Lançamento

Visões sobre o movimento quilombola em livro

Escritor Antonio Nego Bispo relançará, no dia 5 de abril, o livro Colonizações, Quilombos: Modos e Significações durante a programação do IV Simpósio Nacional de Arte e Mídia

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Antonio Nego Bispo relança obra na próxima sexta-feira
Antonio Nego Bispo relança obra na próxima sexta-feira (Antonio Nego Bispo)

SÃO LUÍS- Uma perspectiva nova sobre os quilombos a partir da visão de quem é um legítimo filho desse movimento social é o que se pode extrair do livro Colonizações, Quilombos: Modos e Significações, do poeta e escritor Antonio Nego Bispo, que será relançado durante a programação do IV Simpósio Nacional de Arte e Mídia, que será realizado nos dias 3, 4 e 5 de abril, no Campus do Bacanga da UFMA.

Morador do Quilombo Saco-Curtume, no Piauí, lavrador, ativista político e militante do movimento quilombola, Antonio Nego Bispo aborda, em sua obra, “a visão dos quilombos, comunidades de negros que se rebelaram contra a violência do regime escravo e se tornaram historicamente um símbolo maior de luta dos povos do Novo Mundo contra e o racismo e pela afirmação de comunidades auto-sustentáveis”, nas palavras do professor do Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília, José Jorge de Carvalho, responsável pela apresentação da obra.

Antonio Nego Bispo também foi professor e mestre convidado do projeto Encontro de Saberes da UnB, além de ser membro da Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas do Piauí (CECOQ/PI) e da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ). Relator de saberes, como prefere ser chamado, o poeta e escritor é autor também do livro Quilombos, Modos e Significados, além de vários artigos e poemas.

Durante o IV Simpósio Nacional de Arte e Mídia, o poeta e escritor ministrará a palestra Imagens Contracoloniais, no dia 5, às 16h30, no Auditório Central da UFMA. Em sua fala, Antonio Nego Bispo fará referências a sua vivência no momento quilombola, tendo como base o livro Colonizações, Quilombos: Modos e Significações, que foi publicado pelo Instituto de Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa (INCT), que incentiva a difusão de obras assinadas por mestres e mestras de comunidades tradicionais brasileiras.

Mais

Organizado pelo Núcleo de Pesquisa e Produção de Imagem (NUPPI), que reúne pesquisadores da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Instituto Federal do Maranhão (IFMA), o IV Simpósio Nacional de Arte e Mídia tem como tema Imagina(R) Existências e contará com a presença de especialistas com grande relevância em suas áreas de atuação. A programação inclui palestras, mesas redondas, oficinas e apresentação de trabalhos.

Serviço:

O quê: Relançamento do livro Colonizações, Quilombos: Modos e Significações e palestra de Antonio Nego Bispo, no IV Simpósio Nacional de Arte e Mídia

Quando: 5 de abril de 2019

Onde: Auditório Central da UFMA, no Campus do Bacanga

Mais informações: simposioartemidia.com.br



Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.