Imigração ilegal

Trump ameaça fechar fronteira dos Estados Unidos com México

Declaração foi feita nas redes sociais do presidente, que não deu mais detalhes sobre como isso irá acontecer

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaça fechar fronteira
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaça fechar fronteira (Reuters)

WASHINGTON - O presidente Donald Trump ameaçou fechar a fronteira dos Estados Unidos com o México na próxima semana, ou pelo menos em grande parte dela, se o México "não parar imediatamente toda a imigração ilegal vinda para os Estados Unidos". A declaração foi feita na sexta-feira,29, no Twitter.

Nas publicações ele afirmou que as leis de imigração do país "são as mais fracas do mundo" e que, portanto, o congresso deve mudá-las imediatamente. Trump também cobrou que o México impeça que imigrantes ilegais cruzem a fronteira.

"Se o México não parar imediatamente toda a imigração ilegal que chega aos Estados Unidos por meio do sul da fronteira eu irei fechar a fronteira ou grandes seções dela na próxima semana", escreveu.

"Isso (impedir que imigrantes cruzem a fronteira) seria tão fácil para o México fazer, mas eles só pegam nosso dinheiro e 'conversam'", disse. Ele afirmou que fechar a fronteira seria bom porque os Estados Unidos perdem muito dinheiro com o México, por causa de coisas como o tráfico de drogas.

O secretário de relações exteriores do México, Marcelo Ebrard, publicou em seu Twitter nesta sexta (29) que o "México não age com base em ameaças. Somos um grande vizinho. Quem melhor pode dizer são os 1,5 milhão de americanos que escolheram o nosso país como lar, a maior comunidade dos EUA fora da União Europeia. Para eles nós também somos o melhor vizinho que poderiam ter".

Muro na fronteira

Em 15 de fevereiro Trump declarou emergência nacional para financiar o muro na fronteira com o México. Isso, na prática, dá a ele a permissão para usar fundos federais sem a aprovação do Congresso.

Em seguida, o Senado se uniu à Câmara dos Deputados para aprovar uma legislação que desafiava o presidente norte-americano, derrubando a declaração de emergência nacional. Então, ele vetou a medida.

Logo depois, o Partido Democrata fracassou em uma tentativa de anular o veto. A câmara controlada pelos democratas votou por 248 a 181 a favor da derrubada do veto, mas ainda faltaram 38 votos para chegar aos 286 necessários para conseguir a maioria de dois terços.

Contestações judiciais ainda podem ser feitas para bloquear o dinheiro extra que Trump quer.

Construir o muro é uma das principais promessas de campanha de Trump, embora ele tenha dito que seria pago pelo México, e não pelos contribuintes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.