COLUNA SOCIAL

MAR E CENTRO HISTÓRICO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25

Devo dizer que nunca compreendi direito o desinteresse local com vistas para o mar e os cenários do nosso Centro Histórico como panos de fundo para bares e restaurantes. O hábito de se explorar tais paisagens é comum em to-do lugar que tem o privilégio de possuí-las. Aqui, temos as duas ao mesmo tempo, mas o entusiamo parece mínimo. A abertura de duas novas casas recentemente, contudo, sugere que, enfim, o empresariado está assimilando melhor o potencial dos panoramas da Ilha.
Me refiro ao Ferreiro Praia, no Champs Mall, na Península; e ao Flor de Vinagreira, instalado no casarão onde funcionara o restaurante Antigamente, na Rua da Estrela, em meio ao ‘Reviver’.

Renata Kuerten e Bianca Klamt
Renata Kuerten e Bianca Klamt

Mesmo menos reluzente em relação à edições anteriores - devido, todos sabem, à polêmica do aniversário de Donata Meirelles e os desdobramentos do episódio -, o Baile da Vogue deste ano foi o acontecimento fashion da temporada.
Tendo como tema “Golden Opera: um palco onde todos podem brilhar!”, a 15ª edição da festa voltou a movimentar o Hotel Unique, em São Paulo, no último sábado. A ideia era promover uma ode à pluralidade, como uma espécie de mea culpa em relação às acusações recorrentes nas redes sociais de que a marca é elitista, segregadora e racista. Devo confessar que a tentativa de imprimir um caráter inclusivo à noite soou forçada e deixou a festa, sei lá, enfadonha de se acompanhar.
De toda maneira, a maioria embarcou com na atmosfera luxuosa, lúdica e de desbunde da ocasião. E do Maranhão, brilhou absoluta a nossa top Bianca Klamt Motta, que, junto do stylist Vinicius Coni, representou o estado na noite. Sobre o produtor de moda maranhense, inclusive, vale destacar que a produção de Sabrina Sato para a ocasião passou pelas digitais dele. Ou melhor: do consagrado diretor de moda Pedro Sales, para quem Coni trabalha há algum tempo.

Camila Queiroz era, na opinião da coluna, a mais bonita da noite
Camila Queiroz era, na opinião da coluna, a mais bonita da noite
Vinicius Coni e Sabrina Sato
Vinicius Coni e Sabrina Sato

Versão Praia
O Ferreiro Praia acaba de abrir no complexo de bares e restaurantes que está sendo ocupado ao lado do Praia Mar Hotel, na Península. Da matriz, na Lagoa, a nova casa está reproduzindo bem pouca coisa. O foco do “Praia” é em frutos do mar. O cardápio, a propósito, está relativamente enxuto e com combinações de pratos criativas. O preço (para os parâmetros locais) é outro triunfo do lugar. Mas nada se compara ao visual da praia da Ponta D’Areia que se desfruta de lá. Encantador!

Opção no Centro
Carente de restaurantes - sobretudo à noite -, o Centro Histórico já merece casas mais condizentes com o seu apelo turístico há séculos. O Flor de Vinagreira, portanto, abre as portas em momento mais que oportuno. Com localização privilegiada dentro do ‘Reviver’, de frente à Praça Nauro Machado, o misto de restaurante e bar ainda conta com o charme extra de estar instalado dentro de um prédio colonial arejado. O foco em comida típica local é outro acerto. Mesmo precisando de ajustes no serviço, o lugar tem tudo para se consagrar naquela região.

Assunto
A maranhense Luíza Dam está às voltas com o lançamento de seu mais recente single: ‘Assunto’. A faixa foi disponibilizada na última sexta em todas as plataformas musicais, com direito, inclusive, a vídeo clipe com ares de grande produção, lançado ontem. É do diretor Mess Santos a concepção. Ele, responsável por produções para Alok, Marcelo Falcão, entre outros.

Para quando agosto chegar
O público fiel de Mário Moraes está aguardando ansiosamente o segundo semestre. Mais precisamente: agosto. É quando estão marcadas duas grandes produções dele: dia 02, Zeca Pagodinho; e dia 15, Milton Nascimento. O primeiro traz o “Botequim do Zeca” para o Multicenter Sebrae; o segundo, retorna a São Luís com o show que reúne clássicos de “Clube da Esquina” e “Clube da Esquina 2”. Precisa dizer que promete?!

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.