Saúde

Sono: cochilo após o almoço pode trazer benefícios à saúde

Apesar dos benefícios, a soneca não é indicada para qualquer pessoa e deve ser tirada em um período entre 10 minutos a, no máximo, uma hora, dependendo do organismo de cada um; independente da idade, o que prevalece é o descanso

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
A soneca após o almoço traz diversos benefícios
A soneca após o almoço traz diversos benefícios (soneca)

Brasília - Siesta, soneca, pelequinha.... esses são todos nomes para a mesma coisa: aquele cochilo após o almoço, do qual muitas pessoas gostam de aproveitar. Mas daí vem a pergunta “será que faz bem dormir tão pouco tempo no meio do dia”?
O neurologista Raimundo Nonato Rodrigues é professor na Universidade de Brasília e especialista em medicina do sono. Segundo ele, as pessoas que não conseguem dormir a quantidade necessária de horas durante a noite podem se beneficiar com uma sonequinha durante o dia.

“Esse débito de sono pode acarretar prejuízos na atenção, na memória e, consequentemente, até no rendimento profissional. Então, para esses indivíduos recuperarem a sua condição de laborativa, eles precisam de uma soneca durante o dia. E aí, nesses indivíduos, a soneca não uma soneca prolongada, de uma hora ou mais, mas uma soneca curta de 15 à 20 minutos e ela é altamente indicada”.

Apesar disso, não é todo mundo que tem a recomendação de tirar um cochilo depois do almoço, conforme explica o doutor Raimundo Rodrigues.

“Já outros indivíduos, que dormindo o suficiente durante a noite, e durante o dia nada tem para fazer porque não tem nada na sua agenda, resolve tirar uma soneca, essa soneca vai prejudicar o sono noturno. E dependendo da idade dele, vai acabar até prevalecendo esse sono diurno em detrimento do sono noturno. Quer dizer, ele vai dormir mais, cada vez mais durante o dia e prejudicando cada vez mais no sono noturno”.

Apesar dos benefícios, a soneca não é indicada para qualquer pessoa e deve ser tirada em um período entre 10 minutos a, no máximo, uma hora, dependendo do organismo de cada um. Para saber sobre a sua real necessidade é preciso realizar exames específicos sobre o sono.

7 motivos para você tirar uma soneca

1- Reduz o risco de doença cardiovascular
É isso mesmo, se animou, não é?
Aquela gostosa soneca após o almoço ajuda na saúde do coração, e não precisa muito tempo não, basta apenas descansar 45 minutos após a refeição, que já irá ajudar na recuperação cardiovascular.
2- Deixa os neurônios mais ativos
Depois do consumo de alimentos é normal que nossos neurônios fiquem desconectados, por isso, uma soneca após o almoço cai bem para que ele possam voltar à ativa.
3- Reduz os riscos de obesidade
De acordo com alguns estudos, um cochilo após o almoço pode ajudar a reduzir os riscos de obesidade.
4- Fortalece o sistema imunológico
E isso não é tudo, aquela gostosa soneca após o almoço também regula o sistema imunológico aos níveis normais.
5- Melhora o humor
Costuma bater um mal humor à tarde? Então, talvez uma soneca possa resolver seu problema, pois dormir após a refeição nos deixa mais animados e bem humorados.
6- Ajuda no combate à hipertensão
E mais, quem tira um cochilo após o almoço ainda consegue regular melhor a pressão arterial.
7- Melhora a concentração
Como anda sua concentração? Pois saiba que até ela melhora com o simples hábito de tirar um cochilo à tarde, pois, quando dormimos e sonhamos, melhoramos consideravelmente, a concentração e, consequentemente, acaba turbinando nossa facilidade de aprendizado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.