Medidas

Famílias são retiradas de área com risco de desabamento

Corpo de Bombeiros esteve na área do Sacavém, onde aconteceu desmoronamento de barreira, com danos em imóveis, no último domingo, e retirou 14 famílias do local, por causa do perigo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Bombeiros fazem vistoria em imóveis danificados por desabamento
Bombeiros fazem vistoria em imóveis danificados por desabamento (Bombeiros)

Equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) estiveram na área do Sacavém para proceder o atendimento aos atingidos pelas últimas chuvas, na manhã de ontem (26). Pelo menos 14 famílias foram retiradas de pontos onde houve desabamento ou há riscos iminentes no imóvel.

O cenário é delicado e já está em andamento o plano de medidas, pontua o coordenador estadual de Defesa Civil-CBMMA, Izac Muniz Matos. “Estamos atuando em conjunto com os demais órgãos, promovendo as tratativas para execução das ações que venham minimizar a situação e garantir a segurança destas famílias. São várias ações a serem promovidas e todos os casos pontuados de acordo com a real necessidade”, disse.

As famílias realocadas do Sacavém foram incluídas em um cadastro social e passam a ter acesso a assistência social que contempla, entre outros, a concessão de cesta básica, aluguel social (em caso de impossibilidade de habitação), retirada do imóvel com realocação e inclusão no Programa Minha Casa Minha Vida. Segundo dados da Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc), na Grande Ilha são mais de 200 famílias em situação de risco por conta das chuvas.

Com apoio de órgãos da Prefeitura de São Luís e Defensoria Pública, é realizado cadastramento destes moradores, encaminhamento a programas sociais, se for o caso, e garantia de realocação e ações de assistência social. Entre as situações, pessoas que perderam seus pertences e imóveis, com sinais de riscos como rachaduras.

Regiões atingidas
As chuvas do último fim de semana causaram desabamentos e deslizamentos ainda na Salinas do Sacavém, Vila Bacanga, Maioba, Filipinho, Redenção, Vila Embratel, Vila Isabel e Vila Bacanga. Todas as áreas são alvo de vistorias para aplicação do plano de contingência.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.