Tecnologia

“85% das profissões de 2030 ainda nem existem”, diz Maurício Benvenutti

Pesquisa, conduzida pelo Institute for the Future, busca mapear impacto que as novas tecnologias terão na vida e no trabalho das pessoas na próxima década

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Empreendedor Maurício Benvenutti (d) durante a conferência realizada na Faculdade ISL Wyden
Empreendedor Maurício Benvenutti (d) durante a conferência realizada na Faculdade ISL Wyden

O escritor e empreendedor brasileiro Maurício Benvenutti realizou uma palestra seguida de bate-papo para convidados na tarde de ontem (25), na Faculdade ISL Wyden. Maurício foi sócio da XP Investimentos, hoje é sócio do StartSe e autor do livro Incansáveis, best-seller de negócios que já está na sua 5ª edição. Ele tornou-se referência brasileira em inovação, sendo reconhecido pelo Congresso Nacional como Personalidade Brasileira de 2017.

O profissional veio pela terceira vez a São Luís para ministrar a palestra “Construa carreiras e negócios do futuro”. Com o objetivo de alcançar jovens universitários e demais interessados em tecnologia, Maurício Benvenutti deu destaque em sua palestre sobre o futuro que os negócios devem tomar a partir de 2030.

“Quando vendi minhas ações da XP Investimentos e fui morar no Vale do Silício (EUA), percebi que tudo que eu aprendi aqui no Brasil era ultrapassado, comparado as grandes empresas que surgem lá, como Google, Apple e Facebook”, conta o empreendedor. Segundo ele, a forma de criação e gestão de empresas, que se tornam potências mundiais, é totalmente diferente do que ele realizava no Brasil.

“Em quatro anos morando nos Estados Unidos pude aprender e trazer para o Brasil em forma de palestras diversas técnicas e conhecimentos que não são empregados de fato aqui. As pessoas ainda não entenderam que daqui a 20 anos a maioria das profissões que serão exercidas ainda nem existem”, diz Benvenutti. Os dados apontados pelo palestrante são baseados em um fórum realizado pela Dell Technologies, que prevê que graças aos avanços tecnológicos, aproximadamente 85% das profissões que existirão de 2030 ainda não foram inventadas. A pesquisa, conduzida pelo Institute for the Future, busca mapear o impacto que as novas tecnologias devem ter na vida e no trabalho das pessoas na próxima década.

O relatório, batizado de A Nova Era de Parcerias Homem-Máquina, baseou-se em entrevistas com 20 especialistas globais nas áreas de tecnologia, negócios e acadêmicos. Uma das conclusões é que, na próxima década, todas as organizações e os negócios serão baseados em tecnologia, exigindo que as empresas repensem os modelos atuais de infraestrutura e formas de trabalho.

“É por conta disso que digo, com toda certeza, que a profissão de engenheiro de software será uma das mais requisitadas já nessa próxima década. Quem imaginaria que precisaríamos de tantos engenheiros de software no futuro?”, questiona. Para acompanhar essa mudança na formação dos negócios, um novo modelo de ensino deve ser a chave para o sucesso. “Cursos que acompanhem a evolução do mundo dos negócios são uma resposta positiva para o que deveremos ter no futuro”, finaliza.

StartSe

A StartSe é uma empresa de ponta em inovação e tecnologia voltada para as novas tendências da economia mundial, com escritórios no Vale do Silício; Pequim; e nas cidades brasileiras São Paulo e Porto Alegre. A tecnologia tem o poder de melhorar a vida de bilhões de pessoas, de impactar nações e culturas inteiras.

A StartSe possui um portal de notícias que atrai mais de 1 milhão de acessos todos os meses. Além disso, possui uma plataforma que conecta todo o ecossistema de Startups, com mais de 250 mil pessoas cadastradas, desde empreendedores em estágio inicial de seus negócios, até mentores e investidores cheios de vontade de criar o próximo “Unicórnio”.

A empresa está por detrás de eventos de tecnologia dos mais avançados feitos no país, por onde já passaram mais de 100.000 pessoas nos últimos 2 anos. São eles Fintech, Retail Tech, Edtech, Health Tech, Agrotech, Lawtech. A StartSe também educa no mercado com cursos online lançados ao longo do ano, todos feitos através de sua plataforma. Para mais informações, basta acessar https://www.startse.com/

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.