Ação criminosa

Polícia prende um dos envolvidos no assalto a ônibus e morte de passageiro

Polícia chegou ao criminoso, que deu apoio ao autor do disparo, por meio de um Iphone roubado de um passageiro; autor do disparo está sendo procurado

Ismael Araújo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
José Benedito Maranaldo preso por dar apoio ao assaltante de ônibus
José Benedito Maranaldo preso por dar apoio ao assaltante de ônibus (Maranaldo)

SÃO LUÍS - A polícia prendeu, na tarde de ontem, José Benedito Maranaldo Júnior, 19 anos, um dos suspeitos de dar apoio ao bandido que assaltou o ônibus da empresa São Benedito, da linha Santa Clara, na noite de segunda-feira, 25, no bairro Monte Castelo, e matou o passageiro Alexandro Dias Rodrigues, de 38 anos. O grupo seria formado de dois a três bandidos, mas só um deles participou diretamente desse crime. Os outros deram cobertura. A vítima levou um tiro na testa e morreu dentro do coletivo.

Cinquenta e um ônibus foram assaltados nos dois primeiros meses deste ano na Região Metropolitana de São Luís. Um total de 672 casos desse tipo de crime foi registrado no ano passado, segundo dados do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís (SET), que não soube informar os números de março.

José Benedito foi localizado por maio de um Iphone de uma das vítimas que passou a ser monitorado pela polícia. O criminoso foi preso em casa, na Fé em Deus, e foi conduzido para a delegacia, onde prestou depoimento e confessou participação no crime, dando apoio ao autor do disparo que marou Alexandro Dias Rodrigues.

Diligências

“Não temos dúvida de que mais de um bandido participou desse crime que está sendo investigado como latrocínio”, disse o delegado Felipe César durante coletiva na sede da Superintendência de Homicídio e Proteção a Pessoas (SHPP), na Avenida Beira-Mar. Ele informou que um assaltante participou diretamente da ação criminosa, mas contou apoio de outros bandidos e que possivelmente utilizaram motocicletas.

O delegado declarou, também, que as diligências estão sendo realizadas na Ilha visando prender os acusados. Ainda ontem, o motorista e o cobrador do coletivo foram ouvidos pela polícia e as imagens de vídeo do ônibus estão sendo analisadas com o objetivo de identificar os acusados.

“Não temos dúvida que mais de um bandido participou desse crime e está sendo investigado como latrocínio”Felipe César, delegado da SHPP

Ação criminosa

O delegado Felipe César informou que o ônibus circulava no sentido Centro/Santa Clara, via Monte Castelo, quando na parada localizada nas proximidades do Canto da Fabril, seis pessoas adentraram o coletivo como passageiros. Entre elas, o autor do disparo, que pagou a passagem com dinheiro, mas logo depois, portando um revólver calibre 38, o bandido anunciou o assalto.

Ele saiu tomando celulares e dinheiro das pessoas que estavam no ônibus. Houve pânico e em determinado momento, Alexandro Dias tentou tomar a arma de fogo do assaltante e acabou levando um tiro na testa.

A vítima caiu morta na porta de desembarque de passageiros, na parta central do veículo, em que está localizado o elevador para cadeirantes. Enquanto, o criminoso conseguiu abrir a porta e fugiu em direção a Comabel, no Monte Castelo. Guarnições da Polícia Militar e a equipe da SHPP foram ao local onde colheram as primeiras informações sobre o caso. O corpo da vítima foi removido para o Instituto Médico Legal (IML), no Bacanga, para a autópsia e liberado aos familiares na manhã desta terça-feira, 26.

Rede social

Uma foto de um homem de pele morena, aproximadamente 20 anos e magro circulou ontem pela rede social como a do autor desse crime. Ele seria morador do bairro Floresta, área da Liberdade.

Outras ocorrências

No dia 15 deste mês, o motorista Alex de Paulo Oliveira, de 35 anos, foi morto a tiros durante um assalto quando estava em uma parada de coletivo, nas proximidades do Ceprama, área central da capital.

A polícia realizou um cerco policial na Ilha e ainda no dia do crime conseguiu localizar os dois acusados. Um deles, um adolescente, de 16 anos, localizado na área Itaqui-Bacanga, e o outro, identificado como Edson Martins Santos Júnior, o Perninha, de 21 anos, foi preso no residencial Vila Maranhão, no Maracanã.

No último dia 12, dois coletivos foram atacados por criminosos na Grande São Luís. Um dos casos ocorreu na Estrada da Mata, na cidade de São José de Ribamar, quando cerca de 15 bandidos tentaram incendiar um ônibus, que faz linha Vila Sarney Filho/Deodoro. O motorista, ao perceber os bandidos com galões, provavelmente contendo combustível, acelerou o veículo e fugiu do local.

Os criminosos, revoltados, jogaram pedras e pedaços de pau no coletivo. No momento do ataque não havia passageiro, já que o veículo tinha acabado de sair da garagem e seguia para a primeira viagem do dia.

O outro alvo dos bandidos foi um coletivo da linha Cidade Olímpica/Rodoviária. A polícia informou que o ônibus, ao passar pela Avenida dos Franceses, no bairro da Vila Lobão, foi atacado por cinco criminosos que portavam revólveres e armas brancas. Um deles apontou a arma na cabeça da cobradora exigindo dinheiro. Ela declarou na polícia que escapou de morrer devido o revólver ter falhado.

Box

Assaltos a coletivos na Grande São Luís

Ano 2015: 705 casos

Ano 2016: 562 casos

Ano 2017: 494 casos

Ano 2018: 672 casos

Ano 2019: 51 casos (Janeiro e fevereiro)

Fonte: Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de São Luís (SET)

Saiba mais

Os bairros Vila Itamar, Maranhão Novo, Alemanha, São Raimundo, Itaqui-Bacanga e Avenida dos Africanos são considerados as principais rotas de assaltos a coletivo na capital.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.