Editorial

População insegura

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25

Na semana passada, três episódios de assaltos a ônibus deixaram a população que precisa utilizar o transporte coletivo em alerta e muito amedrontada com a insegurança urbana em São Luís. Com um perfil cada vez mais violento, os assaltantes agridem passageiros e não hesitam em desferir tiros à queima roupa em quem tenta resistir a ação criminosa. Foi o que aconteceu na noite da última segunda-feira (25), diante de mais um assalto no Monte Castelo, um dos passageiros tentou retirar a arma de um dos assaltantes e acabou morto com um tiro na cabeça.

Esse não foi o único assalto a ônibus marcado por muita violência ocorrido recentemente. Para citar outro exemplo, na sexta-feira, um grupo de bandidos adentrou um ônibus que faz linha para o Quebra Pote, zona rural de São Luís, desferiu coronhadas na cabeça de um passageiro, que precisou ser atendido em hospital. Segundo depoimentos de passageiros, durante a ação, os assaltantes dispararam diversos tiros dentro do coletivo.

Infelizmente essa rotina de assaltos a ônibus não tem sido um tema pontual dentro da pauta segurança pública em São Luís. Segundo o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de São Luís (SET) nos primeiros três meses do ano já foram registrados mais de 60 casos de assaltos a ônibus na Ilha. Além disso, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário do Estado do Maranhão, Isaías Castelo Branco, declarou que os bandidos têm agido com muita violência nos episódios registrados este ano. O número de assaltos é uma média expressiva que precisa ser analisada com atenção pelos órgãos de segurança pública.

Em meio à turbulência, a Secretaria de Segurança Pública anunciou, como se estivesse fazendo algo que não fosse sua obrigação, que vai intensificar a fiscalização dentro dos coletivos. É uma pena que o anúncio de uma reação só veio após a morte de um passageiro, um trabalhador de 38 anos que provavelmente voltava para a casa depois de um dia cansativo de trabalho. Infelizmente, o retorno aos seus familiares e amigos não aconteceu, pois ele acabou tornando-se mais uma vítima dentro das estatísticas da criminalidade crescente em São Luís.

Intensificar ações de segurança para trazer conforto e segurança para a população é nada mais que o trabalho do poder público. O anúncio para intensificar fiscalização nem era para ter sido alardeado como um grande feito pelo Governo do Maranhão, pois é algo que deveria ocorrer com frequência, coibindo a criminalidade com eficiência não somente no transporte coletivo. Nas ruas da cidade, em pontos considerados como área de lazer, a criminalidade tem sido uma constante e conviver com a insegurança é uma sensação muito ruim que acaba sendo compartilhada pela população.

Como ficam as pessoas que precisam utilizar diariamente o transporte público e são expostas a uma situação de risco diariamente? O que se espera é que essas atividades de fiscalização se tornem uma rotina nas ações do Sistema de Segurança Pública e não realizadas apenas quando acontece uma tragédia. A segurança pública, assim como qualquer segmento de gestão, exige seriedade e planejamento para que as estratégias possam ser feitas de forma eficaz no combate à violência urbana.


Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.