Lançamento

Literatura universal inspira álbum de Rodrigo Marconi

Compositor e educador carioca Rodrigo Marconi apresenta seu primeiro CD autoral, Correspondência”, com peças contemporâneas que se comunicam com a arte literária de Roland Barthes, Fernando Pessoa e Berthold Brecht

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Rodrigo Marconi lançou álbum
Rodrigo Marconi lançou álbum (rodrigo marconi)

SÃO LUÍS-

O compositor, musicólogo e professor carioca Rodrigo Marconi lançou o primeiro CD da carreira, intitulado “Correspondência”, autoral e inspirado na literatura universal. O disco reúne algumas das dezenas de composições do autor, presentes nos principais festivais e bienais de música contemporânea do país. De produção independente, o álbum apresenta seis obras, divididas em 15 faixas, considerando seus movimentos.

O título do disco solo registra, o diálogo da obra de Rodrigo Marconi com as mais variadas expressões artísticas. Segundo Rodrigo Marconi, a ideia é apresentar peças que, geralmente, “têm dificuldade de sobrevivência”. “Foi aí que tive a iniciativa e escolhi um estúdio que tivesse uma relação com a música de concerto e reunia os técnicos que entendem do assunto”, conta ele que toca um pouco de violão.

Para o musicólogo, no campo das artes, “correspondência” significa, acima de tudo, diálogo. “Diálogo que nas minhas composições atravessa o fantástico universo do poeta português Fernando Pessoa e seus heterônimos, a leitura de mundo do semiólogo francês Roland Barthes, a postura política e artística do teatrólogo e poeta Berthold Brecht e uma infinidade de outras referências que interferem, contaminam e potencializam a minha música”.

A pintura, o cinema, a fotografia e, principalmente, o teatro, a literatura e a própria música fornecem um campo fértil de intercâmbio e de inspiração para as composições no CD apresentadas, onde a intertextualidade é a motivação, o ponto de partida e de chegada, conforme Rodrigo Marconi. Escrita para flauta, clarinete e vibrafone, “Golpes de Pequenas Solidões”, por exemplo, é inspirada pela percepção e leitura de mundo de Roland Barthes (1915-1980).

Em “Impropérios”, escrita para vibrafone, brilha a execução de Joaquim “Zito” Abreu, em cinco pequenas peças. A música busca ressaltar uma dicotomia intrínseca na palavra “Impropérios”. O duo de flauta (Reinaldo Pacheco) e clarinete (Moisés Santos) dá cor a “Canções para os dias de Sol ou de Chuva”, escrita em três movimentos especialmente para os próprios intérpretes, amigos de Marconi. “A peça tem como objetivo contemplar o dia-a-dia, as pequenas coisas, a simplicidade de ser e estar vivo”, define o autor.

Rodrigo Marconi iniciou-se na música aos 12 e, aos 18, já trabalhava em composições para teatro e cinema. Seu ingresso na música de concerto aconteceu em 2008, com sua primeira participação no Panorama da Música Brasileira Atual da Escola de Música da UFRJ. Bacharel em composição musical pela Universidade Estácio de Sá, teve a oportunidade de estudar com os compositores Guilherme Bauer, João Guilherme Ripper e Tato Taborda. Licenciado em Educação Artística com habilitação em Música pelo Conservatório Brasileiro de Música, é mestre em Musicologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Suas obras foram tocadas em importantes festivais como Bienal de Música Brasileira Contemporânea, Panoramas da Música Brasileira Atual, Festival Babel (Porto Alegre), Festival Compositores de Hoje, Série Tendências (UFRJ), Série Compositores, entre outras. Foi um dos compositores contemplados com o Prêmio Funarte de Música Clássica 2016, com o trio “O Despertar da Intratável Realidade”, para violino, violoncelo e piano, obra que teve sua estreia na XXII Bienal de Música Brasileira Contemporânea (2017). Atualmente, leciona na Escola Estadual de Teatro Martins Penna e na graduação do Conservatório Brasileiro de Música.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.