objetivo de recapturar os outros fugitivos.

Apurar

A Funac, por meio de nota, confirmou o tumulto no Centro Socioeducativo de Internação do São Cristóvão, que resultou na fuga de quatro adolescentes e dois servidores foram feitos reféns, com ferimentos leves.

A nota informou, também, a recaptura de um dos fugitivos e que a PM continua em diligências para localizar os demais e reconduzi-los à unidade. A Fundação vai apurar a fuga administrativamente e adotar as medidas necessárias.

Outras ocorrências

Segundo a polícia, este ano já foram registrados três casos de fuga na unidade da Funac no Ouro Verde, na cidade de Imperatriz. Um deles no dia 20 de fevereiro quando os adolescentes que estavam no momento de lazer e a maioria jogava futebol. Quatro internos, utilizando pedaço de ferro pontiagudo, dominaram os monitores e, em seguida, fugiram pularem o muro pela caixa d’água.

Ainda nesse dia, dois internos foram recapturados nas proximidades e levados para a unidade. No dia 22 de fevereiro foram recapturados os outros fugitivos pela guarnição militar em uma residência abandonada, no Parque Independência, zona periférica de Imperatriz.

O tenente-coronel Brito Júnior, comandante do 14º Batalhão da Polícia Militar, declarou que um dos recapturados era acusado de latrocínio (roubo seguido de morte) que teve como vítima o vigilante de uma escola do residencial Itamar Guará, Jackson Douglas Alves de Oliveira, ocorrido no ano passado. O outro menor responde também por latrocínio e a vítima foi o soldado do Exército do 50º BIS, José Rodolfo de Sousa Rabello, que ocorreu em 2018, em Imperatriz.

No dia 2 de fevereiro, dois menores conseguiram burlar a segurança e escaparam dessa unidade. Segundo a polícia, os internos aproveitaram a ausência de funcionários na unidade e fugiram em direção a uma área de matagal. Os policiais realizaram rondas na cidade e no mesmo dia um dos menores foi apreendido, no Parque Santa Lúcia.

O adolescente apresentava escoriações pelo corpo que de acordo com a polícia, provenientes da fuga. A polícia registrou, também, uma fuga nessa unidade na tarde do dia 31 de janeiro deste ano. Um adolescente de 16 anos, que estava na cozinha sozinho, aproveitou para ter acesso ao telhado e em seguida pular o muro e se embrenhou pelo matagal.

Número

4

foi o número de adolescentes que fugiram da unidade da Fundação da Criança e do Adolescente do São Cristóvão, mas um deles foi recapturado horas depois da fuga

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.