COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
CINTIA e Fernando Motta passaram o dia de ontem recebendo cumprimentos dos amigos pelo transcurso dos seus 35 anos de feliz união matrimonial. Como os dois filhos do casal não estão em São Luís eles adiaram a comemoração
CINTIA e Fernando Motta passaram o dia de ontem recebendo cumprimentos dos amigos pelo transcurso dos seus 35 anos de feliz união matrimonial. Como os dois filhos do casal não estão em São Luís eles adiaram a comemoração

Sobre intercâmbio
São Luís deu mais um passo importante na consolidação como referencial para negócios de internacionalização.
Foi durante a realização da 7ª Feira de Intercâmbio da Via Mundo, no último fim de semana, quando mais de 30 expositores estrangeiros apresentaram os caminhos e as oportunidades para experiências acadêmicas e profissionais no exterior.
São 20 anos de trabalho que consolidou São Luís como uma referência em proporcionar experiências de intercâmbio cultural tanto para os estrangeiros como para os alunos que seguem para o exterior.

Experiência do usuário
A noite de hoje fica reservada para um evento inédito que reunirá propostas de inovação, educação e disrupção voltadas para entregar uma experiência única e diferenciada ao cliente.
“Experience ou Experiência do Usuário” é um dos temas em alta no varejo brasileiro e será o foco das discussões no “UX Day”, na UNDB Centro Universitário.
O evento será realizado no teatro da instituição, com palestras de dois profissionais renomados no mercado nacional e atuação no universo do varejo digital.
São eles: o presidente da GMZ Solution e Head de E-commerce da Terra Zoo, Julio Moraes, e Daniel Lima, presidente e Head de Customer Experience da Badoo, plataforma inovadora de capacitação de adultos.
A UNDB aproveita o encontro para lançar seu novo programa de inovação e experiência, o UNDB X.

Fim de campanha
É nesta sexta-feira o encerramento da programação alusiva à campanha “Março Lilás” (que alerta para o câncer de colo de útero) no Hospital de Câncer do Maranhão.
O evento será iniciado por volta das 4 da tarde e contará com a presença do diretor geral daquela unidade de saúde, que é o médico cirurgião de Cabeça e Pescoço Dr. Stênio Roberto Santos.

Imersão em Morros
A imersão “O Despertar de si mesma” está agendado para os dias 13 e 14 de abril, numa pousada no município de Morros, a uma hora de São Luís, a pedido de mulheres que desejam sair da superficialidade e fazer um mergulho profundo e intenso no seu interior.
Nos dois dias, as três estudiosas do universo feminino e facilitadoras da imersão, Amanda Bonesi Vilas Boas, Lucianna Pimentel e Maria Angela Soares Lopes, que virão dos Estados Unidos, despertarão nas participantes, por meio de vivências, o entendimento e acolhimento amoroso de quem elas são, sobre seu propósito de vida, bem como descobrir ou aprofundar-se na sua verdadeira essência feminina.

Fake news
Os Tribunais Regionais Eleitorais têm realizado sucessivas reuniões para enfrentar o maior adversário de 2020: as notícias falsas divulgadas pelas redes sociais.
As equipes técnicas se empenham mas, por enquanto, é um obstáculo intransponível.

Casamento elegante no Calhau
Natália Nobre de Brito Alencar e Hermano Rocha serão os noivos desta semana em São Luís. O casamento será realizado às 19h30 do próximo sábado, na Igreja São Luís Rei de França, no Calhau. A noiva é filha de Carlos Pedro Gomes de Alencar e Girlene Maria Nobre de Brito Alencar; e o noivo, de Hermano José Silva Rocha e Noélia Maria Cavalcante Martins e Rocha. As duas famílias vão oferecer uma big festa no Villa Reale Buffet, no Altos do Calhau.

TRIVIAL VARIADO

É de estarrecer! A liberdade condicional para um dos condenados pela morte do menino Bernardo Boldrini, no Rio Grande do Sul, leva à conclusão: enquanto o Código de Processo Penal não mudar, o Brasil continuará sendo o país do absurdo e da impunidade.

Na Itália, Cesare Battisti assume a condição de terrorista e assassino. No Brasil, era ativista político e narrador de contos de fada.

Maria da Graça e Paulo Brandão já decidiram: vão aproveitar os feriados da Semana Santa para fazer uma viagem a Madri, com toda a família. Lá, mora o filho do casal, Paulo Brandão Filho.

Flávia e Nilson Ferraz também vão passar a Semana Santa viajando. O casal vai à Flórida, nos Estados Unidos, testemunhar a formatura do filho Nícolas em Administração de Empresas.

Com a exibição do filme Praça Paris - abordando a anatomia do medo - o Cine Insight, atividade da Delegação/MA da Escola Brasileira de Psicanálise, reabre seus trabalhos neste sábado, dia 30.

No assunto: o evento será às 16h30, na sede da Delegação, no Renascença. A atividade é coordenada pelas Psicanalistas Anícia Ewerton e Tereza Braúna. E os comentários serão feitos por Anicia Ewerton.

Depois de quase uma semana de tempo chuvoso, o escritor Joaquim Itapary abriu a janela do seu apartamento, na manhã de ontem, e ao ver o Sol não conteve a emoção e postou nas redes sociais: “Enfim, depois de 5 dias, há luz no céu!”

DE RELANCE

Arte e Mídia em Foco
“Imaginar (R)existências” é o tema central do IV Simpósio Nacional de Arte e Mídia, que será realizado entre os dias 3 e 5 de abril, no Campus do Bacanga, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A programação do evento terá palestras e mesas redondas sobre discussões de temas como imaginário social, linguagens artísticas, representação midiática, raça e gênero, além de apresentação de trabalhos e oficinas. Entre os convidados confirmados, estão a artista visual Rosana Paulino, a pesquisadora e articulista Rosane Borges e o poeta e escritor quilombola Antonio Nego Bispo.

Encontro de presidentes
Presidentes de Assembleias Legislativas dos Estados do Nordeste realizam hoje seu 3º Encontro, cuja abertura terá como anfitrião o presidente da Poder Legislativo Maranhense, deputado Othelino Neto. O evento será no Plenário Nagib Haickel e nele serão discutidos vários temas de interesse do Poder Legislativo e da população, a exemplo da Reforma da Previdência e dos encaminhamentos sobre o Consórcio dos Estados do Nordeste, cuja efetivação depende da aprovação pelos Parlamentos de cada estado nordestino.

Encontro de Presidentes de TREs
Os presidentes de TREs vão elaborar um conjunto de ações que resultem no fortalecimento da instituição como garantidora da democracia durante o 75º Cotrel, que será aberto hoje à noite nas dependências do Hotel Sesc Porto Cercado, em Poconé-MT. Do Maranhão, participam o desembargador Cleones Cunha (presidente), acompanhado do diretor-geral André Mendes e da assessora de comunicação Danielle Cavaignac. O tema da reunião é a Jurisdição Eleitoral no Século XXI. A reunião segue até o dia 30.

Não é tão fácil assim
O ministro da Economia, Paulo Guedes, convocou os governadores para reunião em Brasília, na expectativa de que pressionem as bancadas federais a aprovar a reforma da Previdência. Se fosse tão fácil, os representantes dos Estados na Câmara dos Deputados teriam coagido a União a pagar os 500 bilhões de reais que deve aos Estados por conta da Lei Kandir. Em quase 20 anos, fizeram pouco para não criar atritos com o Ministério da Fazenda, provedor das emendas parlamentares. Guedes aproveitou para dizer que “a classe política tem de recuperar o controle sobre os orçamentos públicos”. Hoje, está sob comando de técnicos. São poucos os que conquistam mandatos eletivos e sabem compor, analisar e influir no orçamento.

Grande mistério
Os golpes contra segurados do INSS continuam e põem em dúvida, mais uma vez, a guarda das informações pessoais de aposentados e pensionistas. Números de benefícios, contas bancárias, telefones, cópias de documentos e até endereços de aposentados estão circulando no mercado. O INSS admite o problema, mas diz desconhecer como os dados sigilosos vão parar nas mãos de terceiros. Na era da Informática, basta competência para impedir a ação de vigaristas.

Surpresa e espanto
Foi com muita surpresa e até espanto que os prefeitos maranhenses receberam a notícia da portaria publicada pelo Ministério da Saúde alterando as regras para liberação de emendas parlamentares que colocam mais dinheiro no Sistema Único de Saúde (SUS). Aliás, os gestores ficaram preocupados, mais com a “falta de diálogo do governo federal” que propriamente com o cumprimento das novas regras.

Surpresa e espanto 2
A partir da publicação da portaria, a aquisição de ambulâncias e a gestão de recursos públicos poderão ser realizadas com transferências para fundos estaduais ou municipais de saúde diretamente do governo federal. Antes, cabia ao Ministério da Saúde fazer a licitação e distribuir as ambulâncias contratadas. Além da mudança no trâmite da aquisição, que envolve despesas para os municípios e a transferência da logística de movimentação dos recursos, a portaria comete o erro lógico de “igualar desiguais”. Para alguns prefeitos, não é correto tratar todos os municípios da mesma maneira, pois alguns são mais estruturados e dispõem de mais recursos que outros.

Para escrever na pedra:
“O segredo da sabedoria, do poder e do conhecimento é a humildade”. Ensinamento do escritor Ernest Hemingway para este Brasil das surpresas e dos turbilhões políticos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.