Estado Econômico

“Empresas familiares: riscos e oportunidades”

Tema será debatido em café da manhã no Hotel Luzeiros

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
(Estado Econômico)

O Instituto Empresariar e Mêntore Consultoria e Gestão promovem nesta segunda-feira, 25, às 8h30, um café da manhã, no Hotel Luzeiros, voltado para o empresariado local, com a participação de Cícero Rocha, referência nacional em empresas familiares.
O especialista, que é CEO do Instituto Empresariar, irá abordar “Empresas familiares: riscos e oportunidades”. A palestra é gratuita e tem como objetivo disseminar a cultura da profissionalização das empresas familiares no Brasil.
Cícero Rocha é professor convidado do MBA da Wharton Business School (EUA), autor de diversos livros na área de gestão. Idealizador e criador do método BFB - Balanced Family Business - que visa elevar a longevidade e a profissionalização das empresas familiares. Esse método vem sendo utilizado por dezenas de grupos empresariais, nas diversas áreas econômicas do agronegócio, indústria, comércio e serviços.
Já atuou em mais de 600 projetos no Brasil e no exterior, implantando o método BFB - Balanced Family Business, levando resoluções mais adequadas, transformando o indivíduo-chave, a família, a empresa e as questões societárias.
Atualmente é o Conselheiro que participa do maior número de Conselhos no Brasil.Palestrante na área de gestão empresas de familiares, utiliza metodologias que são voltadas para o empresariado. Aborda as temáticas mais atuais em empresas familiares.No estado do Maranhão atuou em empresas como: Distribuidoras Medeiros, Grupo HSQ e Grupo Magnólia.
No Brasil, 95% das empresas têm origens familiares. Mas o nível de mortalidade dessas empresas é alto, pois somente sete em cada 100 empresas chegam à terceira geração. O conflito é estrutural no segmento, uma vez que convive com características tão particulares, em que reina a lógica emocional, quando deveria ser equacionada com a racional.

Medicamentos reajustados

Os gastos com medicamentos vão pesar ainda mais no bolso da população a partir de abril, quando os preços forem reajustados em até 4,46%.
“Infelizmente, o aumento vai agravar ainda mais a dificuldade de quem não consegue seguir o tratamento medicamentoso por falta de condições em custeá-lo, e poderá gerar o mesmo problema para quem já o faz com algum sacrifício”, diz Luiz Monteiro, presidente da PBMA - Associação Brasileira das Empresas Operadoras de PBM.

Empreendedor maranhense

O empreendedorismo maranhense vai
ser a pauta principal de evento promovido na próxima quarta-feira (27), pela Associação dos Jovens Empresários do Maranhão (AJE-MA). O talk show “Sim, sou empreendedor maranhense” vai ocorrer às 18h30, no espaço de inovação tecnológica voltado a startups, Black Swan (ex-concessionária Dalcar).
O evento faz alusão à Semana do Jovem Empreendedor e tem proposta de viabilizar um grande encontro com empreendedores maranhenses que compartilhem seus desafios e oportunidades no estado.

Antecipar ou não o IR

O brasileiro tem a mania de deixar tudo para a última hora. Com o Imposto de Renda, não é diferente. Mas, a Confirp Consultoria Contábil questiona se sempre é benéfico ser um dos primeiros a entregar a declaração.
O diretor tributário da Confirp Consultoria Contábil Richard Domingos, recomenda se preparar a declaração com antecedência, já a entrega dependerá de cada caso.

Pagamento de IPVA

Após muita reclamação de contribuintes, o pagamento do Imposto de Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), Seguro DPVAT e demais taxas poderá ser efetuado também diretamente nos caixas de atendimento do Banco do Brasil.
Até então, o pagamento só poderia ser efetuado em terminais de autoatendimento do Banco do Brasil.
Foi preciso o contribuinte reclamar para o Governo do Estado se mexer e apertar o Banco do Brasil.

Jovens sem emprego

O Brasil tem 12,7 milhões de desempregados, que têm permanecido cada vez mais tempo nessa situação. No entanto, os mais jovens continuam sendo os mais afetados. Além de registrar uma retração de 1,3% na ocupação no trimestre móvel encerrado em janeiro, o grupo entre 18 e 24 anos possui a menor probabilidade de ser contratado e tem a maior chance de ser demitido.

Frase

“Estamos muito felizes com a chegada do Grupo Mateus a Pinheiro, cidade que é tão importante na economia do Maranhão”

Ilson Mateus
Presidente do Grupo Mateus

Varejo

Índice de Confiança
O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) caiu para 61,9 pontos em março. A queda de 2,6 pontos ocorre depois da estabilidade registrada em fevereiro e de uma sequência de quatro aumentos consecutivos do indicador. Mesmo assim, o ICEI está 7,5 pontos acima da média histórica, diz pesquisa CNI.

Nova classe média
Apesar da lenta recuperação da economia, a parcela da população brasileira que compõe a nova classe média apresentou crescimento, subindo de 50% para 51% entre 2017 e 2018. Esse aumento representa o ingresso de mais de 2 milhões de brasileiros nessa faixa econômica. Segundo um estudo do Instituto Locomotiva, essa nova classe viu sua renda crescer cerca de 0,9% em relação a 2017.

Queda dos juros
Tão logo o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) anunciou a manutenção da taxa Selic em 6,5% ao ano, o presidente da CNI em exercício, Paulo Afonso Ferreira, ressaltou que a queda dos juros é importante para estimular a aceleração da atividade econômica.
No entanto, em relação a atual conjuntura do país, disse que “a fraca recuperação da economia indica que há necessidade de redução dos juros nos próximos meses”.
O presidente da CNI em exercício considera que o controle da inflação no Brasil e as perspectivas de manutenção dos juros norte-americanos podem contribuir para a decisão do Banco Central de reduzir a taxa Selic em um futuro próximo.

Preços mínimos
Representantes de associações e sindicatos de extrativistas do Maranhão participaram de treinamento oferecido pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) nas ações da Política de Garantia de Preços Mínimos para Produtos da Sociobiodiversidade.

Semiárido do Nordeste
Estudos da Embrapa Territorial irão subsidiar a formulação de políticas públicas para fortalecer ações do governo federal no semiárido da região Nordeste. Foram elencadas oito microrregiões prioritárias com potencial de desenvolvimento agropecuário para a primeira fase do projeto. Essas microrregiões abrangem 106 municípios e representam 10% da área da caatinga.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.