COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
TERESA Braúna Moreira Lima com o marido Carlos Augusto, a filha Raissa Moreira Lima e a amiga Anna Graziella Neiva Costa na festa que comemorou sua nova idade com um lanche na intimidade da família, sábado. Em maio, Teresa lança, com uma festa para muitos convidados, seu sexto livro, “Psicanálise e Artifício Poético”
TERESA Braúna Moreira Lima com o marido Carlos Augusto, a filha Raissa Moreira Lima e a amiga Anna Graziella Neiva Costa na festa que comemorou sua nova idade com um lanche na intimidade da família, sábado. Em maio, Teresa lança, com uma festa para muitos convidados, seu sexto livro, “Psicanálise e Artifício Poético”

Semana do Jovem Empreendedor
O diretor acadêmico da Faculdade de Negócios Faene e gestor comercial do Colégio Objetivo, Ricardo André Carreira, mediará os debates da edição especial da “Semana do Jovem Empreendedor”, hoje, na sede da instituição, no Residencial Pinheiros.
O encontro terá como palestrantes Duci França (Instituto Cores do Mará), Alessandro Araújo (Spumaflex Prime) e Rafael Sombra (Foto Sombra e Mahogany).
O “Sim! Sou Empreendedor Maranhense” é um encontro das grandes forças do Maranhão que geram trabalho com muita criatividade.

Encontro na Bahia
Muitos maranhenses já confirmaram presença no Festival da Língua Portuguesa (Felpo), evento internacional, que nasce na Bahia e será realizado em Salvador, de 28 a 30 de março, dentro das celebrações do aniversário de 470 anos da primeira capital do maior país de Língua Portuguesa do Mundo.
É a primeira vez que a capital baiana e o mundo ganham um evento importante como esse, no qual a culinária dos continentes sul-americano, europeu e africano estará unida, tendo como fio condutor a Língua Portuguesa.
O Festival da Língua Portuguesa reunirá gastronomia, música e literaturas brasileira, portuguesa e africana, com uma diversificada programação que, inclui um concerto musical e uma troca de livros, com direito a participar de um bate-papo com escritores de renome como Sérgio Rodrigues, Iatamar Vieira Júnior, Paloma Jorge Amado e Ricardo Viel.

Chuvas de março
As fortes chuvas que caíram na região metropolitana de São Luís nos últimos dias deixaram estragos em vários pontos da cidade.
Ontem de manhã, tanto a Prefeitura de São Luís quanto a Defensoria Pública estadual divulgaram uma força tarefa com ações que já estão sendo feitas para minimizar os estragos e ajudar os desalojados, em vários bairros da cidade.
Alguns perderam suas casas e outros tiverem seus móveis danificados pela enxurrada.
São Pedro está mandando mais chuvas e olha que ainda nem chegamos em abril, mês considerado o mais chuvoso do ano, pela média histórica considerada pelos técnicos da Meteorologia.

Chuvas de março 2
De acordo com o Núcleo de Meteorologia da Universidade Estadual do Maranhão, o grande volume de água que atingiu a Capital no fim de semana é causado pela Zona de Convergência Intertropical, que é a principal causa das chuvas nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.
Para se ter uma ideia, do dia 1º de março até o último domingo foram contabilizados mais de 582 milímetros de chuvas na Ilha de São Luís.
O número representa 26,4% a mais do previsto para o mês e segundo as previsões, março deve ultrapassar os 600 milímetros de chuvas.

Contra o feminicídio
A Assembleia Legislativa do Maranhão iniciou, no fim de semana, uma campanha publicitária contra o assédio e o feminicídio, cujo objetivo é alertar a sociedade maranhense sobre as diversas formas de violência contra a mulher, incentivando a denúncia contra os agressores.
A campanha está no ar com um vídeo e spot de 60 segundos, veiculados em emissoras de televisão e de rádio em todo o Estado.
O projeto conta com o apoio do Grupo de Esposas de Deputados e da Procuradoria da Mulher.
“Chega de abuso! Chega de assédio! Chega de feminicídio!”. Essas são as principais frases de efeito que impulsionam a campanha, incentivando as mulheres vítimas de violência a darem um basta na relação com seus agressores, denunciando-os aos meios competentes.

Artista em outro plano
Ator, roteirista, poeta, dramaturgo e diretor com passagens marcantes por cinema, teatro e TV, Domingos de Oliveira é um nome inescapável na dramaturgia brasileira desde a segunda metade de século passado. Escreveu e dirigiu filmes como Todas as Mulheres do Mundo e Todo Mundo Tem Problemas Sexuais, entre outros. Foi casado com a lenda Leila Diniz e seus filmes, crônicas de costumes, sempre se destacaram por unir sofisticação de roteiro e diálogos com uma abordagem romântica e afetuosa das relações humanas.

TRIVIAL VARIADO
O desembargador federal Ney Bello ministrará palestra amanhã, às 8h, no auditório Neiva Moreira, do Complexo de Comunicação da Assembleia Legislativa, a convite do presidente Othelino Neto. O tema será “O STF e a Democracia”.

No capítulo: Ney Bello discorrerá sobre o tema à luz de sua vasta experiência na área jurídica, fomentando uma reflexão e análise crítica de problemas enfrentados atualmente pela sociedade brasileira.

Amanhã à noite, a Rede de Postos Natureza, do empresário Leopoldo Santos, receberá o Prêmio Empresa do Ano, da Associação Comercial do Maranhão, na categoria Grande Empresa. A entrega do troféu será na sede da ACM.

A Casa da Mulher Brasileira vai sediar, hoje e amanhã, o II Encontro de Delegadas da Mulher do Estado do Maranhão. O evento vai reunir as titulares das 19 delegacias especializadas, além das delegadas do Departamento de Feminicídio do estado.

No assunto: além de promover uma atualização de conhecimentos sobre a rotina investigativa e a integração entre as delegadas especializadas no Estado, o evento promoverá capacitações específicas para crimes cibernéticos e perícias relativas a exames genéticos.

Começou ontem a semana de valorização do oficial de Justiça. As atividades são resultado de uma parceria entre o Tribunal de Justiça, Corregedoria Geral e Escola Superior de Magistratura do Maranhão. A ideia é valorizar a importância do trabalho desses servidores.

A expectativa de aliados do governo na Câmara dos Deputados é que Michel Temer continue no centro do noticiário durante algumas semanas. É uma forma de tirar o presidente Jair Bolsonaro do foco de polêmicas e baixar a temperatura. Consideram condição indispensável para dar andamento à reforma da Previdência.

O Instituto Florence de Ensino Superior divulgou a lista de espera dos aprovados no processo seletivo do Prouni, referente ao primeiro semestre de 2019.

Piada do dia: um bêbado está andando com o celular na mão, quando um homem armado se aproxima dele e diz: - Passe tudo que você tem! O sujeito questiona: - Mas o seu tem Bluetooth?

Morreu no fim de semana em São Luís, após um longo período de enfermidade, Eveline Calixto Maciel. Ela foi casada com o médico Pedro Filho Brito, com quem teve três filhos.

DE RELANCE

Prêmio Platino
Os finalistas da sexta edição do Prêmio Platino, que consagra as melhores produções cinematográficas ibero-americanas do último ano, foram anunciados em um evento no Hotel Roosevelt de Los Angeles, na semana passada. Ganhador do Oscar de melhor filme estrangeiro, o filme mexicano Roma (foto), do cineasta Alfonso Cuarón, foi o mais lembrado, com nove indicações, incluindo a de melhor diretor. Em seguida, aparecem A Noite de 12 Anos e Pássaros de Verão, com seis, e a produção espanhola Campeones empatou com As Herdeiras, com cinco.

Aleluia na Oak Wine
Em alguns setores da sociedade de São Luís não se fala em outra coisa. Tudo gira em torno da edição deste ano do tradicional Baile de Aleluia que vai ser reeditado
para poucos e animados foliões, dia 20 de abril, no restaurante e casa de vinhos Oak Wine. Há casais que até mesmo alteraram os planos da Semana Santa para ficar em São Luís para participar do bailinho que tem tudo para agitar o sábado de Aleluia nesta Capital.

Salton em um clique
Com 108 anos de história na produção de vinhos e espumantes, a Salton acaba de lançar sua loja própria. O e-commerce está disponível dentro do site salton.com.br e tem à disposição todo o portfólio da marca, desde vinhos premiados, novidades, edições limitadas, além de outros produtos como chás, sucos e bebidas destiladas. A novidade busca aproximar a vinícola dos consumidores, simplificando a experiência de consumo.

Michael na Garden’s
O maranhense Michael Wesley, radicado em Fortaleza (CE) e uma das revelações da música sertaneja nacional, desembarca em São Luís amanhã e faz uma apresentação especial na sexta-feira, na New Garden’s, na Ponta d’Areia. Agora com carreira gerenciada pela Jujuba Produções Artísticas, comandada pelo famoso compositor de mesmo nome, um dos mais influentes da região Nordeste, o artista apresentará suas novas composições, entre elas, sete músicas que estão em seu primeiro DVD, gravado na Praia do Cumbuco, no litoral cearense.

Michael na Garden’s 2
O cantor também lançou, recentemente, o clipe da música “Traição Cruel”, composição autoral em parceria com Jujuba, Adryel Lima e André Queiroz. Entre as canções do novo DVD, estão “Moranguinho”, cujo clipe já tem mais de meio milhão de visualizações no Youtube, “Viciado em Você”, “Ilha Azul”, “Telepatia” e “Finge que bem me viu”.

Michael na Garden’s 3
Michael Wesley é afinado e muito dedicado à carreira. Começou ainda criança, incentivado pelo pai, o também cantor Marquinhos Bill. É também compositor e despontou para os holofotes da mídia no Maranhão depois de descoberto pelo jornalista Evandro Júnior, que viu em sua voz um talento que não poderia passar despercebido.

Lenita em Veneza
A Profª. Drª. Vera Horn, da Universidade C'a Foscari de Veneza, escolheu o conto “Um dia normal”, de Lenita Estrela de Sá, do livro “Brasas ardentes na ponta dos dedos” (7Letras, 2018, RJ), com apresentação na orelha pelo romancista carioca Alberto Mussa, para ser estudado por seus alunos da disciplina Português I, como representante do conto brasileiro no semestre corrente. O conto, que se passa em Veneza, foi escrito depois de uma viagem da escritora maranhense a essa poética cidade.

Canudos ecológicos
O Blue Tree Towers, alinhado com as tendências de sustentabilidade e preocupação com o meio ambiente, está com novidades. É que o hotel passa a disponibilizar canudos ecológicos, uma alternativa aos canudos de plástico, que demoram 500 anos para se decompor na natureza e são um risco para a vida marinha. A iniciativa já está em pleno funcionamento e tem rendido elogios dos hóspedes e clientes.

Para escrever na pedra:
“O pensamento faz o homem; por isso o bom pensamento é a coisa mais importante da vida”. De James Allen, escritor e filósofo britânico.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.