Educação

Ministro defende gestão cívico-militar em escolas de todo o Brasil

Na Câmara, Ricardo Vélez usou exemplo do traficante colombiano morto nos anos 90: ''Tinha campos de futebol e biblioteca. Por isso, esses jovens não consomem cocaína, é produto de exportação''

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
O ministro da Educação, Ricardo Vélez,a expansão da rede de colégios cívico-militares no Brasil
O ministro da Educação, Ricardo Vélez,a expansão da rede de colégios cívico-militares no Brasil (G1)

BRASÍLIA - Colombiano naturalizado brasileiro, o ministro da Educação, Ricardo Vélez, defendeu ondetem, 27, a expansão da rede de colégios cívico-militares no Brasil ("afasta o traficante da escola") e citou como exemplo a estratégia do megatraficante Pablo Escobar (1949-1993).

"O traficante dá no pé, porque quer massa de manobra. Era o que fazia Pablo Escobar em Medellín. A mesma coisa. Pablo Escobar tinha campos de futebol para os jovens e uma pequenina biblioteca. Por isso, eu tenho esses jovens aqui, e não consomem cocaína, porque é produto de exportação. A ideia não era consumir na Colômbia", afirmou Vélez em uma audiência pública na Câmara dos Deputados.

Líder do cartel de Medellín, Escobar foi morto pela polícia em 1993. Ao mencioná-lo durante fala aos integrantes da Comissão de Educação na Câmara, o ministro referia-se à ação de traficantes brasileiros em escolas para cooptar estudantes e vender drogas.

Atualmente, há pelo menos 120 escolas cívico-militares no Brasil. Cinquenta delas estão em Goiás, estado que tem se tornado referência neste modelo de gestão escolar.

Escolas

Neste ano, o governo do Distrito Federal implantou o regime cívico-militar em três escolas da capital do país. As unidades de ensino do DF participantes do projeto adotaram o mesmo formato das escolas militares em relação à exigência da disciplina e ao cumprimento de horários.

Cada uma das escolas recebeu entre 20 a 25 militares (policiais ou bombeiros) em seu quadro de servidores. Além disso, os estudantes passaram a usar uma farda, ter aulas de musicalização e educação moral e cívica com os militares.

"As escolas cívico-militares, que aliás temos aqui vizinhas no estado de Goiás, não foram feitas por este governo [Bolsonaro]. Foram feitas pelo governador anterior [de Goiás, Marconi Perillo]. Essas escolas estão sendo um sucesso, os senhores sabem. Não há arma dentro da escola, tem agentes de segurança encarregados da parte administrativa dentro da escola", disse o ministro.

Vélez afirmou ainda aos deputados que a primeira consequência da adoção do modelo cívico-militar nas escolas é que o diretor e os professores continuam os mesmos e podem dar continuidade aos programas normais.

"O único que muda é a gestão. A gestão cívico-militar afasta o traficante da escola", enfatizou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.