Acidentes

Trânsito já provocou 24 mortes este ano na Ilha

Um dos últimos acidentes fatais ocorreu no domingo, 31, nas proximidades do Detran, na Vila Palmeira; a vítima foi um enfermeiro que seguia para o trabalho pilotando uma motocicleta

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Motocicleta pilotada pelo enfermeiro ficou no chão; vítima foi arrastada pela carreta
Motocicleta pilotada pelo enfermeiro ficou no chão; vítima foi arrastada pela carreta (Motoqueiro morre)

SÃO LUÍS - Números alarmantes. Oito pessoas perderam a vida em acidentes de trânsito ocorridos em março, na Região Metropolitana de São Luís. Em fevereiro, houve quatro mortes, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP), o que indica um aumento de 100% de um mês para o outro. Nos três primeiros meses deste ano, foram registradas 24 mortes na Ilha. No mesmo período de 2018, as estatísticas apontaram 18 óbitos.

Um dos últimos casos ocorreu na manhã de domingo, 31, a poucos metros do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), na Avenida dos Franceses, na Vila Palmeira. O sargento Luís Rabelo, lotado no 9º Batalhão da Polícia Militar, informou que a vítima foi o enfermeiro Márcio Ferreira Araújo, de 29 anos, que conduzia uma motocicleta de placa PPS 6510, e estaria a caminho do serviço.

O militar ainda declarou que a vítima pilotava sua moto e no sentido bairro Alemanha. Ao tentar desviar de um carro de passeio, de modelo e placa não identificados, o enfermeiro acabou caindo e foi arremessado para debaixo de um caminhão de placa KKQ 8064, que tinha como motorista Francisco Alexandre da Silva, de idade não revelada. O veículo estava carregado de gesso.

Sem perceber que o motociclista estava sob o caminhão, o caminhoneiro o arrastou por alguns metros na via. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada, mas quando chegou ao local encontrou a vítima sem vida. O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML), no Bacanga, para ser autopsiado.

No local do acidente fatal, formou-se um longo congestionamento. O trânsito no trecho foi modificado, sob a orientação dos agentes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT). A pista no sentido Alemanha-Vila Palmeira foi utilizada como mão dupla. Após a remoção do corpo, o tráfego foi normalizado.

Investigação

A equipe da Delegacia de Acidentes de Trânsito (DAT), coordenada pela delegada Rosa Maria Nava, está investigando o duplo atropelamento ocorrido no dia 17 do mês passado, na Avenida Carlos Cunha, no Jaracati, que resultou na morte de Wdysson Ruan Silva Pereira, de 1 ano. O pai da criança, Wundeson Alves Pereira, ficou gravemente ferido e até ontem permanecia internado no Hospital Municipal Djalma Marques, o Socorrão I, no Centro.

A delegada informou que foi instaurado inquérito policial para apurar o fato, com prazo de um mês para as investigações. Uma vez concluída a investigação, o caso será encaminhado ao Poder Judiciário. A polícia já solicitou o resultado dos exames periciais e requereu as imagens da câmera de vídeo da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e da agência do Banco do Brasil localizadas nas proximidades do trecho onde pai e filho foram atropelados. Testemunhas serão ouvidas na delegacia, dentre elas a mãe da criança, de nome não revelado.

A delegada declarou que a mãe do bebê presenciou o acidente. Wundeson Alves estava com o filho no braço e, ao tentar atravessar a pista da Avenida Carlos Cunha, no Jacarati, foi atropelado por um veículo vermelho, de modelo e placa não identificados. As duas vítimas sofreram múltiplas lesões e foram levadas para o Socorrão I, mas Wdysson Pereira não resistiu aos graves ferimentos e morreu na noite do último dia 19.

Outras vítimas

Também no mês passado perderam a vida em acidentes de trânsito Alexandre Magno Paixão Machado, de 38 anos, na Vila Riod; José Martinho Costa, de 50 anos, no centro de São José de Ribamar; Ana Camila dos Santos Costa, de 23 anos, no Coroadinho; Domingos Castro Cardoso, de 32 anos, na Ivar Saldanha; e o vendedor ambulante José Ananias Pereira, de 51 anos, no São Cristóvão.

Saiba mais

O corpo de José Antônio Pires Ferreira, de 42 anos, deu entrada no Instituto Médico Legal (IML), no Bacanga, no último dia 30. Há informações de que ele foi vítima de acidente de trânsito e estava internado no Hospital Municipal Clementino Moura, o Socorrão II, localizado na área da Cidade Operária, e morreu. A polícia não informou a data e o local do acidente.

Mais

Ainda ontem, o Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (COREN-MA) enviou uma nota de pesar pela morte do enfermeiro Márcio Ferreira Araújo. “A Diretoria da Junta Interventora do COREN-MA externa sua solidariedade aos familiares, amigos e colegas de profissão neste momento de dor e saudade”.

Números

8 mortes no trânsito durante o mês passado na Ilha

24 pessoas já perderam a vida em casos de acidente de trânsito na Região Metropolitana de São Luís no decorrer dos três primeiros meses deste ano

Cronologia das mortes em acidentes de trânsito ocorridos no mês passado na Ilha

Dia 3: Alexandre Magno Paixão Machado, de 38 anos, na Vila Riod

Dia 4: José Martinho Costa, de 50 anos, no centro de São José de Ribamar

Dia 5: Ana Camila dos Santos Costa, de 23 anos, no Coroadinho

Dia 15: Domingos Castro Cardoso, de 32 anos, na Ivar Saldanha

Dia 17: Wdysson Ruan Silva Pereira, de 1 ano, no Jaracati

Dia 18: José Ananias Pereira, de 51 anos, no São Cristóvão

Dia 31: Márcio Ferreira Araújo, de 29 anos, na avenida dos Franceses, na Vila Palmeira

Fonte: Secretaria de Segurança Pública

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.