Safra

Rally da Safra apresenta resultados da primeira etapa nesta quinta-feira

Expedição privada percorreu por mais de dois meses, 12 estados produtores de soja, incluindo o Maranhão, para avaliar as condições das lavouras, peso médio de grãos, incidência de pragas e doenças, entre outros aspectos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25

Os resultados da primeira etapa do Rally da Safra2019 serão apresentados hoje, na sede da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp). Foram mais de dois meses de expedição pelas lavouras de soja de 12 estados produtores, entre os quais o Maranhão, cuja produção foi afetada pela falta de chuvas no período de desenvolvimento dos grãos.

O Maranhão, que juntamente com Tocantins, Piauí e Bahia, forma o Matopiba, estava no roteiro da equipe 8 do Rally da Safra, que no período de 11 a 11 deste mês, percorreu 15 mil quilômetros na região e colheu mais de 120 amostras, onde se constatou que a irregularidade do clima trouxe muita variação às condições das lavouras.

Para se ter uma ideia do que ocorre no campo. Na Bahia, há áreas que sofreram muito com a falta de chuva - é o caso de São Desidério, por exemplo. Mas em outras, como Placas, Bela Vista, Coaceral, a produtividade pode se aproximar muito da obtida na safra passada, quando muitos recordes foram batidos.

A situação foi bem parecida no Piauí - lavouras melhores nos arredores de Bom Jesus, onde choveu mais, e piores em direção a Uruçuí, onde o clima foi mais seco. Alguns grandes grupos no estado tiveram perdas. Também no Maranhã o cenário é semelhante.

As conversas com inúmeros produtores ajudaram a confirmar essas impressões obtidas no campo. Além das visitas a diversas fazendas, houve dois grandes encontros ao longo da semana: um evento regional em Luís Eduardo Magalhães (BA), com 200 participantes, e um café em Bom Jesus (PI) que reuniu 60 produtores.

Equipes em campo

Esta 16ª edição do Rally reúne 12 equipes em campo, das quais nove avaliaram, nessa primeira etapa, as lavouras de soja até o mês de março. Outras três irão a campo entre maio e junho para verificar as áreas de milho segunda safra.

O levantamento acontece nos 14 principais estados produtores: Mato Grosso, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Maranhão, Piauí, Tocantins, Rondônia e Pará.

Além das avaliações em campo, a expedição contabilizará 10 eventos regionais e encontros com produtores para debater as condições da safra brasileira. A expedição estima percorrer mais de 95 mil quilômetros neste ano. A área avaliada pelos técnicos corresponde a 95% da produção de soja e 72% de milho no país.

Mais

Os trabalhos em campo o Rally da Safra 2019, foram iniciados pela Equipe 1 no dia 14 de janeiro em Sinop/MT. Os técnicos percorreram o Médio-Norte e Oeste do estado do Mato Grosso até 19 de do mesmo mês, coletando informações da soja de ciclo precoce.

Os técnicos avaliam as condições das lavouras, população de plantas, peso médio de grãos, incidência de pragas, doenças e ervas daninhas, características físicas e nutricionais da soja, cobertura do solo, levantamento da participação de transgênicos, entre outros aspectos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.