COLUNA

Posições para 2020

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25

Nesta semana, a direção municipal do PT, em São Luís, realizará reunião para debater os cenários nacional e na capital maranhense com foco em 2020. A questão do ex-presidente Lula, é claro, sempre é pauta nos encontros petistas. Mas qual a posição dos petistas em São Luís deve ser o ponto principal do debate.
No que se relaciona a São Luís, o PT tentará - desde cedo - buscar espaço de protagonista, seja com candidatura própria ou apoiando candidatos de outros partidos.
A ideia é não repetir o erro de 2018 que, mesmo com o maior tempo no horário gratuito na televisão e rádio, não conseguiu vaga na chapa majoritária nem como suplente de senador.
Para se colocar na disputa pela prefeitura da capital, o PT já articula nomes de destaque no partido como o deputado federal Zé Carlos, o estadual, Zé Inácio é o vereador Honorato Fernandes.
Dos citados, Fernandes, que é presidente do diretório do partido em São Luís, deverá ser o que mais tem condições de ser o nome da legenda, já que, entre os petistas que disputaram um mandato eletivo em 2018, foi o de maior votação na capital.
Apesar de parecer fácil a equação para definição do PT em São Luís, na prática, há muito diálogo que envolve as alas e seus interesses políticos. Basta saber se o PT será só mais um para fazer número na disputa que envolve o quase inexpressivo eleitoralmente no Brasil PCdoB, ou dará mais espaço ao PDT.

Disputa
Dos que podem ser considerados nomes fortes do PT em São Luís, o vereador Honorato Fernandes é um dos cogitados da legenda para 2020.
O vereador de São Luís chegou a ser abordado sobre o assunto e decidiu deixar para o diretório municipal bater o martelo.
Resta saber se o PDT e outros partidos aliados deixarão o PT negociar o seu tempo em rádio e TV na disputa do próximo ano.

Debate ruim
A reunião dos representantes dos concursados das Polícia Militar com o secretário de Comunicação e Articulação Política, Rodrigo Lago, não terminou nada bem.
Lago perdeu a paciência com os argumentos (todos fortes e incontestáveis) dos alunos do Curso de Formação de Soldados que pressionam pela nomeação.
Sem justificativas, Lago soltou palavras fortes contra os manifestantes, chegando a deixar o nível do debate não tão elevado.

Sem coerência
Para tentar livrar a imagem do secretário Estadual de Segurança Pública, Jefferson Portela, o deputado federal Márcio Jerry (PCdoB) tentou desclassificar a denúncia do delegado Thiago Bardal.
Para Jerry, o delegado é um presidiário e as denúncias dele não merecem confiança. No entanto, quando o acusado tem outra coloração partidária, o comunista abusa das postagens nas redes sociais para destacar as acusações contra seus adversários.
No fim, as denúncias somente valem para quem não está do lado do PCdoB. Nos demais casos, o delator falou a verdade e o acusado deve ser condenado. Coerência, onde estás?

Impositiva
Os deputados estaduais terão a oportunidade de discutir e aprovar o orçamento impositivo no Maranhão de novo este ano.
Por três vezes, o deputado César Pires (PV) apresentou a proposta, mas, de joelhos ao governador, a bancada governista conseguiu evitar a tramitação da proposta.
Como a previsão é de que nada de emenda deverá ser liberada em 2019, parte dos deputados aliados de Flávio Dino já fala em se unir e aprovar a chamada emenda impositiva.

Oposição
Os deputados da oposição ao governo Flávio Dino (PCdoB) voltarão esta semana ao debate sobre o pedido de autorização da gestão comunista para contrair novo empréstimo. Desta fez de R$ 623 milhões.
Na sessão de hoje, os deputados do PV Adriano Sarney e César Pires deverão provocar os colegas governistas para que eles defendam o pedido do governador.
A previsão é de que os parlamentares tentem evitar confronto, já que mais de 20 deputados já estão agendados para reunião com o presidente da Casa, Othelino Neto (PCdoB).

Reclamação
Sobre nota de pesar do Legislativo municipal de São Luís, a filha da radialista Helena Leite, Anete Moreira, reclamou da posição tomada pela Câmara de São Luís.
Para Anete, muitos dos membros da Câmara Municipal de São luís contribuíram de forma direta ao falecimento da radialista.
Helena Leite faleceu na madrugada de sábado, 30, vítima de um infarto. A radialista foi enterrada ontem pela manhã no cemitério do Gavião, no Centro.

DE OLHO

R$ 11 milhões é o valor da obra da MA-315 feita pelo Governo do Estado e que, em menos de dois meses já se encontra com problemas que atrapalham o tráfego.

E MAIS

• Na Câmara Municipal de São Luís, a abordagem principal das sessões de abril deverá ser a aprovação do novo plano diretor da cidade.

• Por enquanto, não há informações de que o texto da proposta tenha chegado à Casa.

• Abril é um mês que os pretensos candidatos consideram como um ano antes do período eleitoral. Devido a isso, nomes que pensam em entrar na disputa já intensificam os movimentos para marcar espaços.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.