Conscientização

Caminhada marca Dia Internacional da Síndrome de Down

Evento aconteceu na Reserva do Itapiracó e reuniu mais de 100 pessoas, neste fim de semana

Evandro Júnior / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
III Caminhada Amor pelo 21  aconteceu na Reserva do Itapiracó
III Caminhada Amor pelo 21 aconteceu na Reserva do Itapiracó (síndrome de down)

Uma caminhada realizada na Reserva do Itapiracó, no Itapiracó, marcou o Dia Internacional da Síndrome de Down (21 de março). A iniciativa foi do Projeto Ludic e o evento foi batizado de “III Caminhada Amor pelo 21”, chamando a atenção da sociedade para a inclusão social das pessoas com deficiência, o que significa torná-las participantes da vida social. Participaram mais de 100 pessoas.

Segundo a organizadora da caminhada e responsável pelo Projeto Ludic, terapeuta ocupacional Rôse Cristina Bello, o principal desafio em relação à inclusão das pessoas com Síndrome de Down ainda é se vencer o preconceito. “Com isso, buscamos conscientizar a população sobre a importância da promoção dos direitos inerentes a essas pessoas, para que possam também desfrutar uma vida plena e digna, como membros participativos na comunidade”, ressaltou.

O evento incluiu atividades para as crianças. Atuante na Clínica Le Petit, Rôse Cristina Bello explicou que o projeto busca dados atualizados sobre a síndrome no Maranhão, “pois a gente sabe que muitos não passam por nenhum tipo de tratamento”.
O trabalho do terapeuta ocupacional ajuda as pessoas com síndrome de Down a desenvolver, recuperar ou manter habilidades que elas precisam para desempenhar as chamadas atividades da vida diária, levando em conta as particularidades de cada indivíduo, bem como o ambiente em que vivem.

“Com as crianças, em particular, podemos procurar atuar tanto na estimulação e aquisição de habilidades motoras finas, intelectuais e afetivas quanto na casa em que elas vivem com sua família. Ajudando a criança com síndrome de Down a se relacionar com o meio, intermediando e facilitando esse encontro, ou seja, ajudando as famílias a adaptar o ambiente para que a criança possa viver o dia a dia com confiança e se integrar à vida familiar”, disse Rôse Cristina Bello.

SAIBA MAIS

O QUE É SÍNDROME DE DOWN?

A síndrome de Down é causada pela presença de três cromossomos 21 em todas ou na maior parte das células de um indivíduo. Isso ocorre na hora da concepção de uma criança. As pessoas com síndrome de Down, ou trissomia do cromossomo 21, têm 47 cromossomos em suas células em vez de 46, como a maior parte da população.

As crianças, os jovens e os adultos com síndrome de Down podem ter algumas características semelhantes e estar sujeitos a uma maior incidência de doenças, mas apresentam personalidades e características diferentes
e únicas.

É importante esclarecer que o comportamento dos pais não causa a síndrome de Down. Não há nada que eles poderiam ter feito de diferente para evitá-la. Não é culpa de ninguém. Além disso, a síndrome de Down não é uma doença,
mas uma condição da pessoa associada a algumas questões para as quais os pais devem estar atentos desde o nascimento da criança.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.