Tapetão

Campeonato Maranhense pode ser suspenso na semifinal

Por causa de dívidas, o Tribunal de Justiça Desportiva do Maranhão (TJD-MA) suspendeu os oito clubes da Série A

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
TJD suspendeu os oitos times do Estadual
TJD suspendeu os oitos times do Estadual (TJD )

São Luís - Mais uma vez o futebol maranhense está no “tapetão”. O Tribunal de Justiça Desportiva do Maranhão (TJD-MA) suspendeu os oito clubes da Série A do Campeonato Maranhense 2019: Cordino, Imperatriz, Maranhão, Moto Club, Pinheiro, Sampaio Corrêa, Santa Quitéria (rebaixado para a Série B do Estadual) e São José. Os times foram notificados por dívidas com a entidade por sanções aplicadas em julgamentos na Comissão Disciplinar. A notificação ocorreu por meio de portaria. A motivação da ação foi divulgada pelo próprio TJD, na noite da segunda-feira (25).

Com a suspensão dos clubes, as semifinais do Campeonato Maranhense, previstas para o dia 2 de abril (terça-feira) - Sampaio Corrêa x Imperatriz, às 20h15, no Estádio Castelão - e 4 de abril (quinta-feira), Maranhão x Moto, às 20h15, no Estádio Castelão (jogos de ida) -, podem ser suspensas.

A diretoria do Sampaio Corrêa disse, por meio de sua assessoria de comunicação, que o clube não deve ao TJD e espera por uma retratação da entidade: “A presidente do TJD foi comunicada e reconheceu o equívoco. Será emitida outra portaria com a retificação”. Até o fechamento desta edição, o tribunal não havia se manifestado.

O Moto Club, por meio de nota, alegou que não foi notificado oficialmente de nenhum débito junto ao TJD-MA. “Em nenhum momento foi notificado quanto a débitos referente ao campeonato estadual e tampouco tem conhecimento de algum valor. Dessa forma, a instituição Moto Club irá contestar tal decisão e tomar as medidas cabíveis para sanar o problema, para que tudo ocorra com o máximo de lisura possível na reta final da competição”, comunicou.

Maranhão também nega

O Maranhão informou, por meio de nota do Conselho Diretor, reconhecer os débitos com o TJD-MA, e tomará as devidas medidas para confirmar a existência de dívidas com a entidade. “Em nenhum momento, a diretoria do MAC foi notificada sobre débitos junto ao TJD-MA, exceto pela repercussão da citada portaria nos meios de comunicação. Ciente, após consulta ao referido tribunal, da existência de dívida no valor de R$ 4,3 mil, relativa à multa por atrasos de jogos na temporada passada e ao ex-auxiliar técnico Zé Augusto, expulso em partida contra o São José, o Maranhão esgotará todas as instâncias recursais e, caso não obtenha êxito, procederá o adimplemento devido. ”, afirmou.

A direção do Imperatriz disse que não contraiu dívidas com o TJD-MA e, se houver algum débito, pagará imediatamente. Por meio de nota publicada na noite da segunda-feira (25), o Tribunal de Justiça Desportiva do Maranhão listou uma série de motivos para divulgação da portaria, como o fato das sanções já terem transitado em julgado, a falta de interesse dos clubes de parcelamento das dívidas, o aumento de prazo para pagamento, entres outros aspectos citados como justificativas. O TJD-MA também chamou atenção para finanças adquiridas pelos clubes por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, que destinou recursos aos participantes do Campeonato Maranhense 2019.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.