Inundação

650 pessoas estão desabrigadas na cidade de Boa Vista do Gurupi

Nível do rio Gurupi subiu drasticamente e o prefeito Antonio Batista de Oliveira decretou Situação de Emergência no município; Defesa Civil iniciou o processo de alerta aos moradores que estão em áreas de risco de inundação

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Com a enchente do rio Gurupi invadindo as ruas da cidade, muitos moradores foram desalojados de sua casas
Com a enchente do rio Gurupi invadindo as ruas da cidade, muitos moradores foram desalojados de sua casas (Divulgação)

BOA VISTA DO GURUPI - Os moradores da cidade de Boa Vista do Gurupi, localizado a 290 quilômetros de São Luís, estão passando por dificuldades após as fortes chuvas registradas no final de semana. O nível das águas do rio Gurupi subiu drasticamente, extrapolando a série histórica de volume das águas e inundando áreas habitadas. Por esse motivo, a prefeitura decretou, no domingo,31, Situação de Emergência.

Segundo a prefeitura, mais de 650 pessoas estão desabrigadas. A cidade já possui sete alojamentos, sendo três deles em escolas, três em prédios públicos e um no Centro Cultural da Igreja Católica do município. Por conta dessa situação, as aulas estão suspensas por tempo indeterminado.

O Decreto nº 002 de 31 de março de 2019, assinado pelo prefeito Antonio Batista de Oliveira, exige que todos os órgãos públicos estejam atuando em conjunto, sob a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, para ajudar as famílias afetadas na cidade. Autoriza, ainda, a convocação de voluntários para ações de resposta, aptas a realizar campanhas para arrecadar recursos e facilitarem as ações assistenciais aos moradores atingidos.

A Defesa Civil municipal iniciou o processo de alerta aos moradores que estão em áreas de risco de inundação. É relevante destacar que a previsão de chuvas para o mês de abril é igual ou superior as chuvas do mês de março. Por este motivo, as chances de novas enchentes no município não estão descartadas.

Outas cidades
O Estado noticiou, no último sábado,30, que nos municípios de Trizidela do Vale e Pedreiras também existe a ameaça de inundação do rio Mearim, atualmente com 5,49m e com tendência de baixa. A última enchente que atingiu as duas cidades foi registrada em abril de 2018. Em Trizidela, 265 famílias foram atingidas e 131 estiveram distribuídas em 10 abrigos que foram montados para receber as vítimas.

Já em Pedreiras, uma das cidades mais atingidas pelas enchentes, 513 famílias foram atingidas pelos temporais e 131 ficaram em abrigos localizados no município, segundo a Defesa Civil municipal. Por conta das enchentes, 17 municípios entraram em estado de calamidade e sete cidades em estado de emergência.

Neste ano, os municípios de Alto Alegre do Pindaré, Santo Amaro, Santa Helena, Barreirinhas, Araguanã, Boa Vista do Gurupi, Turilândia e Bacurituba já estão em alerta. Equipes da Corporação jun­to às coordenadorias municipais seguem em monitoramento, a fim de orientar e prestar auxílio em Situação de Emergência.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.