COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
UMA NOITE PARA ficar na memória, assim como os Anais do Seminário do Centenário da Faculdade de Direito lançados logo após a Aula Magna ministrada com brilhantismo pelo jurista e acadêmico Alberto Tavares Vieira da Silva na antiga sede da instituição, na Rua do Sol. Com seus 80 anos recém-completados, o palestrante deixou a todos embevecidos com sua memória prodigiosa e seus profundos e argutos conhecimentos transmitidos com a mesma lógica perfeita e estilo simples de suas aulas na velha Faculdade de Direito, estilo límpido como só os verdadeiros eruditos possuem, sem falsos e dispensáveis ornatos. Acima, o Dr. Alberto com o padre João Dias Rezende Filho, um dos organizadores do evento, que é visto à direita, com o ministro do STJ, Reynaldo Soares da Fonseca
UMA NOITE PARA ficar na memória, assim como os Anais do Seminário do Centenário da Faculdade de Direito lançados logo após a Aula Magna ministrada com brilhantismo pelo jurista e acadêmico Alberto Tavares Vieira da Silva na antiga sede da instituição, na Rua do Sol. Com seus 80 anos recém-completados, o palestrante deixou a todos embevecidos com sua memória prodigiosa e seus profundos e argutos conhecimentos transmitidos com a mesma lógica perfeita e estilo simples de suas aulas na velha Faculdade de Direito, estilo límpido como só os verdadeiros eruditos possuem, sem falsos e dispensáveis ornatos. Acima, o Dr. Alberto com o padre João Dias Rezende Filho, um dos organizadores do evento, que é visto à direita, com o ministro do STJ, Reynaldo Soares da Fonseca

Estaca zero
Voltou à estaca zero o Termo de Ajustamento de Conduta assinado entre o Ministério Público Estadual, a Cyrela e os moradores do condomínio Jardins de Provence, no bairro Cohafuma.
É que, após liberação pela justiça para reocupação dos apartamentos, moradores relatam que foram constatadas irregularidades no serviço de abastecimento de gás no condomínio.
Com isso, quem já havia se programado para realizar a mudança terá de esperar mais um tempo, até a solução definitiva do problema.

Biografia de Gullar
Quem circulou por São Luís nos últimos dias foi o jornalista, escritor e crítico literário Miguel Conde.
A convite da editora Companhia das Letras, Conde trabalha na elaboração de uma biografia do poeta maranhense Ferreira Gullar.
O escritor conversou com familiares e amigos de Gullar e membros da Academia Maranhense de Letras e garimpou dados em bibliotecas, arquivos e centros culturais da cidade.

Precatórios
Os escritórios de advocacia do Maranhão estão em estado de alerta nesses últimos dias.
É que o governo do Maranhão está pedindo emprestado mais de 600 milhões de reais para o pagamento de precatórios para os próximos cinco anos.
Atualmente são mais de oito mil credores de precatórios no estado do Maranhão.
O governo estabeleceu um cronograma de pagamento e, como são tantos, os precatórios prioritários são destinados a portadores de doença grave, maiores de 60 anos de idade e portadores de deficiência.

Bloqueio de celulares
Celulares irregulares começaram a ser bloqueados no Maranhão e em mais 14 estados. A ação faz parte da última etapa do projeto Celular Legal, da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
A medida vale somente para celulares irregulares habilitados nas redes das prestadoras a partir do dia 7 de janeiro de 2018, não prejudicando as pessoas que adquiriram aparelhos anteriormente.
É considerado irregular o celular que não possui o selo da Anatel, que indica a certificação do aparelho.
No Maranhão, desde o início do ano, quando começou o alerta, cinco mil e 829 celulares irregulares foram identificados.

Na carne
O atual presidente do Senado, Davi Alcolumbre, passou a tesoura em cerca de 150 cargos comissionados da Câmara Alta.
Alcolumbre fez o que já vinha anunciando e o que era esperado por muitos caciques políticos, os principais prejudicados com as demissões.
Quem mais sofreu na carne, certamente, foram os protegidos de Eunício Oliveira, o antecessor de Alcolumbre.

O alto custo Lula
O Ministério Publico insiste para que Lula da Silva, condenado em primeira e segunda instância, cumpra sua pena no mesmo sistema prisional de Pinhais, onde se encontram outros presos como Eduardo Cunha. A principal razão: Lula custa R$ 10 mil por dia para os contribuintes, mais as regalias negadas a qualquer outro preso, como banho quente, TV e banheiro privativo. Além disso, mesmo condenado e preso, Lula dispõe de quatro seguranças, dois assessores, dois motoristas e dois carros oficiais que custam R$ 735 mil por ano.

TRIVIAL VARIADO

Quem muda de idade nesta quarta-feira é o jornalista e escritor Félix Alberto Lima, que está ultimando os preparativos do lançamento do seu
segundo livro de poesia, “Filarmônica para fones de ouvido” (Editora 7Letras), para a segunda quinzena de abril.

As chuvas expõem, a cada ano, a fraqueza e a incapacidade dos nossos governantes para resolver dramas anunciados, que se
repetem há décadas.

Hoje o principal problema de trânsito em São Luís está relacionado, por incrível que possa parecer, com as grandes escolas particulares da cidade. Os moradores do bairro Renascença são as principais vítimas dos abusos cometidos nas portas de colégios, principalmente no
horário do almoço.

A Seleção Brasileira comandada por Tite neste início de ano precisa melhorar muito para despertar entusiasmo no torcedor. Os resultados apresentados até agora não convencem.

Depois de mais de dez homens já anunciados como pré-candidatos à sucessão de Edivaldo Holanda Júnior, finalmente vem a lume um nome feminino. Paulinha Lobão já começou a causar espanto no clube do bolinha que pretende
chegar à Prefeitura.

O projeto da lei anticrime, elaborado pelo ministro da Justiça, Sérgio Moro, anda devagar. A Câmara dos Deputados alega que precisa dar prioridade à reforma
da Previdência.

Tem mais: no país de uma população com medo crescente da violência, os parlamentares precisam fazer a proeza de escovar os dentes e assobiar ao mesmo tempo. É treinar, o que demanda algum esforço.

Ao completarem dois meses da tragédia de Brumadinho, relatório da Fundação SOS Mata Atlântica aponta contaminação do rio São Francisco. O rompimento da barragem continua impune.

Fotografia do momento: no 87º dia dos governos, segue o desfile de ambições e as briguinhas de bastidores, que levam a nada.

Em processo de recuperação judicial desde o ano passado, a empresa aérea Avianca anunciou ontem que vai deixar de operar
21 rotas a partir de abril. O fechamento atinge 40% das operações da companhia no Brasil.

Em tempo: quem tem passagens compradas para as rotas canceladas poderá ser ressarcido ou deslocado para outra companhia aérea.

Com o selo desta coluna vão de vento em popa os preparativos para o Bailinho da Aleluia, dia 20 de abril, na Oak Wine. A novidade do evento deste ano, que é sempre um sucesso, é que foi criada uma camiseta especialmente
para a festa.

A propósito: assinadas por Jovelino Furtado, num tom de lilás que remete a violeta ou púrpura, as peças são belíssimas e estão sendo confeccionadas pela Malharia
Bege, de Rosamy Belisário.

No assunto: as camisetas começam a ser entregues aos convidados na primeira semana de abril, a tempo de facilitar a vida dos que quiserem customizá-las com produções bem elegantes.


DE RELANCE

Pesquisa de Euges Lima
O professor e historiador Euges Lima, teve sua pesquisa sobre o Pelourinho de 1815 e a Pirâmide de Beckman (1910), realizada em 2014, utilizada e citada como referência no projeto “Time de Autores da Nova Escola”, realizado com o apoio da Fundação Lemann e o Google. É a primeira ação em escala nacional a criar materiais online e gratuitos, para sala de aula, alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.

Pesquisa de Euges Lima 2
O objetivo do projeto é disponibilizar planejamentos, ideias de boas atividades, resoluções comentadas e referências de formação para todos os professores do Brasil. Até o fim de 2019, será produzido, com mais de 600 professores, 6 mil planos de aula de Educação Infantil e componentes obrigatórios do Fundamental: Matemática, Língua Portuguesa, Ciências, Inglês, História e Geografia. Todo o conteúdo do projeto está sendo elaborado por uma equipe de professores com experiência no ensino em escolas públicas e privadas, de todas as regiões do país, selecionados entre milhares de candidatos.

Pesquisa de Euges Lima 3
O Plano de Aula que utilizou entre outras fontes, a pesquisa do professor Euges Lima, foi elaborado pela professora de história Thayane Da Rocha Cruz Dias Freitas e supervisionado pela Professora Bianca Carolina que teve como temática “As ideias de liberdade presentes na Revolta de Beckman” com atividades para 8º ano
do Ensino Fundamental.

Pesquisa de Euges Lima 4
A pesquisa do historiador Euges Lima de 2014, revelou a existência do pedestal do antigo Pelourinho de São Luís de 1815 que se acreditava teria sido totalmente destruído com o advento da República em 1889, mas que na verdade, o pedestal permaneceu e foi aproveitado como base para construção de um novo monumento em 1910, a Pirâmide de Beckman. O historiador fez a relação entre esses dois monumentos, Pelourinho e Pirâmide de Beckman, algo desconhecido até então e que não constava na historiografia maranhense nos últimos noventa anos.

Palestra no ISAN
O ISAN-FGV promove hoje uma grande palestra com a proposta atual de mostrar que não existe retorno (caminho sem volta) da tendência global da internacionalização das empresas de qualquer porte. Trata-se do lançamento do curso MBA em Comércio Exterior e Negócios Internacionais com a Profa Thais Castelli. A palestra será na sede do ISAN às 19h para os alunos egressos e
seus convidados.

Processos recém começam
A prisão de Michel Temer foi consequência de interpretação de um magistrado e a lei admite revisão, como em milhares de outros casos que ocorrem por dia no País. A prisão preventiva rege-se por requisitos que alguns tornam mais rigorosos. O ex-presidente, apontado numa delação, tem muitos outros processos para responder e
não vai se livrar de condenação. O bloqueio de
62 milhões e 600 mil reais já é um pré-julgamento.

Torcidas organizadas
O Brasil tem peculiaridades. Uma delas é a existência de torcidas organizadas que se manifestam diante de algumas decisões do Poder Judiciário. Há motivos para isso: 1º) em nenhum outro país registrou-se roubo tão grande de dinheiro, misturando interesses públicos e privados; 2º) a população se sentiu ultrajada pela facilidade com
que ocorreram as negociatas.

Torcidas organizadas 2
É preciso acrescentar: órgãos de investigação e de denúncia, como a Polícia Federal e o Ministério Público Federal, demonstrando competência e dedicação, deram a resposta firme em nome da sociedade. Muitos dos réus acabaram condenados e cumprem penas.

Para escrever na pedra:
“Na vida do homem, o amor é uma parte, na da mulher, é toda a vida”. De Lord Byron.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.