Latrocínio

Assassinato de professor na cidade de Pinheiro é esclarecida

Crime foi praticado por quatro adultos, que estão presos e foram autuados em flagrante, e um adolescente que foi apreendido;

Ismael Araújo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Wellington Ribeiro e Ítalo Monteiro.foram os primeiros a serem presos pelo crime
Wellington Ribeiro e Ítalo Monteiro.foram os primeiros a serem presos pelo crime (Wellington)

PINHEIRO - Cinco criminosos, entre eles um adolescente de 17 anos, segundo a polícia, participaram diretamente do roubo e do assassinato de Algenir dos Santos Ferreira, de 54 anos, ex-secretário de Cultura e Turismo da cidade de Pinheiro e atual professor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). O corpo da vítima foi encontrado na última terça-feira, 19, com várias perfurações de faca em uma área de matagal, às margens da MA-006, no povoado Santa Luzia, zona rural da cidade de Presidente Sarney.

O crime está sendo investigado pelo 2º Distrito Policial de Pinheiro, sob a coordenação do delegado José Edmilson Silva, o Shaolim, com apoio do delegado regional, Oseias Cavalcante. Na manhã desta sexta-feira, 22, policiais militares prenderam no bairro Dondona Soares, em Pinheiro, dois envolvidos nesse crime, Cledielson Furtado Pimenta e Fernando Reis Sousa.

Eles foram levados para o 2º Distrito Policial onde prestaram depoimentos ao delegado Shaolim. No período da tarde, policiais militares e civis realizaram diligências na cidade com o objetivo de localizar a chave do veículo, um Fiat Cronos branco, de placas PTD-6677, que havia sido localizar abandonado dois dias depois do crime, e o celular da vítima.

Outras prisões

O investigador Rabelo, da Polícia Civil, lotado no 2º DP, declarou que na última quinta-feira foram presos dois acusados e apreendido um menor de 17 anos, por envolvimento nesse caso de latrocínio (roubo seguido de morte).

Rabelo informou que a polícia foi informada de que o adolescente de 17 anos estaria envolvido no crime que contou ainda com participação de Wellington Henrique Marques Ribeiro, Ítalo Vinícius Monteiro Silva, Cledielson Pimenta e Fernando Reis.

A polícia fez buscas no bairro Dondona Soares, onde moram os envolvidos. Na residência do adolescente foi encontrado o notebook da vítima. Os policiais ficaram sabendo que o jovem havia dito aos seus familiares que teria participado da morte do educador. Ainda nesse bairro foram presos Wellington Ribeiro e Ítalo Monteiro.

No mesmo dia, à noite, o adolescente foi apreendido às margens do rio Pericumã. Ele foi apresentado na Delegacia Regional de Pinheiro ao delegado regional, Oseias Cavalcante. O delegado informou que o apreendido confessou o crime e confirmou a participação dos comparsas.

O menor disse que frequentava a casa da vítima e que por várias vezes chegou a conduzir o Fiat Cronos. Na noite de segunda-feira, 18, ele esperou o professor dormir para abrir a porta da casa para os outros criminosos. Eles tinham planejado amarrar a vítima para fazer um verdadeiro arrastão no imóvel, mas o planejamento não foi cumprido.

Segundo o adolescente, foi Ítalo Monteiro quem desferiu os golpes de faca no professor, enquanto os outros realizaram o roubo. Em seguida, eles colocaram o corpo da vítima no porta-malas do Fiat Cronos e o jogaram em uma área de matagal, no município de Presidente Sarney. O carro da vítima foi abandonado na cidade de Pinheiro.

O delegado declarou que os acusados serão encaminhados para o presídio da cidade, enquanto o adolescente será enviado para a unidade de ressocialização da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.