Débitos

Só falta o Maranhão pagar seu débito com o TJD-MA

A presidente do Tribunal de Justiça Desportiva do Maranhão (TJD-MA), Márcia Andréa Pereira, disse que a intenção não é paralisar o Campeonato Maranhense e que apenas o MAC, dos quatro semifinalistas, ainda não pagou seus débitos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Presidente do TJD-MA, Márcia Andréa Pereira disse que, dos semifinalistas, só falta o MAC pagar seus débitos
Presidente do TJD-MA, Márcia Andréa Pereira disse que, dos semifinalistas, só falta o MAC pagar seus débitos (presidente)

São Luís - A novela das semifinais do Campeonato Maranhense segue com mais um capítulo. Durante entrevista ao Bom Dia Mirante na manhã de ontem, a presidente do Tribunal de Justiça Desportiva do Maranhão (TJD-MA), Márcia Andréa Pereira, explicou a suspensão de todos os clubes do Maranhense 2019 e uma possível paralisação do Campeonato Estadual. Durante a entrevista, ela ratificou que, dos quatro semifinalistas, apenas o Sampaio Corrêa não deveria estar na lista original publicada pelo TJD em portaria e adiantou que a maioria dos clubes já a procuraram.

A presidente do TJD, Márcia Andréa Pereira, disse que está otimista quanto à realização da semifinal do Campeonato Maranhense, porque os clubes estão procurando o TJD para quitar seus débitos. “Em verdade, eu gostaria de fazer uma retificação. O clube Sampaio Corrêa de fato não deve e, inclusive, foi citado em uma portaria que não era a oficial ainda. Os demais clubes, sim. Tanto que alguns já procuraram o tribunal para parcelar dívidas, outros já pagaram porque as dívidas eram menores e tiveram outros que não nos procuraram. Os clubes que não pagarem ficam fora das competições por força da lei. O próprio Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) determina que quando o clube não nos procurar nem para o parcelamento, nem para o pagamento, a sanção dele é a suspensão até pagar a dívida”, comentou.

Questionada pela cobrança aos clubes próximo ao início das semifinais, Márcia Andréa Pereira disse que notificou todos os clubes e a Federação Maranhense de Futebol (FMF) e ainda concedeu novos prazos aos times. “Essas dívidas são referentes ao ano de 2017. Eu posso responder sobre de 2019, tanto que oficiei a federação para chamar os clubes, porque são afiliados a ela, e a FMF me pediu um aumento de prazo de 15 dias. Eu concedi. No entanto, um clube pagou e outro não. A FMF pegou para si esse pagamento para não prejudicar o campeonato. Essa decisão não foi tomada agora. Vem sendo tomada desde minha gestão, quando chego para despachar os processos de 2019 estão lá. Não é verdade que os clubes não foram notificados. Eu jamais tomaria uma decisão arbitrária. Até mesmo no julgamento da Comissão Disciplinar, muitos desses clubes têm advogados e já saem sabendo do resultado do julgamento, e os resultados são publicados”, declarou.

A presidente do TJD-MA disse que é muito provável que não haja paralisação do Campeonato Maranhense, pois, dos quatro semifinalistas, três já estão com situação regularizada. O único inadimplente, de acordo com Márcia Andréa Pereira, é, por enquanto, o Maranhão. “Não só o Sampaio Corrêa está adimplente. Desde a publicação desta portaria, os clubes vêm nos procurando. O Imperatriz nos procurou e, inclusive, o dirigente está na cidade. Esteve ontem (terça) no tribunal e vai oficiar um pedido de parcelamento. O Moto Club pagou, e então só falta um clube nos procurar, que é o Maranhão”, ponderou.

A diretoria do Maranhão nega ter sido notificada quanto aos débitos com o TJD. “O Maranhão esgotará todas as instâncias recursais e, caso não obtenha êxito, procederá o adimplemento devido. Em nenhum momento a diretoria do MAC foi notificada sobre débitos junto ao TJD-MA, exceto pela repercussão da citada portaria nos meios de comunicação. Ciente, após consulta ao referido tribunal, da existência de dívida no valor de R$ 4,3 mil, relativa à multa por atrasos de jogos na temporada passada e ao ex-auxiliar técnico Zé Augusto, expulso em partida contra o São José, o Maranhão esgotará todas as instâncias recursais e, caso não obtenha êxito, procederá o adimplemento devido”, se pronunciou por meio de nota oficial.

As semifinais do Campeonato Maranhense estão marcadas para o dia 2 de abril (terça-feira), com Sampaio Corrêa x Imperatriz, às 20h15, no Estádio Castelão, e 4 de abril (quinta-feira), com Maranhão x Moto, às 20h15, no Estádio Castelão (jogos de ida), que podem ser suspensas.

Com as eliminações do Sampaio Corrêa e do Moto Club da Copa do Nordeste, a FMF na segunda-feira definiu as datas e horários do jogos de volta da semifinal e as partidas da final. No dia 6 de abril (sábado), Imperatriz x Sampaio, às 20h, no Estádio Frei Epifânio D’Abadia, e no dia 7 (domingo), Moto x Maranhão, às 16h, no Estádio Castelão. A decisão está marcada para os dias 10 e 13 de abril.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.