DESPEDIDA

Homenagens e emoção em despedida a Helena Leite

Radialista foi enterrada no Cemitério do Gavião na manhã de ontem (31); Helena Leite faleceu na madrugada de sábado (30) após sofrer infarto fulminante

MONALISA BENAVENUTO / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
(Muita comoção na despedida de Helena Leite )

SÃO LUÍS - O sepultamento da radialista Helena Leite, realizado na manhã de ontem (31) no Cemitério do Gavião, na Madre Deus, reuniu centenas de pessoas que acompanharam sua trajetória ao longo dos seus 67 anos, grande parte deles incentivando a cultura popular maranhense. Grupos de bumba-meu-boi se apresentaram durante o velório, realizado no Parque Folclórico da Vila Palmeira e durante a chegada do corpo ao cemitério. Helena Leite faleceu na madrugada de sábado (30), após sofrer um infarto fulminante.

Centenas de pessoas passaram pelo Cemitério do Gavião para a despedida da radialista. Além da família e amigos, colegas de trabalho, produtores culturais e integrantes das mais diversas manifestações culturais apoiadas por Helena Leite. Repleto de emoção, o momento deixou claro o legado deixado pela radialista que, além de lágrimas, motivou sorrisos naqueles que relembraram momentos vividos ao seu lado. Nicinha Fonseca, amiga e integrante da Diretoria do Batalhão da Pindoba, do qual Helena Leite fez parte, garantiu que as homenagens continuarão durante o São João.

“Helena era uma amiga, acima de tudo. Ela se integrou à nossa comunidade e lutou por nós e pelo nosso batalhão. Somos gratos à tudo o que conquistamos com o apoio dela e sabemos que ela é insubstituível. A pessoa que ocupar o lugar que era dela precisará de muita responsabilidade para dar continuidade ao lindo legado que ela nos deixou. Nossa missão, a partir de agora, é fortalecer ainda mais essa herança que nos ficou. O bumba meu boi, em especial o boi da Pindoba, era a vida dela e as nossas apresentações deste ano serão em homenagem a ela”, garantiu.

Ao som de matracas e pandeiros, foram prestadas as últimas homenagens à “embaixadora da cultura popular maranhense” – como Helena Leite era chamada pelos amigos – antes de seu enterro. A perda, inestimável para a comunicação e, principalmente para a cultura local, foi lamentada também pelo presidente da Federação Maranhense de Tambor de Crioula, Paulinho de Maré, que, ao longo da trajetória, recebeu o apoio da entusiasta cultural ao seu trabalho.

“Ela foi a maior expressão da cultura popular maranhense na vida e no trabalho. Ela sempre lutou por esta causa e apoiou todas as manifestações culturais do nosso estado com todo o seu amor e dedicação. Nos tornamos amigos por meio da paixão pela cultura e este sentimento deve permanecer sempre vivo. O legado deixado por esta mulher incrível deve ser perpetuado e a nossa torcida é que a história dela incentive outras mulheres. E que venham novas Helenas”, exclamou.

O falecimento inesperado da radialista entristeceu todas as comunidades de grupos folclóricos pelas quais Helena Leite passou. Além do Batalhão da Pindoba, integrantes dos grupos de bumba meu boi da Maioba, da Floresta, do Maracanã, dentre outros, participaram da despedida. Na Madre Deus, berço de tradições maranhenses, Helena Leite também fez história, como destacou Jorge Coutinho, membro do Conselho Cultural Comunitário da Madre Deus.

“Helena sempre foi amiga da comunidade. Ela não fazia distinção, seja na hora de puxar a orelha ou de ajudar. Nós podemos perceber a pessoa amável que ela era quando nos deparamos com esta multidão que hoje se despede dela. Sou muito grato pela amizade que tivemos e sei que onde quer que ela esteja, esterá apoiando a nossa cultura. A cultura pela qual ela era apaixonada”, reforçou Coutinho.

Repercussão

O Governo do Maranhão, a Prefeitura de São Luís, a Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) e o Sindicato dos Jornalistas lamentaram a notícia e emitiram notas de pesar em relação a morte da radialista maranhense. Confira:

Sindicato dos Jornalistas

“Com profunda tristeza registramos o falecimento da radialista e folclorista Helena Leite, defensora incansável da cultura popular, que marcou época no Rádio maranhense com passagem por diversas emissoras como Educadora, Difusora, Timbira, Capital e outras sempre com programas em que defendia com muita coragem e compromisso o folclore da nossa terra. Enviamos à família e amigos da prateada os nossos pêsames e solidariedade com nossa saudade”.

Governo do Maranhão

“Com 50 anos de trabalho, Helena Leite dedicou grande parte da sua vida à cultura popular do Maranhão, atuando em programas de rádio na defesa e divulgação deste segmento. Em sua trajetória profissional, Helena Leite deu grande contribuição à Comunicação e Cultura do Maranhão, atuando em emissoras como Timbira, Educadora, Difusora, Capital e outras. O corpo será velado no Parque Folclórico da Vila Palmeira. Neste momento de dor, o Estado se solidariza com os amigos e familiares de Helena”.

Prefeitura de São Luís

“A Prefeitura de São Luís lamenta o falecimento na madrugada deste sábado (30) da radialista e produtora cultural Helena Leite, aos 67 anos.Helena se tornou conhecida por sua trajetória no rádio em prol da cultura maranhense, atuando fortemente na divulgação e deixando um importante legado nestas áreas. Neste momento de dor e saudade, o prefeito Edivaldo Holanda Junior manifesta solidariedade à família, amigos e admiradores da radialista, pedindo a Deus que conforte a todos”.

Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema)

“A Assembleia Legislativa do Maranhão lamenta, profundamente, o falecimento da radialista Helena Leite, de 67 anos, ocorrido neste sábado (30), em São Luís. A radialista passou por vários veículos de Comunicação, onde deixa, agora, um enorme vazio sem a sua brilhante e marcante voz, que se destacava, principalmente, em prol da cultura de São Luís e do Maranhão. Manifestamos nossa solidariedade aos seus familiares e amigos, rogando a Deus que conforte a todos neste momento de profunda dor”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.